----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Gestão Ambiental_Edição 37_ A arte de reciclar

Parceria entre artesão e empresa de reciclagem viabiliza produção de móveis sustentáveis


O artesão Eduardo Scheidt sempre gostou de lidar com madeira e desde jovem traz a consciência de conservação do meio ambiente consigo. Sua principal atividade profissional é o martelinho de ouro em carros, mas no tempo livre ele gosta mesmo é de utilizar suas habilidades manuais produzindo mobiliários de madeira com diversas funcionalidades.

A novidade é que este ano ele conseguiu unir as duas grandes aptidões graças a uma parceria com a empresa OK Ambiental Ltda., que há mais de um ano trabalha com reciclagem de materiais provenientes da construção civil. Entre os resíduos de madeira da construção civil coletados pela empresa, 95% é destinado para energia (cavaco), 4,5 % utilizado para compostagem e 0,5 % para demais parceiros.

“Sempre tive certa consciência em termos de reciclagem e reaproveitamento de materiais, pois minha família sempre reaproveitou e reaproveita até hoje, desde compostagem feita em casa com cascas de legumes e frutas, madeiras usadas no forno a lenha, água reaproveitada da máquina de lavar para regar as plantas e legumes do quintal e lavar as calçadas e por aí vai. Este ano, consegui uma excelente parceria que me proporciona livre acesso aos materiais lá reciclados, desde bobinas para cabos, paletes de madeira, vidros e outros materiais que escolher. Isso é muito importante, pois com certas atitudes poderemos minimizar o desperdício e esperamos conscientizar mais as pessoas de que tudo pode ser reaproveitado”, relata o artesão.

“Ele tem livre arbítrio para suas criações, a única exigência que firmamos é que nos comprove com imagens o resultado”, destaca Theodoro Lipinski Neto, sócio da OK Ambiental, destacando que a parceria teve início em uma das incansáveis buscas da empresa pela sustentabilidade.

E por falar em resultado, o que se vê são móveis com utilidades diversas e muito estilo, que misturam diversos tipos de madeira, granito e metais. São bancadas, paneleiro, cantoneira, armário, cômoda, aparador, entre outros.


Até hoje, o artesão produz variedades de móveis por lazer e para utilização própria, mas conta que ultimamente os amigos começaram a se interessar pelo seu artesanato. “Não quero que se torne uma obrigação, mas estou aberto a oportunidades. Por enquanto, continuo produzindo dessa forma artesanal, rústica, para meu próprio uso”, destaca Scheidt.

http://issuu.com/revistageracaosustentavel/docs/gs_37_protagonismo_sustentabilidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário