----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Fiema fecha superando expectativas e agradando expositores e visitantes


Cerca de 11 mil pessoas estiveram visitando a sexta edição da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente – Fiema Brasil, realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, entre 22 e 25 de abril.

O número de visitantes agradou imensamente a organização da Feira pela qualidade. Engenheiros, técnicos, empresários, estudantes e profissionais das mais diversas áreas ligadas ao meio ambiente em empresas e organizações governamentais e não-governamentais estiveram participando da Fiema e dos eventos simultâneos, já consolidados e que comprovaram mais uma vez que o público se interessa pelo conhecimento gerado durante a Feira.

Conforme o presidente da Fiema Brasil 2014, Jones Favretto, a avaliação dos expositores e dos visitantes foi altamente positiva. “Já trabalhamos diversas renovações para 2016, tivemos muitos feedbacks positivos, tivemos sim o que interessa há muitos, que é a geração de negócios e, principalmente, tivemos o relacionamento entre as pessoas que procuram e as empresas que oferecem soluções em sustentabilidade”, avaliou.

Favretto destacou ainda que, números à parte, as pessoas precisam entender que uma Feira é um encontro de relacionamentos, não necessariamente de negócios pontuais. “Dificilmente uma pessoa vai a uma Feira para comprar. Ela vai para conhecer, para ver de perto, saber o que tem e como funciona. Os negócios são questão de tempo, porque numa Feira funciona o velho ditado de que quem não é visto, não é lembrado. Sabemos que no decorrer deste e do próximo ano, até a realização da Fiema 2016, muitos negócios serão gerados a partir de relacionamentos feitos na Fiema 2014”, ressaltou.


Salientando este assunto, justamente com relação à geração de negócios, o Presidente enfatizou que ainda não é possível calcular o montante comercializado durante a Feira, uma vez que inúmeros estandes conseguiram fechar vendas e encomendas de produtos e serviços.

Para o diretor de Planejamento do BRDE, Carlos Henrique Horn, a avaliação foi bastante positiva. “Fizemos muitas relações, trocamos informações. Posso atestar com toda segurança que foi uma Feira que nós poderíamos definir numa palavra como vibrante e isto é possível confirmar também andando pelos estandes da Feira, indo ao estande da Fundação Proamb”, frisou.

O diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), presidente do Conselho Consultivo do Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL) e coordenador do Conselho de Meio Ambiente (Codema) da mesma entidade, Teobaldo Marzolla Filho disse que “sem sombra de dúvidas a Fiema é a Feira mais importante na área ambiental do Hemisfério Sul. Por ser internacional, ela tem um poder muito grande, mostrando que realmente o Brasil está preocupado com o meio ambiente”.

Já o vice-presidente executivo do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), de Novo Hamburgo, Valdir Soldi, que esteve na Fiema acompanhado por um grupo de empresários do setor coureiro-calçadista disse que “o grupo ficou surpreso com o número de expositores, com o potencial tecnológico. Esta Feira é uma grande oportunidade de mostrar as novidades que devem surgir a todo momento”, avaliou.

O evento contou também com a participação do vice-presidente da Associação Brasileira de Tratamento de Superfícies (ABTS) e diretor geral da Anion Química Industrial, Auri Zanini, que afirmou que a ABTS e a Fiema tem algo muito em comum. “A Fiema evoluiu e essa é uma Feira que atende diretamente o setor e está focada sempre no lado ambiental. As empresas que ainda não estão trabalhando voltadas à sustentabilidade terão que entrar dentro deste sistema, porque não tem outra maneira de sermos um país com respeito diante das futuras gerações. Produzir sem ter a preocupação com o meio ambiente é coisa do passado. O futuro com certeza vai estar sempre e cada vez mais voltado à sustentabilidade”, finalizou.

A Fiema Brasil 2016 já tem data marcada. Ela será realizada de 05 a 08 de abril, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. “Com certeza muita inovação será criada para esta feira. Intercâmbios estão sendo realizados, visitas às grandes feiras mundiais, como em maio próximo na IFAT em Munique (Alemanha). As equipes internas, nos próximos meses, estarão reunidas avaliando todas as pesquisas e diagnósticos que foram coletados na Fiema 2014, que serão analisados na busca de criação do evento de 2016”, conclui o presidente da Fundação Proamb, organizadora do evento, Neri Gilberto Basso.

Jones Favretto permanece na presidência da Fiema

O sucesso da Feira Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente – Fiema Brasil 2014 fez com que a diretoria da Fundação Proamb, entidade realizadora da Feira convidasse o presidente da edição que encerrou na última sexta-feira (25), Jones Favretto, a permanecer frente à próxima edição, que já tem data marcada: de 05 a 08 de abril de 2016.

Bastante feliz com o convite, sabendo da responsabilidade e das dificuldades de conciliar família, trabalho e Feira, Favretto aceitou o convite, agradecendo a confiança nele depositada. “Se esta edição superou as expectativas, na próxima, com certeza mais experientes e conhecedores, o sucesso será ainda maior”, enfatizou.

O presidente aproveitou para apresentar o vice que irá acompanha-lo nos trabalhos e, desde já, iniciar os preparativos para a próxima edição. Surpreso, o diretor industrial da edição 2014, Vitalino Nichetti, acabou aceitando o convite perante toda equipe de trabalho, já sabendo que irá acumular a função de vice-presidente com a de diretor industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário