----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 10 de setembro de 2013

EMPRESA INCUBADA NA UP DESENVOLVE INTERRUPTOR SEM FIO

A inovação é da empresa incubada Hive House e deve ter sua comercialização iniciada ainda em 2013

Um interruptor sem fio, que permite acender e apagar lâmpadas remotamente, assim como controlar a intensidade da iluminação, está em desenvolvimento na Universidade Positivo (UP). Criada pela Hive House, empresa incubada na UP, a inovação permite controlar lâmpadas a uma distância de até mil metros do interruptor fixo, utilizando um interruptor móvel pequeno, menor do que um controle de televisão. Além da mobilidade, o produto também possibilita que uma mesma lâmpada seja controlada por mais de um aparelho, assim como um único interruptor sem fio pode acionar lâmpadas diversas. A inovação está agora em fase de testes e deve chegar ao mercado até o fim do ano.

Os sócios da empresa – seis alunos de Engenharia Elétrica da Universidade Positivo – explicam que o funcionamento do novo produto é simples e exige apenas a troca do interruptor que se deseja controlar à distância por um de igual tamanho, também fixado na parede. O novo interruptor fixo, então, comunica-se com o aparelho móvel por meio de um protocolo sem fio, possibilitando controlar a lâmpada remotamente. “O produto utiliza tecnologia nacional e, embora algumas peças sejam importadas, trabalhamos no desenvolvimento de componentes aqui. Por isso, nossas soluções atendem aos padrões e tamanhos nacionais, com preço mais acessível”, afirmam os sócios Eduardo Ferreira e Guilherme Kmiecik.

Além do interruptor sem fio, a Hive House produz um sistema de automação residencial, com controle à distância (inclusive por meio de tablets e smartphones) de periféricos como ares-condicionados, televisões, aparelhos de som, luzes, cortinas e travas. O grande diferencial da empresa é gerar soluções nacionais, adaptadas aos padrões brasileiros e de fácil usabilidade, evitando instalações que exigem intervenções no sistema elétrico da casa, as quais, por sua vez, podem demandar quebra de parede. Assim, com o conceito plug and play (plugue e ligue), os estudantes criam produtos pequenos, de fácil manuseio e instalação e com um custo de cerca de 30% do valor dos equipamentos disponíveis hoje no mercado.


O sistema de automação da Hive House, que deve estar disponível para comercialização a partir do próximo ano, também pode ser deslocado de uma residência para outra, em caso de mudança, além de ter segurança garantida. A empresa, que integra a Incubadora de Projetos, Empresas e Negócios da Universidade Positivo desde maio de 2013, tem como sócios os alunos Gustavo Eduardo da Silva, Tiago Raubert e William Wagner Tibes Junior, além de Eduardo Ferreira e Guilherme Kmiecik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário