----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Arnaldo Jabor e Guilherme Cunha Pereira encerram 6º Fórum Global de Liderança


Palestras reuniram cerca de 900 pessoas no auditório da Estação Business School, que organiza o evento desde 2008
O último dia do Fórum Global de Liderança foi um marco na história da Estação Business School, que desde 2008 organiza o evento. Cerca de 900 pessoas estiveram presentes para acompanhar as novidades do mercado de liderança, que nesta quinta-feira (05) foram trazidas pelos palestrantes Pedro Salanek Filho – coordenador do curso de graduação em administração da EBS, Doutor Guilherme Cunha Pereira - Presidente Executivo do GRPCOM (Grupo Paranaense de Comunicação) e Arnaldo Jabor - cineasta, escritor, crítico e jornalista da Rede Globo e CBN.

Salanek falou sobre Tendências de Resultados Sustentáveis em uma palestra que mostrou a sustentabilidade em seus diversos ângulos, visões e tendências.

O Doutor Guilherme Cunha Pereira palestrou sobre o “Futuro da Comunicação: Conteúdo, Relevância e Plataformas”. Empresário de sucesso, homem de negócios e um líder que se construiu pelo exemplo, iniciou sua participação no Fórum reforçando a importância do compromisso da EBS com a formação de líderes para um mercado cada vez mais exigente e inovador.

“O fenômeno comunicação é complexo e tem inúmeras dimensões. Do ponto de vista do negócio as perplexidades e incertezas são imensas. A velocidade das mudanças é muito grande, o que traz consigo também grandes oportunidades. O que posso afirmar é que sempre haverá demanda por conteúdos de qualidade”, disse.
A dica dele para os líderes é estar sempre atento aos movimentos e tendências, mas o ponto chave nesse processo – garante - é o fortalecimento de uma visão mais humanística e mais forte. “O esforço do líder deve estar acima de tudo na busca da excelência como ser humano, como cidadão cada vez mais qualificado e preocupado com as pessoas e com o seu entorno, preocupado em entender cada vez mais como essas mudanças deverão impactar a sociedade em que atua”, acrescenta Dr. Guilherme.

Guilherme finalizou a palestra falando que liderar é sempre ter a consciência clara de uma missão e compreender profundamente uma equipe, isto é, um conjunto de pessoas. “Ora, as missões variam e a riqueza incomensurável das pessoas não permite falar em fórmulas, em soluções pré-fabricadas. Agora, é claro que há constantes. E é precisamente a luta por forjar uma série de qualidades, de competências, de habilidades técnicas e humanas, que vai dando uma capacidade crescente de envolver outras pessoas num projeto comum.O que é indispensável? Para mim o ponto mais crucial para o profissional que quer se tornar um grande líder é a descoberta do sentido de missão, de serviço, pois isso faz aflorar uma série de outras qualidades, como a prudência, a sensibilidade, a compreensão, a coragem, a firmeza, a capacidade de arriscar, de motivar, vitais para se estar à frente de qualquer empreendimento”.

Arnaldo Jabor e sua visão do Brasil

A segunda palestra da noite, uma das mais esperadas desta edição do Fórum Global de Liderança, trouxe para Curitiba o polêmico Arnaldo Jabor, que falou sobre Perspectivas do Brasil Contemporâneo. Jabor, com seu jeito sempre alegre, espontâneo e ao mesmo tempo curioso, prendeu a atenção de todos os participantes com seus comentários e sua visão de ver o mundo.

“O Brasil nos persegue, nos coloca permanentemente em dúvida, dá grandes sustos e traz boas surpresas. É uma marca brasileira a sensação de que sempre poderíamos estar melhor. Estamos sempre com o desejo de avançar e crescer, mas as forças que tendem a segurar essas vontades são muito fortes. Hoje eu vim para falar do Brasil que está dentro de nós, na nossa cabeça. O país é pensado por nós de muitas formas. Já foi pensado desde a época da colônia, do império ... e ele sempre está mudando dentro de nós para um país mais justo, igualitário”, comenta.

Com as palavras certas, no momento certo e com o tempero certo, Jabor trouxe à tona reflexões da história do nosso país desde as épocas coloniais até os dias atuais, citando polêmicas, nomes e fatos com seu jeito desinibido, ousado e criativo, arrancando sorrisos e aplausos dos participantes. Em um de seus mais conhecidos textos “O Brasileiro Merece”, Jabor dá suas alfinetadas e provoca reflexões, assim como fez no 6º Fórum Global de Liderança da EBS.

“O Brasil é um pais democrático. Mentira! Num país democrático a vontade da maioria é Lei. A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente. Num país onde todos tem direitos, mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia. Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita. Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores). Todos sustentados pelo povo que paga tributos que tem como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar. Democracia isso? Pense nisso!”.

Data Confirmada

O Fórum Global de Liderança de 2014 já está confirmado para os dias 02, 03 e 04 de setembro. O evento vem para reforçar ainda mais o compromisso da EBS com a formação e capacitação de líderes, uma das maiores carências do mercado atual. Segundo Judas Tadeu Grassi Mendes, Diretor Presidente da EBS, o sucesso do evento comprovou mais uma vez a importância do Fórum para o desenvolvimento do mercado em seus diversos setores.

“Nesta semana conseguimos reunir uma média de 2.500 pessoas entre estudantes, líderes de empresas, executivos e profissionais de RH. Cada um chegou aqui com uma expectativa, mas com o mesmo objetivo: o de aprender com grandes líderes do mercado, trocar experiências e adquirir novos conhecimentos. Estamos muito felizes com esta edição do Fórum e já ansiosos para 2014”, finaliza Judas.
Neste ano o Fórum foi realizado entre os dias 03 e 05 de setembro na sede da EBS em Curitiba. O evento, que foi transmitido ao vivo pela Ó TV, recebeu também a presença de um grupo de executivos angolanos da Sonangol, que veio exclusivamente para prestigiar o Fórum.


Site: www.ebs.edu.br e www.forumdelideranca.com.br

Jornalista Caroline Michel - Pontuale Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário