----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Elas Preservando finda atividades do ano com ações a favor do meio ambiente

Por Alex Sandro Santos



Criado desde 2008 pela Elas Ecomodas Confecções, o Projeto Ambiental denominado Elas Preservando tem por objetivo reaproveitar lixo têxtil para cultivar mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. O projeto visa, ainda, ajudar na expansão de área verde de Nova Friburgo e promover a conscientização ambiental de maneira prática entre estudantes do município. Cerca de 07 escolas de Friburgo já estão inseridos no projeto da confecção respectiva com cerca de 3 mil estudantes atendidos diretamente e para 2014 outras unidades de ensino receberão o mesmo.

Na manhã de sábado, 14, a Elas Ecomodas Confecções realizou uma ação de plantio de mudas no Parque Municipal Juarez Frotté, em Cascatinha. Nesta ocasião foram plantadas cerca de 20 mudas contando com a participação de crianças, educadores do Colégio Souza Poletti, vereador Gustavo Barroso e Eduardo Vogt do Rotary Olaria.

Além das mudas plantadas, houve, ainda, a soltura de 05 pássaros cujos mesmos foram apreendidos no dia anterior pela guarda florestal em um cativeiro no bairro Cordoeira. Após os pássaros conquistarem a liberdade, as gaiolas foram totalmente quebradas com a ajuda do subsecretário de ordem urbana da prefeitura e comandante da guarda municipal, Ronald. Vale ressaltar que a guarda florestal está atuando no Parque Juarez Frotté e as pessoas podem fazer denúncias referentes a quaisquer crimes ambientais ocorrentes na região pelo telefone gratuito 153.



Já no domingo, 15, foi plantado uma muda de árvore na AFAPE, localizado na Via Expressa. A muda de ipê amarelo foi plantada em comemoração ao convênio de parceria assinado entre o Projeto Elas Preservando e o Rotary Club Olaria. Nesta ocasião também foram distribuídos sementes de ipê amarelo ao público que lotou a Via Expressa para se divertir com as inúmeras atividades oferecidas pelo SESC Friburgo.

O Projeto Ambiental Elas Preservando tem como parceiros, além do Rotary Olaria, Jornal A Voz da Serra, Criweb, Horto Terra Viva, Sítio Terra Romã, HN Comunicação e Instituto Brasileiro de Florestas. 

Uma das necessidades atuais do projeto da Elas Ecomodas Confecções é a aquisição de um terreno em Friburgo para que se possa montar um berçário de árvores de espécies nativas para a produção de mudas em maior escala cujo objetivo é auxiliar no reflorestamento de algumas áreas atingidas pelo desastre climático ocorrido na cidade em janeiro de 2011. Inclusive, é possível a realização de permuta para tal, ou seja, caso alguma empresa queira se juntar no projeto para fazer a compensação do seu carbono ou simplesmente ter a sua marca integrada no que tange responsabilidade socioambiental, pode acontecer uma parceria a favor do meio ambiente entre a Elas e os envolvidos.


Para maiores informações, basta acessar www.elasecomodas.com ou ligar para (22) 2526 5572

Nenhum comentário:

Postar um comentário