----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Colégio Modelo adere ao Projeto Ambiental Elas Preservando

Por Alex Sandro Santos
Os alunos colocam literalmente as mãos na terra e com isso são estimulados ao contato direto com o meio ambiente.

Na tarde de sexta feira, 29, foi a vez de o Colégio Modelo receber o Projeto Ambiental Elas Preservando. O Projeto idealizado e realizado pela Elas Ecomodas Confecções, tem por objetivo reaproveitar o próprio lixo têxtil para cultivar mudas de árvores da Mata Atlântica e promover a educação ambiental em conjunto com escolas da região. Nesta ocasião, cerca de 06 turmas se envolveram na implantação do projeto, ou seja, crianças entre 03 a 10 anos.

A escola localizada no centro de Nova Friburgo, recebeu cerca de 115 plântulas - sementes já germinadas. As jovens mudas foram transplantadas para dentro dos carreteis de linhas de costura industrial com a ajuda dos próprios estudantes, educadores e também com a colaboração de alguns pais dos próprios estudantes. Vale ressaltar, ainda, que a escola vestiu ecologicamente os seus estudantes com a camisa de uniforme feita em malha 100% garrafa pet e confeccionada pela Elas. As mudas foram colocadas no “berçário das árvores” onde as mesmas serão cuidadas pelos próprios estudantes diariamente, seja com irrigação e manutenção do viveiro. Quando as mudas atingirem o ponto certo de irem para o solo, acontecerá uma ação de plantio em locais que necessitam de árvores em Nova Friburgo. 


Professor Augustin com sua filha Manuela de 1 ano e meio

O professor de biologia, Augustin, da própria unidade escolar e que também leciona nas escolas Anchieta e Mercês – todas de Nova Friburgo, considerou a ideia da confecção friburguense fantástica e fez questão de participar deste momento com toda a sua família: a esposa Evelyn e as duas filhas Manuela de apenas 1 anos e 6 meses e a Maria Eduarda de 10 anos.
Vale ressaltar que as sementes usadas pelo projeto da Elas são de qualidade do Instituto Brasileiro de Florestas e a terra adubada é do horto Terra Viva.


A Confecção Elas está abrindo o projeto para outras escolas para que o mesmo seja implantado no próximo ano. As escolas interessadas deverão fazer a solicitação o mais breve, pois está sendo montada uma programação para 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário