----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 1 de julho de 2014

Cidade do Container


Projeto utiliza mais de 60 mil m² do sistema de cobertura metálica Roll-on, reconhecido por suas características sustentáveis

Com mais de 112 mil metros quadrados, será inaugurada, em outubro de 2015, no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, a Cidade do Container. Um exemplo de Arquitetura Sustentável, já que está sendo projetada com  eficiência e utilização de recursos renováveis, como energia eólica, aquecimento solar, com a utilização de placas solares, iluminação e ventilação natural e passiva, com o uso de prateleiras de luz, e o Sistema de Cobertura Metálica Roll-on, feito em aço galvanizado (100% reciclável), a construção será a nova sede do Grupo Milanez.

Considerado um projeto ousado, a obra é forte candidata a receber o 1º Selo LEED Platinum da América Latina para um parque fabril por agregar inúmeras soluções sustentáveis, que vão desde coberturas verdes até o piso mais adequado. Projetada pela arquiteta Maria José de Mello, da Arktectus - Arquitetura Sustentável, o novo espaço se apresenta como uma grande inovação da construção civil. "O pioneirismo, empreendedorismo, tamanho da construção com 112 mil m² e a certificação, ainda inéditos no Brasil, fazem desse um projeto diferenciado", diz, Maria José.

Para a Cidade do Container, a arquiteta está utilizando, por exemplo, cerca de 60 mil m² do Sistema Roll-on, fabricado pela Marko Sistemas Metálicos, que além de contribuir para a diminuição de ilhas de calor, por ser de cor branca, facilita o uso e captação das águas pluviais, conduzindo-as para a armazenagem e reuso em atividades industriais como lavagens de pátios e conteiners. "O Roll-on é um material com certificado LEED, eficiente e com altas performances. Além de possuir fácil montagem, por ser modular, é uma cobertura branca, portanto muito mais reflexiva", explica Maria José, acrescentando que, desta forma, ganharão alguns pontos muito importantes em eficiência energética, termo-acústica, reuso de água de chuvas, e qualidade do ar interno através da redução da ilha de calor.

O Gerente de Marketing da Marko, Christophe Schwarzberg, ressalta que o produto otimiza projetos para aquisição de selos ambientais, como o LEED e ACQUA ou HQE, entre outros. A refletividade da cobertura e o alto índice de reflexão garantem maior conforto térmico e menor consumo de energia e climatização, o que ajuda a pontuar requisitos importantes da certificação com consumo do uso de energia e redução do consumo de água potável. O mínimo exigido pelo LEED é o Indice de Refletância Solar (SRI, na sigla em inglês) maior ou igual a 0.78. "Ensaios comprovam que por sua galvanização, pintura, espessura e forma, o fator SRI do Sistema Roll-on é superior a 0,80", diz Schwarzberg.


Segundo Schwarzberg, o Roll-on é 100% Green, pois desde sua concepção até a usabilidade atende as exigências de desempenho ambiental antes, durante e depois da construção. "Outra característica do sistema é a espessura mais grossa e a forma da bobina em 'u'. Comprovados em testes realizados pela UNESP - Universidade Estadual de São Paulo - e IPI, estes atributos evitam as indesejáveis ilhas de calor e a reverberação do som, melhorando o conforto térmico e acústico para o usuário", explica, acrescentando ainda que o produto permite a utilização de complementos padronizados, como ventilação, iluminação natural, isolamento termo-acústico, entre outros, proporcionando assim redução de gastos com energia elétrica.

Ainda de acordo com Maria José, a característica mais importante para esta cobertura é que, para projetos grandes, como é o caso da Cidade do Container, este material facilita o manuseio, a logística, o transporte e reparos sem perda de material. "Isso é possível, pois o produto é pre-concebido e fabricado, além de composto por peças padronizadas modulares. Na obra só existe a atividade de montagem, que por ser ágil e limpa, reduz o volume de resíduos da construção, permite a rápida desmobilização do canteiro e o breve início da atividade fim", conclui Schwarzberg.


Nenhum comentário:

Postar um comentário