----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 13 de março de 2014

TECNOLOGIA TITECH A SERVIÇO DO MEIO AMBIENTE NO BRASIL


A tecnologia para separação baseada em sensores da TITECH, marca da TOMRA Sorting Solutions para reciclagem, consolida a sua presença no Brasil. Ajudar a valorizar os resíduos através dos seus equipamentos inovadores e acompanhar o país no seu progresso na área da proteção ambiental e social são duas prioridades da empresa.

A TOMRA Sorting, uma das líderes mundiais em soluções de separação baseadas em sensores, e sua marca TITECH já atuam no Brasil há dois anos a partir do seu escritório em São Paulo, um mercado amplo mas, ao mesmo tempo, de início lento por depender da implementação da lei de tratamento e destinação de Resíduos sólidos  no país.

A filial brasileira da TOMRA Sorting reúne uma equipe experiente da qual também fazem parte agentes locais, responsáveis pela venda, instalação e manutenção do seu maquinário e capazes de oferecer a melhor solução para qualquer necessidade na separação de resíduos. A empresa deu especial importância à inclusão de profissionais brasileiros nesta filial, o que lhe permite estar mais próxima das necessidades da população e ter uma comunicação mais fluida com todos os agentes relacionados ao setor de reciclagem.

A Diretora Comercial da TOMRA Brasil, Carina Arita expressou a sua satisfação com a recepção: "Estamos satisfeitos. A tecnologia TITECH de sensores para separação é inovadora no país e foi muito bem recebida pelos profissionais do setor, os quais sabem que, a partir de certo volume de resíduos a tratar, a mecanização torna-se necessária e que veem na mecanização uma oportunidade para melhorar notavelmente os resultados".

Os equipamentos de separação de materiais TITECH utilizam sensores eletromagnéticos e espectrométricos em diferentes categorias do espectro (infravermelho próximo, visível), raios X de transmissão e de fluorescência, câmara CCD... As diferentes combinações oferecem uma ampla gama de opções de separação, de modo que, com um mesmo equipamento, seja possível gerar diferentes subprodutos, alterando apenas o programa de trabalho. São equipamentos modulares, altamente flexíveis e multitarefa, o que lhes permite criar e incorporar, facilmente, novas tarefas de separação.

Atualmente, há 12 unidades instaladas no Brasil, e ainda um grande número de projetos em curso. A TOMRA também atua em outros países da América Latina, como Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Costa Rica e República Dominicana, com destaque na Argentina, onde seus agentes já promoveram a instalação de até 19 equipamentos, especialmente em unidades de reciclagem de PET e de papel, bem como resíduos comerciais e industriais.

Mais valor para RSU e resíduo de Coleta Seletiva

Os sistemas de separação da TOMRA Sorting podem recuperar diferentes fluxos de resíduos em mais de 25 aplicações distintas. Entre elas, a separação por famílias de polímeros e simultaneamente por cor, a limpeza da zorba (produto do Separador por Correntes de Foucault) de metais pesados, a limpeza da matéria orgânica fresca de inertes, recuperação de cabos elétricos ou placas de circuito impresso, a reciclagem de resíduo eletroeletrônico (REEE), de sucata metálica ou  veículos em fim de vida (ELV), resíduos sólidos urbanos (RSU), a separação de resíduos de coleta seletiva ou embalagens, a reciclagem de garrafas PET ou PEAD até qualidade alimentar, papel, madeira, na preparação de combustível para fornos de cimento (CDR), etc.

No Brasil, segundo Carina Arita, "o segmento que mais se beneficia da tecnologia TITECH é o da reciclagem de resíduos domésticos, nosso objetivo prioritário. Nossa tarefa é mostrar que esta  tecnologia é capaz de valorizar muito os resíduos, em um momento em que estes vêm se convertendo em um problema ambiental e de saúde pública para a sociedade".

O setor de resíduos urbanos é o que avançará primeiro na recém-iniciada "revolução verde" no Brasil e o que mais depende de novas tecnologias que o ajudem a cumprir as exigências da nova legislação em vigor, a qual pretende aumentar substancialmente as porcentagens de material recuperado. A tecnologia da TITECH permite identificar e separar completamente cada componente do conjunto dos resíduos, como plásticos, matéria orgânica, metais, madeira, vidro, etc., classificando os materiais por cores, formas, brilhos, tamanhos, densidade, condutividade ou propriedades espectrais.
"A utilização de sensores nas suas diferentes configurações permite separações rápidas e muito precisas em pureza e tamanho para todo tipo de resíduos. No caso concreto das garrafas de plástico, por exemplo, a separação com sensores é a única maneira de garantir a pureza necessária para a sua reutilização na indústria alimentícia, o processo bottle to bottle, já que se consegue produzir uma fração de um único material com pureza de 99,97%”, explica Arita.

A TOMRA apoia o setor brasileiro da reciclagem

Desde que se estabeleceu no Brasil, a TOMRA tem realizado um trabalho intensivo de sensibilização e orientação nos níveis municipal, estadual  e federal. A empresa dá consultoria às administrações na criação de planos para gerenciar e tratar resíduos, que até o momento eram quase inexistentes, além de apoiar e orientar também gestores, pequenos empresários e recicladores.

Assim, a empresa contribui com seu conhecimento e sua experiência, abordando a questão da reciclagem de resíduos a partir de vertentes distintas: a ambiental (pela recuperação de recursos escassos e valiosos, redução da pegada de carbono, contaminação por aterros ilegais e insalubres) e a social, apostando na melhoria da qualidade de vida dos catadores, que realizam suas tarefas de maneira precária, com riscos para sua saúde e a segurança laboral.

A proposta da TOMRA para melhorar as condições de trabalho desse grupo passa ( ) pela mecanização da separação utilizando a tecnologia de sensores. "Nossos equipamentos facilitam e dão apoio ao próprio trabalho de separação que os catadores realizam, dando a eles acesso ao trabalho a partir de estações de trabalho ergonômicas, modernas e bem planejadas. Além disso, com nossa tecnologia é possível que empresas e cooperativas aumentem a produtividade e a rentabilidade de todo o processo de recuperação de materiais".

"O Brasil vem fazendo um grande esforço para a recuperação dos materiais de valor elevado contidos nos resíduos, que se reflete no último Plano Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos. Nós queremos ser o principal suporte nesse percurso em direção à modernização e, para isso, continuaremos trabalhando junto a todos os agentes e setores envolvidos na gestão de resíduos", conclui a Diretora Comercial da TOMRA Brasil.

Mais informações em http://www.tomrasorting.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário