----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 20 de março de 2014

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA WISEMOTION REVOLUCIONARÁ A REFRIGERAÇÃO RESIDENCIAL

Crédito: André Kopsch

Nova solução da Embraco muda a forma como os compressores funcionam e abre novas possibilidades para a refrigeração doméstica

A Embraco, líder mundial no segmento de compressores herméticos para refrigeração, lança globalmente a tecnologia WISEMOTION. Uma de suas características mais inovadoras é o fato de ser o primeiro compressor sem óleo para aplicações residenciais no mercado mundial. Este novo conceito irá revolucionar a refrigeração residencial, ampliando as possibilidades para o design de novos refrigeradores - desde o formato até funcionalidades mais inteligentes. Ao mesmo tempo, atenderá altos níveis de eficiência energética e baixo ruído.

Para desenvolver o compressor WISEMOTION, foram necessários 10 anos de estudos da equipe de Pesquisa & Desenvolvimento Embraco. O processo envolveu cerca de 100 engenheiros e pesquisadores, gerando mais de 80 patentes.

“Estamos falando de fato de uma revolução na indústria da refrigeração. Quando observamos os pontos de venda, vemos o quanto o mercado de linha branca tem desafios na busca por diferenciação. Com a tecnologia WISEMOTION, os fabricantes poderão pensar em designs inovadores para a produção de sistemas de refrigeração e para oferecer benefícios práticos para seus consumidores”, explica Roberto H. Campos, presidente da Embraco.

“Estamos tornando possível um sonho dos nossos clientes: desenvolver o refrigerador do futuro. O mercado da refrigeração doméstica irá dar um salto tecnológico com esta nova solução”, afirma Campos.

De acordo com Fábio Klein, diretor corporativo de Engenharia de Produtos da Embraco, o WISEMOTION possibilitará benefícios como a melhor conservação dos alimentos, maior aproveitamento do espaço interno do refrigerador e baixo ruído. Além disso, a redução no consumo de energia pode chegar a mais de 20% quando comparada aos compressores de alta eficiência mais vendidos no mercado mundial. “O WISEMOTION também inova na utilização de materiais de última geração e novos revestimentos aplicados às suas partes mecânicas, o que possibilitará seu funcionamento sem utilização de óleo e ainda uma redução de até 50% no uso de matérias primas”, informa Klein.

A inovação também exigiu pesquisas sobre precisão em processos de manufatura de maior complexidade nunca utilizados nessa indústria, o que levou a Embraco a buscar referências na produção de relógios suíços. O conhecimento desse processo contribuiu para o planejamento da linha de manufatura do WISEMOTION, que será instalada na fábrica do México no ano que vem.

Conheça os benefícios WISEMOTION

O frio que preserva

Com o WISEMOTION será possível obter variações mínimas de temperatura no interior do refrigerador, uma vez que ele opera com capacidade controlada de acordo com a demanda do equipamento. Para o consumidor, esse benefício contribui tanto para a diminuição do gasto de energia, como para a redução do desperdício de alimentos – pois é justamente a constância da temperatura que permite a máxima conservação dos produtos. De acordo com o Instituto Akatu (http://goo.gl/p6Dxjw) - organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente -, em média 20% dos alimentos comprados semanalmente por uma família brasileira são desperdiçados. Isso resulta em uma perda de, aproximadamente, US$ 1 bilhão por ano, o suficiente para alimentar cerca de 500 mil famílias.

Silencioso

Comparado com os compressores tradicionais, o WISEMOTION traz soluções mais modernas e inovadoras de controle de ruído. O usual barulho de ‘liga e desliga’ dos refrigeradores tradicionais é imperceptível com o WISEMOTION trazendo mais conforto, inclusive, para moradores de residências com ambientes integrados.

Economia de energia

O WISEMOTION foi criado com níveis superiores de eficiência energética e com potencial para desenvolver novas soluções. Se aplicado hoje, ele poderia economizar acima de 20% de energia em sistemas de refrigeração, quando comparado aos compressores de alta eficiência energética mais vendidos atualmente no mercado global.

Compacto e eco-friendly

Por ser menor, cerca de 100mm mais baixo do que os compressores atuais, e tendo uma altura equivalente a um smartphone de 10 cm, o WISEMOTION economiza espaço interno no refrigerador. O atributo permite, por exemplo, a adição de uma gaveta de 20 litros para o acondicionamento de produtos. O WISEMOTION dispensa o uso de óleo lubrificante (oil-free), facilitando o descarte do compressor no final do seu ciclo de vida e utiliza, aproximadamente, 50% menos matéria-prima que os compressores convencionais. Além disso, ele também é mais econômico na carga de gás refrigerante (indispensável para todos os compressores) em cerca de 20% quando comparado aos equipamentos tradicionais.

Facilidade para os fabricantes

O tamanho reduzido do WISEMOTION traz benefícios também para os fabricantes de refrigeradores. Sendo menor e mais leve, o seu manuseio na linha de montagem é mais fácil. Esses atributos também oferecem mais facilidades no transporte das peças e no armazenamento, beneficiando a cadeia logística.

Versátil

A solução oil-free será o principal diferencial na indústria de refrigeração nos próximos 10 anos, pois permitirá inovar no design de geladeiras e introduzir novos conceitos no mercado mundial. Os compressores dotados com esta nova tecnologia poderão ser instalados em locais diferentes do sistema de refrigeração. Assim, no futuro, um mesmo compressor será capaz de alimentar, simultaneamente, geladeira, freezer, adega e frigobar, otimizando o processo de refrigeração. Além disso, novas funcionalidades e controles inteligentes relacionados à conservação de alimentos e eficiência energética também serão possíveis.

WISEMOTION - Como Funciona?

O compressor com tecnologia WISEMOTION é construído com um sistema eletrônico inteligente, embarcado com novos materiais e partes mecânicas revestidas com uma tecnologia capaz de dispensar o uso de óleos lubrificantes no equipamento. Diferente da tecnologia convencional, o gás refrigerante contido nos compressores com tecnologia WISEMOTION terá a funções de refrigerar e lubrificar os pontos de atrito do sistema alternativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário