----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Acesso digital da edição 35 - Comércio Sustentável

Editorial – Edição 35

Os caminhos para a sustentabilidade no varejo

Esta é uma edição especial! Trazemos como temática de capa o posicionamento atual e as tendências que o setor varejista vem adotando dentro do contexto da sustentabilidade. O setor do comércio iniciou  intenso debate e vem procurando soluções para atuar de forma mais efetiva nas questões socioambientais. Dentro desse cenário, as soluções para a gestão de resíduos e as alternativas para a viabilização de processos de logística reversa está encabeçando a pauta estratégica do setor!

Nesse contexto, trazemos como entrevistado principal da edição o presidente da Fecomércio/PR, Darci Piana. Em sua abordagem, Piana destaca a importância de uma educação ambiental e a implantação de um processo de responsabilidade compartilha entre dos diversos agentes de mercado. O primeiro passo é promover acordos setoriais, procurando discutir as necessidades, as adaptações necessárias e também as oportunidades para cada segmento.

Em nossa matéria de capa, destacaremos as principais iniciativas paranaenses que estão sendo implantadas. Ações com o recolhimento de embalagens e destinação final de produtos são alguns exemplos. O setor comercial, ligado ao uso de óleos lubrificantes e de pneus inservíveis, até por serem resíduos classificados como perigosos, já possui projetos consolidados na gestão e destinação desses rejeitos. Outro exemplo é o processo de recolhimento de embalagens de agrotóxicos. O Brasil é recordista mundial em volume de recolhimento, atingindo 94% de embalagens devolvidas. A matéria contempla ainda a descrição de projetos socioambientais das empresas Empalux, Martinaço e da Rede de Supermercado Condor.

A edição traz, ainda, uma matéria sobre a MVC, empresa paranaense com sede em São José dos Pinhais, sobre projetos inovadores na produção de painéis de plástico. No espaço responsabilidade social corporativa, destacam-se os desafios para a inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho. A edição ainda traz uma matéria sobre piscinas ecológicas.


Boa leitura!
Pedro Salanek Filho

Acesse aqui todo o conteúdo da edição através da versão digital!



Nenhum comentário:

Postar um comentário