----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 7 de março de 2013

RIO DE JANEIRO ENTRA NA ERA DA EMISSÃO ZERO COM PROGRAMA DE TÁXIS ELÉTRICOS

Parceria entre Prefeitura do Rio, Nissan e Petrobras Distribuidora levará às ruas da capital fluminense 15 unidades do Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico comercializado em larga escala no mundo



Rio de Janeiro, 5 de março de 2013 – A partir desse mês, a cidade do Rio de Janeiro entra na era da mobilidade com emissão zero com o início do programa de táxi elétrico, parceria entre a Prefeitura do Rio, Nissan e Petrobras Distribuidora. Na primeira fase, duas unidades do Nissan LEAF, veículo 100% elétrico que não emite poluente e nem faz barulho, rodarão na capital fluminense. Até o fim do ano, outros 13 veículos serão adicionados à frota. Os dois primeiros táxis elétricos começarão a circular pela cidade no mês de março, a partir do aeroporto Santos Dumont, e poderão ser recarregados em dois postos Petrobras, na Lagoa Rodrigo de Freitas e na Barra da Tijuca. A Nissan foi a única empresa a apresentar proposta na chamada pública realizada pela Prefeitura do Rio durante o mês de janeiro para selecionar veículos elétricos que pudessem atuar no serviço de táxis na cidade. A entrega das duas unidades do LEAF ao prefeito Eduardo Paes foi realizada em cerimônia que marcou ainda a inauguração da nova sede da Nissan no Brasil, no edifício Porto Brasilis, no Centro.

O Nissan LEAF utilizado como táxi elétrico foi projetado para atender às necessidades da mobilidade urbana moderna, oferecendo espaço, conforto e potência como os veículos à combustão. Lançado comercialmente nos Estados Unidos e no Japão em dezembro de 2010, e na Europa no ano seguinte, o modelo já tem mais de 50 mil unidades vendidas em todo o mundo e autonomia de 160 km. O módulo de 48 baterias de íon-lítio pode ser recarregado em carregadores caseiros em até oito horas, ou em apenas 30 minutos com os ‘Quick Chargers’ (carregadores rápidos), que serão instalados em postos da Petrobras.

Com esta iniciativa, a Prefeitura do Rio firma o compromisso de incentivar o uso de tecnologias limpas e de baixa emissão de carbono. Considerando que os veículos elétricos são classificados como “zero emissão”, por não emitirem gases de efeito estufa, são uma alternativa sustentável quando comparados aos carros movidos a motor de combustão.

Segundo a política climática da cidade, a prefeitura tem como meta reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 16% até 2016, comparando com as emissões em 2005. “Com os grandes eventos que o Rio vai sediar, poderemos dar maior visibilidade aos veículos movidos a energia limpa para que se inicie uma modificação nos modelos de produção e consumo, com o objetivo de termos padrões sustentáveis”, disse o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório.

A Nissan, como pioneira da indústria automobilística na produção em massa de veículos emissão zero, apoia integralmente a iniciativa da cidade do Rio de Janeiro. “Estamos na vanguarda mundial da tecnologia de veículos elétricos. Esse projeto na cidade do Rio de Janeiro, que acolheu a nova sede da Nissan no país no início deste ano, reafirma nossa missão mundial de promover uma vida mais amigável com a natureza e com o planeta sem comprometer o conforto da mobilidade urbana. Com mais este passo, reforçamos também nosso compromisso com desenvolvimento do Brasil, oferecendo um veículo com inovação e qualidade japonesa de emissão zero de poluentes”, afirma Manuel de La Guardia, vice-presidente de Vendas e Marketing da Nissan do Brasil.

Para realizar a recarga rápida das baterias, os táxis elétricos contarão com dois postos Petrobras: o Posto do Futuro, na Barra da Tijuca, e o Posto Escola da Lagoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde a operação é concluída em cerca de 30 minutos. A recarga dos táxis elétricos em postos Petrobras é desdobramento do memorando firmado em 2012 entre a BR e a Nissan para estudar a expansão da infraestrutura de recarga de veículos elétricos no Brasil.

NOVA SEDE NO RIO

A cerimônia de entrega das unidades do LEAF Táxi ao prefeito marcou também a inauguração oficial da nova sede da Nissan no Brasil, no moderno edifício Porto Brasilis, onde a empresa está sediada desde o início de janeiro. Com alta tecnologia, e certificado internacionalmente pelo Green Building – LEED por seguir as recomendações da organização internacional U.S. Green Building Council (EUA) e cumprir os principais itens referentes à sustentabilidade, o edifício Porto Brasilis conta com nove elevadores inteligentes, que aproveitam de maneira eficiente a energia e reduzem o tempo de espera. Seus andares têm grande área envidraçada que permite maior iluminação natural e reduzir o uso de energia elétrica. A empresa ocupa três andares (9º, 10º e 17º), para até 300 funcionários.

A Nissan escolheu o Rio de Janeiro como cidade da sua nova sede por investir no Estado com a construção de uma nova fábrica, em Resende, e com o patrocínio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™. O Centro foi escolhido pela localização privilegiada e por ser o ponto zero do processo de revitalização da Região Portuária promovida pela Prefeitura.

PORTO MARAVILHA

O projeto do Porto Maravilha, maior Parceria Público-Privada (PPP) do Brasil, foi concebido para recuperar a infraestrutura urbana, dos transportes, do meio ambiente e dos patrimônios histórico e cultural da Região Portuária do Rio de Janeiro. No centro da reurbanização está a melhoria das condições habitacionais e a atração de novos moradores para a área de 5 milhões de metros quadrados (m²) que está sendo revitalizada pela Prefeitura do Rio. A chegada de grandes empresas, os novos incentivos fiscais e a prestação de serviços públicos de qualidade já estimulam o crescimento da população e da economia na região. Projeções de adensamento demográfico indicam um salto dos atuais 30 mil para 100 mil habitantes até 2020 na área que engloba os bairros do Santo Cristo, Gamboa, Saúde e trechos do Centro, Caju, Cidade Nova e São Cristóvão.

Mais informações: nissannews.com/pt/nissan/brasil/  




Nenhum comentário:

Postar um comentário