----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Edição 29 começa a circular

EDITORIAL:

A realização pessoal por meio do trabalho voluntário

O desejo de trazer esse tema na capa de uma edição da GERAÇÃO SUSTENTÁVEL era um sonho antigo do nosso conselho editorial. Nesta edição, por intermédio de uma parceria com o IHS (Instituto HSBC Solidariedade), foi possível demonstrar um grande exemplo nacional de atuação de voluntariado.

Conceitualmente, podemos dizer que enquadramos o voluntariado dentro da dimensão social da sustentabilidade, visto que são ações voltadas ao interesse coletivo e comunitário. Uma pessoa que deseja atuar como voluntária deve buscar inicialmente uma grande identificação com determinada necessidade em sua comunidade. Apenas um voluntário engajado com alguma causa social contribuirá efetivamente para reduzir desigualdades. De fato, um voluntário deseja mesmo é ver uma obra acabada ou receber em troca do seu trabalho um sorriso de alguém que recebeu a sua ajuda. Nesse momento, o voluntário é recompensado.

Atualmente, encontramos muito projetos ligados a instituições do terceiro setor que possibilitam esse tipo de atuação solidária. Essa edição mostra como o Instituto HSBC Solidariedade promove o trabalho voluntário junto aos seus colaboradores e entidades parcerias. Salienta-se também que o Instituto HSBC foi a primeira ONG corporativa com status associativo junto à ONU. Na entrevista principal da edição, com Claudia Malschitzky, diretora executiva do Instituto HSBC, estão destacados os principais projetos, bem como a relação com os colaboradores e os stakeholders. Na matéria de capa, é apresentada a história de Diego Mesquita que começou como beneficiário, passou a voluntário e hoje é colaborador do Projeto Pescar, um dos muitos projetos apoiados pelo IHS. Conheceremos ainda, entre outros, o exemplo do gestor de custos Ednei Lopes, outro colaborador voluntário do HSBC que atua em várias campanhas relacionadas a questões climáticas.

Trazemos ainda uma matéria sobre o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) nas questões de certificações e sustentabilidade. A editoria Responsabilidade Social Corporativa traz uma matéria sobre o programa Papo Livre, voltado para questões pessoais de colaboradores e desenvolvido pela cooperativa Atitude Consultoria. A edição destaca também a empresa Higiserv como o exemplo na editoria Responsabilidade Ambiental, as ações do Pacto Global promovidas pelo CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) e uma matéria sobre a necessidade da formação de líderes em sustentabilidade.

Esperamos que, ao final da leitura dessas matérias, você fique motivado para inicial um trabalho de voluntariado ou mesmo intensificar alguma atividade social que já desenvolve junto à sua comunidade.

Boa Leitura!

Pedro Salanek Filho

=====================================================
Veja outros conteúdos dessa edição:

Matérias:

Capa: Instituto HSBC Solidariedade - Sintonia com demandas socioambientais e econômicas do Brasil
Tecnologia e Sustentabilidade: Proteção e segurança para o consumidor
Visão Sustentável:
Responsabilidade Social Corportativa: Lançado programa empresarial em que funcionários podem desabafar e buscar o autodesenvolvimento
Desenvolvimento Local: Conscientização empresarial e compromisso com o futuro do planeta

Artigos:

Gastão Octávio Franco da Luz: Resquícios de sustentabilidade. Um registro de viagem
Giuliano Moretti: Da ego à Ecossustentabilidade: O caminho da percepção
Jeronimo Mendes: Empreendedor ou Empregado: Umdesafio interior

=====================================================
Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade

A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário