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domingo, 9 de outubro de 2011

Teste ecológico resultou em economia de produto que agride a natureza

Com uma mudança simples, a Higi Serv – empresa especializada em serviços de limpeza e conservação – evitou que 842 embalagens de produtos de limpeza fossem descartadas no meio ambiente. Em sua maioria as embalagens são plásticas e se não forem recicladas podem poluir os rios e aumentar o volume de lixo em esgotos, causando enchentes, por exemplo.

O tradicional detergente líquido foi substituído pelo Alpha HP, da empresa Diversey. Com essa nova solução que é multiuso (limpa vidros/espelhos, carpetes, pisos e desinfetante) foi permitido um melhor aproveitamento da substância pelos 21 colaboradores de limpeza convidados para o teste do produto.

Todos os colaboradores da prestadora de serviços utilizaram o novo detergente durante um período de seis meses na sede da Spaipa (revendedora da marca Coca-Cola) em Curitiba. O resultado foi um maior aproveitamento da substância que por ser multiuso substitui seis outros materiais de limpeza. “O produto multiuso rende mais e pôde ser utilizado tanto para lavar o piso quanto os vidros, por exemplo. Com isso diminuímos o número de produtos utilizados pelos funcionários, o que resultou em um menor impacto de plástico na natureza e menos consumo de água”, comentou o presidente da Higi Serv, Adonai Aires de Arruda.

Antes do teste, eram utilizados 1028 litros de detergente em seis meses. Após o novo produto, o consumo passou para 60 litros no mesmo período de tempo. Para a bióloga e idealizadora do projeto, Priscilla Marques Arruda, a meta da empresa é substituir até o mês de dezembro, cerca de 20% dos multiusos usados em todos os postos de trabalho na região Sul do país. “Nosso objetivo é contribuir para a diminuição do impacto ambiental gerado pelos produtos de limpeza e também preservar a saúde de nossos funcionários, evitando intoxicações já que o novo detergente tem selo verde de proteção ambiental e humana”, disse.

Em pesquisa aplicada aos colaboradores foi constatado que 71% deles acharam o produto fácil de utilizar e com uma diluição diferenciada dos anteriores, 57% ficaram satisfeitos com a eficiência na limpeza de vidros e de escritórios administrativos e 93% aprovaram o produto para uso diário.

A utilização de produtos ambientalmente corretos é uma tendência no setor de asseio e conservação. No entanto, um programa completo de ações "verdes" engloba a visão de um sistema que inclua todos os aspectos da produção de materiais de limpeza, desde o plano inicial de utilização dos materiais até o descarte deles e a reutilização de todo o trabalho de manutenção nas instalações das empresas, incluindo equipamentos da cadeia de fornecimento. Pensando nisso, o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (SEAC-PR) em parceria com a Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (FEBRAC), realiza a Ação Nacional de Limpeza Ambiental. Evento sem fins lucrativos que promove atividades ambientalistas ao redor do país e que vem ajudando a diminuir um dos maiores problemas do meio ambiente na atualidade: o descarte incorreto dos lixos”, conta Ricardo Garcia, Presidente do FEBRAC. No Paraná, o evento será no sábado (17 de setembro), em Almirante Tamandaré.

Fonte: MAPA Comunicação Integrada
www.mapacomunicacao.com.br

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