Na primeira edição da CICI, em 2010, ele expôs suas ideias sobre acupuntura urbana e planejamento a longo prazo, e deixou a plateia intrigada, inspirada e satisfeita. Neste ano, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que também é conselheiro do Planeta Sustentável, volta à CICI2011 para falar sobre “Um panorama inovador e sustentável para as cidades brasileiras”. O tema deste ano sugere a reflexão e a busca por práticas que visem o desenvolvimento das cidades sem que seja necessário abrir mão da sustentabilidade social, econômica e ambiental. Em qualquer lugar que Jaime Lerner fale das suas ideias e realizações enquanto arquiteto, urbanista e gestor público, a principal frase é "cidades não são problemas, são soluções". Para ele, elas são feitas para as pessoas e qualquer uma pode melhorar a qualidade de vida de sua população num prazo de três anos, desde que faça uso de boas estratégias.
Em entrevista concedida ao jornalista Cesar Machado, para a Band TV, Lerner ressalta que as mudanças podem acontecer desde que haja vontade, solidariedade e estratégia. “É preciso saber transformar cada problema e, a partir dele, criar uma solução. Um bom exemplo é o transporte urbano de Curitiba que funciona tão bem que hoje são mais de 81 cidades em todo o mundo implantando sistemas parecidos”, afirmou Lerner. O urbanista alerta que a falta de planejamento urbano coloca em risco a sociedade e também o meio ambiente. Segundo ele, o processo de planejamento de uma cidade leva tempo e precisa assim, mas as ações pontuais podem ajudar a criar energia para esse planejamento. Isso é o que Lerner define como acupuntura urbana, ações pontuais e rápidas. "A Ópera de Arame é um exemplo de acupuntura urbana, um teatro que foi construído em dois meses, em uma antiga pedreira e que contribui culturalmente para mudar a cidade”, exemplificou o arquiteto. Ele defende que a cidade sustentável deve gastar menos e tentar ao máximo reutilizar recursos, mesmo que seja em pequena escala. “Começar com projetos pequenos, ações pequenas, no futuro se mostram responsáveis pelas maiores transformações das cidades” finaliza.
Sobre a CICI é um projeto que faz parte da iniciativa Cidades Inovadoras, um movimento articulado em rede, que promove e apoia ações com foco na sustentabilidade, equilíbrio social e maior harmonia entre o homem e o meio ambiente. A primeira edição da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras – CICI2010 superou todas as expectativas de público e conteúdo. O evento recebeu mais de 3 mil participantes e 200 cidades de todo o mundo para assistir os painéis dos 105 conferencistas convidados.
A CICI2011 é uma realização FIEP, SESI, SENAI e IEL, com correalização do Cifal Curitiba, Unitar e conta com o apoio institucional da Metropolis - World Association of Major Metropolises, Departamento de desenvolvimento Urbano de Berlin, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Cifal, Centro de Transporte Sustentável Brasil (CTS), Wageningen e AVINA.
SERVIÇO II Conferência Internacional de Cidades Inovadoras – CICI2011 Data: 17 a 20 de maio de 2011 Local: Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP/FIEP) – Avenida Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba – Paraná – Brasil Inscrições e programação: http://www.cici2011.org.br/
FONTE: Comunicação Social Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP
Nenhum comentário:
Postar um comentário