----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Artigo: Tecnologia e inovação para um caminho sustentável

A razão de ser de 100% das empresas do mundo inteiro é a de produzir bens e serviços que venham atender as necessidades humanas, que são as molas propulsoras da economia. O problema econômico aparece porque os recursos econômicos são escassos e, por isso, não geram produção suficiente para atender a todas as necessidades. Daí, surge o desafio ou o problema econômico.

As necessidades humanas são crescentes porque: a) a população mundial continua crescendo e b) a renda dos consumidores, apesar da péssima distribuição da riqueza, também continua crescendo. Com mais gente e com mais renda, a demanda global por bens e serviços se expande, pressionando por mais recursos econômicos. Entre os recursos econômicos, há os recursos naturais, os humanos e o capital, sendo que este nada mais é do que a combinação dos dois primeiros. Por exemplo, uma máquina (considerada capital) resulta da combinação de minérios de ferro convertidos em aço com a participação do ser humano. Não há capital sem os recursos humanos.


O desafio da sustentabilidade

Com esta pressão da população por mais bens e serviços, o grande desafio é o de atender as necessidades humanas, preservando os recursos naturais, que são extraídos diretamente da natureza, tais como solos (urbanos e agrícolas), os minerais, as águas (dos rios, dos lagos, dos mares, dos oceanos, e do subsolo), a fauna, a flora, o sol, e o vento (como fontes de energia), entre outros. Este é o grande desafio, o da sustentabilidade, por ser um problema de manutenção e ampliação da capacidade produtiva da economia.


Tecnologia e inovação: o caminho inteligente

De um lado, a sociedade pressiona por mais bens e serviços e por isso, aumenta a demanda por mais recursos econômicos, inclusive os naturais. De outro lado, as empresas, pelo ambiente econômico de crescente competição (concorrência), são pressionadas a serem competitivas, se quiserem sobreviver e crescer. Para atender simultaneamente a estes dois desafios (maior demanda por recursos por parte da população com maior competitividade das empresas), a via tecnológica é o caminho inteligente que o ser humano dispõe para resolver o problema econômico e tornar as empresas mais competitivas.

Pela inovação e uso de novas tecnologias é possível aumentar a produtividade (que é a relação entre o volume produzido e a quantidade utilizada de recursos). A maior produtividade resulta em duas coisas simultaneamente: a) aumenta a produção de bens e serviços, ajudando, assim, a resolver o problema econômico, ou seja, é o caminho para uma sociedade atender melhor suas necessidades; b) possibilita a uma empresa reduzir o custo unitário, isto é, o custo médio de produção, que, na verdade é a única variável nas mãos de uma empresa, porque o preços dos produtos dependem da decisão dos consumidores. Portanto, a inovação é o principal caminho tanto para resolver o problema econômico de uma sociedade como também para tornar suas empresas mais competitivas (com custos menores).


O desafio da inovação no Brasil

O grande problema da utilização de tecnologia no Brasil é que investimos muito pouco, algo como apenas US$ 50 por brasileiro por ano, enquanto na média dos países desenvolvidos de um modo geral ultrapassa US$ 400 por habitante/ano. Como a economia brasileira até poucos anos atrás era muito fechada, não havia muitos estímulos para as empresas serem competitivas, como acontece atualmente por pressão do mercado, que está num ambiente de muita competição.


Um exemplo: agricultura

A agricultura brasileira é um excelente exemplo de adoção de novas tecnologias que permitiram duplicar a produção de grãos nos últimos quinze anos, expandindo apenas 30% a área cultivada, o que significa dizer que a maior produtividade (pela via tecnológica) da terra no Brasil possibilitou o agronegócio o Brasil ser competitivo internacionalmente. Em suma, o desafio humano é do aumentar o bem-estar (isto é, mais produção de tudo), preservando os recursos naturais. A tecnologia é o grande caminho para resolver este desafio. Pense nisso!.

Prof. Judas Tadeu Grassi Mendes é Ph.D. em economia pela Ohio State University (USA) e pós-doutor pela mesma universidade. Foi professor titular da UFPR durante 21 anos e professor visitante nos EUA, no Japão e na Alemanha. Foi pro-reitor da UNIFAE e da Universidade São Francisco no Estado de São Paulo. Autor de seis livros de economia. Fundador e atual diretor presidente da Estação Business School. Recebeu nos EUA o premio Alumni International Award como profissional de sucesso

Artigo publicado originalmente na edição 22
Revista Geração Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário