----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CURITIBA SEDIARÁ A X CONFERÊNCIA ANPEI EM ABRIL PRÓXIMO

O evento será promovido entre os dias 26 e 28 de abril próximo, em parceria com a FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, através do CIETEP - Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná. O tema eleito para a X Conferência será a “Cooperação para Inovação Sustentável”.

Programação
A programação da X Conferência, deverá contar com renomados palestrantes do Brasil e do exterior, com destaque para o professor PHD e pesquisador americano Stewart L. Hart, da Universidade de Cornell (EUA), que vai repassar toda suas experiências no campo do desenvolvimento tecnológico e inovação, baseado nos mais avançados conceitos da Sustentabilidade. Para ele “a Inovação não pode existir sem levar em conta a Sustentabilidade e vice-versa”.

Outra grande expectativa já está sendo proporcionada pela palestra que farão as autoras do livro “The Future of Innovation” - a alemã Bettina Von Stamm e a russa Anna Trifilova - sobre mesmo tema da obra, que se constitui num grande sucesso dentro das comunidades da pesquisa e desenvolvimento tecnológico e da inovação. Betina é fundadora do Innovation Leadership Forum (Reino Unido) e Anna Trifilova é chefe do departamento de Marketing da Nizhny Novgorod Architeture and Civil Engineering State University (Rússia).
Entre as principais atrações do encontro estão os “cases” de sucesso apresentados por empresas inovadoras com foco na Sustentabilidade. Esses casos já estão sendo coletados junto aos associados da Anpei. Na Conferência anterior, realizada ano passado em Porto Alegre, as empresas inscreveram mais de 90 projetos, dos quais 45 foram selecionados e apresentados em reuniões temáticas e 4 deles em plenárias, como notáveis destaques da pesquisa, desenvolvimento e inovação dentro da Engenharia brasileira.

Haverá, ainda, a realização de uma exposição de produtos e serviços desenvolvidos por empresas, entidades e instituições governamentais de fomento à pesquisa tecnológica e à inovação no País.

Mais informações sobre a X Conferência ANPEI poderão ser obtidas pelo website www.anpei.org.br/xconferencia.

PERFIL ANPEI
Em 2010, a ANPEI - Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, que reúne 150 empresas e entidades, oficiais e privadas, voltadas para a Inovação Tecnológica, comemora 26 anos de atividades. A entidade foi criada para estimular a inovação tecnológica nas empresas nacionais e, conseqüentemente, para aumentar a competitividade do Brasil no mercado global e assegurar sua auto-sustentabilidade econômica.
Como associação representativa do segmento das empresas e instituições inovadoras dos mais variados setores da economia, a ANPEI atua junto às instâncias de governo e formadores de opinião, visando elevar a inovação tecnológica à condição de fator estratégico da política econômica e de ciência e tecnologia do Brasil.

Suas ações estão voltadas para:
Fortalecer a inserção da inovação tecnológica na agenda política do País, visando a elaboração e a implementação de políticas de Estado voltadas para o incentivo à inovação;
Promover a inovação tecnológica como fator estratégico para a melhoria da competitividade das empresas;
Sensibilizar a sociedade para a importância da inovação tecnológica como fator de propulsão do desenvolvimento econômico nacional;
Propiciar às empresas capacitação para melhor gerenciarem o esforço inovador;
Apoiar o setor acadêmico na formação de recursos humanos e na geração do conhecimento científico.

A ANPEI atua em 14 fóruns de âmbito nacional e regional e tem contribuído com sua representatividade através de informações, propostas e ações para melhoria das condições das empresas que praticam P&D no país.

Especificamente em relação à lei da Inovação e à lei que concede Incentivos Fiscais para as empresas que praticam P&D no país (Lei do Bem), a Anpei teve e tem uma participação ativa e marcante na elaboração dos respectivos textos, levando ao Governo os pleitos e as sugestões de suas empresas associadas. É importante destacar que as ações da Anpei nessa área vêm desde sua criação, em 1984.

A Anpei faz parte de um grupo de sete outras associações internacionais, entre as quais o IRI (Estados Unidos), EIRMA (Comunidade Européia), CRMA (Canadá), ADIAT (México), AIRG (Austrália), KOITA (Coréia do Sul) e JATES (Japão). Este conjunto de entidades e suas respectivas empresas associadas constituem um fórum privilegiado de intercâmbio de informações e práticas na área tecnológica, viabilizando o benchmarking internacional.

Em conjunto com a ABIPTI e a ANPROTEC, a ANPEI participa da “Aliança Estratégica para a Promoção da Inovação Tecnológica”. A missão da Aliança é, através de sua forte representatividade, ampliar seu poder de influência nas definições e políticas ligadas à pesquisa tecnológica.

A Associação também desenvolve uma série de atividades voltadas para a integração e capacitação de seus Associados, procurando sempre atender suas necessidades. Serve como fórum para troca de experiências entre os representantes das empresas sobre as melhores práticas de gestão da inovação e de como tirar o melhor proveito da inovação tecnológica para a competitividade no mercado local e no mundo globalizado. Procura ainda aprimorar a formação dos profissionais e técnicos dos Associados, para atuarem com sucesso na gestão desse tipo de atividade.

O Comitê Temático Anpei é uma iniciativa com o objetivo de discutir assuntos considerados relevantes para as empresas associadas e seus gestores de tecnologia. Trata-se de um grupo de pessoas com interesses comuns em um determinado tema, para, em conjunto, discuti-lo e desenvolvê-lo, divulgando os resultados nas Conferências anuais da entidade, aos demais membros associados da ANPEI.

Personalidades que se destacam por sua contribuição em prol da pesquisa, da inovação e do desenvolvimento tecnológico do Brasil são reconhecidas pela ANPEI por meio de seu Prêmio de Mérito Tecnológico, instituído em 1989 e é concedido a cada dois anos. Seus ganhadores foram José Mindlin (Metal Leve), Ozires Silva (Embraer), Edson Vaz Musa (Rhodia), Jacques Marcovitch (Cesp), José Paulo Silveira (Cecrisa), Celso Foelkel (Riocell), Ronan de Freitas Pereira (Vallée), Carmine Taralli (Pirelli Cabos), Ernesto Heinzelmann (Embraco), Ronaldo Mota Sardenberg (Ministro da Ciência e Tecnologia), Hermann Heinemann Wever (Siemens), Eugênio Staub (Gradiente) e Moacyr Sens (Weg Motores).

Em outubro de 2008 foi lançado o Selo Anpei de Empresa Inovadora que visa reconhecer e identificar empresas que investem na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil. As empresas que possuírem o Selo Anpei de Empresa Inovadora serão prontamente reconhecidas pelo valor e pela importância dados à inovação tecnológica.

O evento de maior abrangência da entidade é a Conferência Anpei, que reúne anualmente especialistas de P&D, do Brasil e do exterior, além de entidades governamentais, onde se discutem importantes aspectos da inovação tecnológica e do desenvolvimento tecnológico no Brasil e no mundo. Em 2010 a X Conferência Anpei, será realizada na sede da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, no período de 26 a 28 de abril. Na edição anterior, em Porto Alegre, teve a participação de quase 700 inscritos.

Consultoria de Imprensa:
Mecânica de Comunicação Ltda.
Tels.: (11) 3259.6688/1719 – Fax: (11) 3256.4312
E-mail: meccanica@meccanica.com.br

Apoio em Curitiba
Enfoque Assessoria de Comunicação
Tel/fax: (41)3352.2099 - E-mail: altair@enfoque.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário