----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Compensação de carbono em T I

ATOS ORIGIN LANÇA SERVIÇOS DE CLOUD COMPUTING E SOLUÇÕES DE IMPACTO ZERO DE CO²

A empresa é a primeira do segmento a oferecer compensação de carbono decorrentes de TI para sua carteira de clientes na França

A Atos Origin, empresa internacional de serviços de tecnologia da informação (TI), lança dois novos serviços para o mercado europeu. O Atos Sphere, uma solução de cloud computing e o serviço Meta de Impacto Zero de Carbono, serviços Verdes de TI. Com estes lançamentos, a empresa dá início à sua estratégia de oferecer soluções inovadoras tanto para aumentar seu desempenho operacional como para contribuir com novos modelos de crescimento para clientes com foco em resultados de negócios e competitividade no mercado global.

O Atos Sphere é uma solução de cloud computing que combina serviços transacionais de alta tecnologia, consultoria, integração de sistemas e serviços de operações gerenciadas flexíveis, pagos de acordo com o uso. A solução inclui consultoria para empresas com foco no planejamento e gerenciamento de programa de cloud, com o suporte da empresa no acompanhamento do processo de escolha e investimento na estratégia certa de TI;

Serviços de Infraestrutura Cloud hospedado em centros de processamento de dados Atos Origin contemplando segurança e serviços sob demanda por meio de nuvem privada para obter acesso à flexibilidade e escalabilidade de tecnologias Cloud e para assegurar uma plataforma de hardware dedicada e identificada. Os serviços também incluem Nuvem Compartilhada, com foco nos benefícios de partilhar recursos.

Serviços Funcionais acessíveis para empresas de todos os portes como soluções SAP, migração de dados, gerenciamento de ciclo de vida de produto e pacote de soluções online in company, flexível e pago de acordo com o uso.


TI VERDE
A Atos Origin dá início este ano à prestação de contas sobre sustentabilidade. O relatório de 2009, está sendo elaborado de acordo com a Iniciativa Global de Relatório (GRI), que contempla padrões mundiais de sustentabilidade. Assim, a empresa é a primeira empresa de Tecnologia da Informação a realizar este relatório. A Atos Origin mediu sua emissão de carbono e reportou os resultados ao Projeto de Divulgação de Emissão de Carbono, uma organização independente dedicada a compartilhar e orientar corporações sobre emissão de CO². Na França, a empresa conduziu uma auditoria de emissão de carbono em parceria com a French Environment and Energy Management Agency (ADEME) e o Conseil em Développement Durable et Eco-conception (O2 France) para avaliar a emissão global de carbono de seu Centro de Processamento de Dados em Aubervilliers, França.

Nos mercados de atuação da Atos Origin já existe no portfólio de serviços o acompanhamento de clientes para a tomada de decisões sustentáveis, permitindo integrar melhores práticas de eficiência energética para minimizar o impacto de CO² na atmosfera. Esses serviços incluem:

Serviços e soluções de transformação, incluindo avaliação de maturidade de sustentabilidade (planejamento de sustentabilidade), sistemas de medição operacional (sustentabilidade inteligente), programa de gestão de mudanças (comportamentos culturais sustentáveis), empresa digital (ambiente de trabalho sustentável) e transformação de negócios (aquisições verdes, cadeia de suprimento verde e manufatura verde), para oferecer o melhor equilíbrio entre desempenho e eficiência ambiental.


Projetos de Transformação Verde de TI, incluindo racionalização do portfolio de aplicativos, eficiência energética no local de trabalho, transformação da infraestrutura verde, usando as novas tecnologias de virtualização e centros de processamento de dados verdes, onde aplicativos são hospedados de forma amigável ao meio ambiente. Para diminuir ainda mais o carbono emitido por aplicativos de hospedagem, a Atos Origin concluiu uma parceria com a Schneider Electric, empresa especializada na gestão de energia, para implantar a melhor tecnologia de resfriamento de desempenho verde em seus centros de processamento de dados. Através dessas diversas soluções, a emissão de CO² de TI dos clientes Atos Origin pode ser significativamente reduzida.

A partir deste, a empresa passará a oferecer aos seus clientes compensação das emissões restantes de CO² decorrentes de TI, por meio de parcerias. Esta iniciativa fará parte dos programas de compensação de emissão de CO² com o objetivo principal de reduzir tais emissões.


Para Thierry Breton, CEO Atos Origin, “Cloud Computing e TI Verde representam uma importante mudança na abordagem de negócios para a indústria de TI, bem como para nossos clientes. A Atos Origin pode ajudar as empresas em sua jornada e acompanhá-los em todo o processo de migração para Serviços Cloud verdes, já que somos capazes de criar soluções de transformação customizadas para as necessidades do mercado. Acreditamos que os novos serviços Atos Sphere e Meta de Impacto Zero de Carbono serão integrados ao ambiente existente de nossos clientes e considerados parte de sua estratégia geral. Prevemos que nossos novos serviços farão parte do pilar de novos modelos de crescimento pós crise financeira mundial não só para empresas, mas também para o setor público", sinaliza Breton.


ATOS ORIGIN

A Atos Origin é parceira oficial de TI do Comitê Olímpico Internacional (COI) e contempla nos projetos de infraestrutura para os jogos olímpicos consultoria de sustentabilidade como foi feito para os Jogos Olímpicos de Inverno 2010 a serem realizados no próximo mês em Vancouver, Canadá. Projeto de sustentabilidade que também será adotado nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012.

Entre os projetos sustentáveis já desenvolvidos pela Atos está o realizado para a ERDF, empresa subsidiária da EDF, a maior rede de distribuição de eletricidade da União Européia. A ERDF escolheu a Atos Origin para criar a arquitetura do sistema de informação e para atuar como gerente líder do consórcio de empresas de tecnologia para substituir 35 milhões de medidores de eletricidade na França. A Atos Origin também desenvolveu uma solução inovadora de emissão de passagens aéreas via telefonia celular para a Air France com o objetivo de reduzir o uso de papel. A empresa também foi a responsável pela terceirização da infraestrutura da agência de rodovias do Reino Unido o que possibilitou uma redução 50% em emissões de carbono e uma economia anual de 4 milhões de libras para o governo britânico.
Mais informações: http://www.atosorigin.com/

Fonte: http://www.inpresspni.com.br/
cristina.camarena@inpresspni.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário