----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Responsabilidade Social na Mídia


O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em parceria com o Sesi Paraná, promoveu nesta quinta-feira (22) o debate “Responsabilidade Social Empresarial na Mídia”. O encontro, que acontece na sede Fiep e reuniu representantes da mídia e também da academia e de empresa e discutirá as oportunidades de trabalho conjunto na área de responsabilidade social, em iniciativas voltadas à sociedade.
Participaram do debate Clarice Lopez Alda, diretora executiva do Instituto RPC; Antoninho Caron, coordenador do curso de mestrado em organizações e desenvolvimento da Unifae - Centro Universitário Franciscano, e Heloisa Covolan, coordenadora de responsabilidade social da Itaipu Binacional. A moderação foi feita pelo jornalista Eugênio Esber, diretor de redação da Revista Amanhã.
O debate durou 2 horas e conteu com a participação de aproximadamente 60 profissionais ligados a área de sustentabilidade e mídia. Os debatedores comentaram sobre as questões gerais da influência do tema nas rotinas diárias das pessoas e também nas estratégias empresariais. Aspectos ligados a resíduos, gestão responsável e desafios foram abordados nas explanações como também nas perguntas dos participantes.
O encontro fez parte do programa Responsabilidade Social Empresarial na Mídia, criado pelo Instituto Ethos no ano 2000, para atuar junto a um dos públicos alvo da organização, que são os jornalistas. Pelo programa, são realizados debates sobre a mídia e a responsabilidade social e seminários sobre o tema nas redações.
Além disso, foi criado também o Prêmio Ethos de Jornalismo, que a cada dois anos reconhece os melhores trabalhos sobre responsabilidade social empresarial nas categorias jornal, revista, TV, rádio e internet. O Instituto já tem também mais de mil profissionais cadastrados na Rede Ethos de Jornalistas, permitindo troca de ideias e e experiência sobre como trabalhar o tema no dia a dia das redações e como trabalhar a gestão socialmente responsável nas empresas de comunicação.
Atividades semelhantes são realizadas também para as empresas e as academias. Os três públicos (mídia, empresas e academias) já podem interagir virtualmente através da plataforma “Internethos”. O encontro de Curitiba é o primeiro para reunir representantes dos três públicos de forma presencial.

2 comentários:

  1. Olá

    O debate sobre RSE na Mídia continua aqui...

    Abs.
    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante a abordagem do Prof. Caron sobre o aspecto "lucro empresarial" na sustentabilidade. A função social da empresa em ter que gerar seu resultado é essencial para o negócio e também para a comunidade.Pois possibilitará a continuidade da empresa. Os negócios geralmente, em função das questões mercadológicas, trabalham em seus limites de margens e rentabildiade.

    Pedro Salanek Filho

    ResponderExcluir