----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CONGRESSO MOSTRA INICIATIVAS DO ESTADO DO PARANÁ EM PROL DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO


Práticas que melhoram o meio ambiente e ajudam a gerar renda, como a de Tibagi e a de Campina Grande do Sul, estão entre as que se destacaram na mostra
Produtos feitos com materiais recicláveis e um sistema alternativo de tratamento de resíduos domiciliar estão entre as práticas bem sucedidas, alinhadas com os Objetivos do Milênio e apresentadas no 2º Congresso Nós Podemos Paraná, que acontece no Cietep, em Curitiba, por iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Ao todo foram apresentadas 14 iniciativas. “A Mostra superou as expectativas. Além da boa participação, o que impressionou foi a qualidade e o impacto social das iniciativas”, disse o coordenador da Mostra de Projetos, Angelo Tadini.
As iniciativas foram selecionadas nas Mostras de Projetos Nós Podemos Paraná, realizadas por entidades e poder público em Maringá, Guarapuava, Londrina, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Araucária, Bandeirantes e Cascavel. Uma das iniciativas apresentadas é a do Grupo Artesanato Amigo do Planeta, de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba. O grupo trouxe para a mostra do Congresso mochilas, bolsas, bijuterias e objetos de decoração, feitos com material reciclável, confeccionados por moradores do bairro Jardim Paulista, conhecidos como “artesãos da comunidade”.
“Eles recebem e transformam garrafas pet, retalhos, madeira e telhas em verdadeiras obras de arte, que são comercializadas na loja do Grupo”, explicou Lucia Messias, voluntária e integrante do Grupo Artesanato Amigo do Planeta. “Essa apresentação é uma oportunidade de divulgar o nosso trabalho. É como se estivéssemos em destaque numa vitrine, em frente ao público que realmente tem interesse pela causa”, disse Lúcia, ressaltando que espera servir de exemplo e incentivo para novas ações sociais.
“Nossa loja é um ponto de educação ambiental, ninguém sai de lá sem pelo menos pensar em começar a separar o lixo”, afirmou. Segundo ela, separar o lixo e entregá-lo para quem possa transformá-lo é uma atitude de imensurável valor para o meio ambiente e para as pessoas que têm nos resíduos uma fonte de renda.
Além de receber doações de materiais recicláveis, o Grupo Artesanato Amigo do Planeta capacita as pessoas a utilizá-los para o desenvolvimento de novos produtos, que podem ser comercializados a preços que variam de R$2,00 a R$100,00 dependendo da matéria-prima utilizada. Ainda de acordo com Lúcia, o sucesso de certos produtos é tão grande que o Grupo teve de patentear as mochilas criadas e feitas a partir de garrafas pets.
Resíduos domiciliares - Outra iniciativa destacada na Mostra foi da Prefeitura de Tibagi, no Norte do Paraná. Trata-se do Programa Recicla Tibagi, que já está sendo implantado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo. O objetivo é implantar um sistema de tratamento de resíduos domiciliares, comprometido com a proteção ambiental, através da sistemática de recolhimento, separação de dejetos e destinação correta.
O prefeito de Tibagi, Sinval Silva, explicou que o objetivo do projeto é acabar com o lixão do município, construir um sistema de tratamento e não só de destinação final dos resíduos; criar oportunidades de trabalho e renda; proteger a saúde pública; e conscientizar a população a respeito da importância da reciclagem e compostagem.
Segundo o prefeito, faz parte da metodologia do programa a criação da Associação de Materiais Recicláveis de Tibagi, a construção do Centro de Triagem e Compostagem e a desativação do lixão a céu aberto, além da capacitação dos catadores de recicláveis, que passarão a atuar como agentes ambientais e a conscientização ambiental da população de Tibagi.
O programa já trouxe como resultado a conquista do Selo Ehco Cidade Limpa, concedido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), do governo do Paraná. Outros benefícios destacados são a melhoria da limpeza na cidade, o reaproveitamento de materiais e o aumento da vida útil do aterro sanitário e a geração de trabalho e renda, por meio da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis.
“No Paraná, mais de 80% dos municípios com menos de 30 mil habitantes podem adequar suas coletas de lixo ao modelo adotado por Tibagi”, disse o prefeito. “O programa diferencia-se de outras abordagens por promover a inclusão social e econômica dos catadores, promover a defesa de seus interesses e garantir trabalho e renda”, destaca Silva.
Ao todo, foram apresentados na Mostra 14 projetos sociais desenvolvidos por entidades e poder público de todas as regiões do Estado. Fonte: Assessoria de Imprensa - FIEP

Um comentário:

  1. muito bom assim que se deve seguir o exemplo o Brasil inteiro

    ResponderExcluir