----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 9 de junho de 2014

EXPO ARQUITETURA SUSTENTÁVEL TERÁ CASA SUSTENTÁVEL CRIADA COM BASE NOS CRITÉRIOS AQUA-HQE



Melhores práticas sustentáveis serão exibidas em 120 m², em projeto de residência que utiliza tecnologias e métodos de desempenho ambiental na construção. 


Um novo modelo de casa sustentável está sendo projetado com exclusividade para a Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração, nova feira da Reed Exhibitions Alcantara Machado que acontece de 26 a 28 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. O projeto é desenvolvido pela Inovatech Engenharia, cujo diretor, Luiz Henrique Ferreira, antecipa algumas informações: “Temos reservados 120 m² para o projeto, que inclui duas casas separadas por uma pequena praça". As empresas que terão produtos na Casa AQUA 2014 ou estarão presentes institucionalmente são Leroy Merlin, Onduline, Otto Baumgart, Windeo, Rondobel, Rede Habitat (linha da Cebrace) e a Ecoblock. O projeto arquitetônico é de Rodrigo Mindlin Loeb.

A certificação AQUA-HQE é uma chancela de desempenho ambiental para a construção civil concedida pela Fundação Vanzolini, principal certificadora da construção civil no Brasil. O AQUA-HQE é resultado da convergência dos referenciais técnicos das certificações de origem francesa, HQE, e da brasileira, Processo AQUA – essa última apropriada ao meio ambiente e à evolução da cultura e regulamentação no Brasil. A certificação busca promover e reconhecer as condições ideais de conforto e saúde para os usuários, atendendo integralmente a legislação e obtendo viabilidade econômica por meio da análise do ciclo de vida dos empreendimentos.

A primeira edição da Expo Arquitetura Sustentável tem como objetivo popularizar a utilização de práticas sustentáveis em todos os tipos de imóveis. “A ideia é oferecer a expositores e visitantes um ponto de encontro extremamente democrático, que comporte todas as certificações de sustentabilidade existentes no mercado – explica Liliane Bortoluci, diretora da feira – como os britânicos BREEAM e SKA Rating, o alemão DGNB e a certificação AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini, o mais utilizado no Brasil”.

Indicadores da Fundação Vanzolini mostram um crescimento expressivo num período de quatro anos. De 2009 a 2013, as edificações certificadas com o selo AQUA passaram de sete para 215, contabilizando mais de 5 milhões de m² de áreas construídas certificadas. Só em São Paulo são 131 delas, 45 no Rio de janeiro, e o restante distribuído por outros 11 estados brasileiros, entre residências, edifícios comerciais, escolas, entre outros. A tendência é que se mantenha a taxa de crescimento. A construtora Even, por exemplo, determinou que a partir de 2012 todos os empreendimentos habitacionais da cidade de São Paulo bem como desde 2013, os da cidade do Rio de Janeiro, deveriam obedecer aos rigorosos critérios sustentáveis do AQUA-HQE.

Serviço:

Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração.
Data: 26 a 28 de agosto de 2014 
Local: Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho - São Paulo - SP
Horários: Exposição: 11h às 20h / Conferência: 9h às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário