----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Campanha de eficiência energética pode evitar racionamento no período da Copa

Ministro Lobão admite que pode ser necessário incentivar a 

redução do consumo


A hipótese de promover uma campanha para economia de energia foi considerada pelo Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A afirmação foi feita em entrevista concedida ao Wall Street Journal em abril, e comentada em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, em que o ministro explica que, caso não ocorressem chuvas suficientes nos meses de abril e maio, para recuperar os reservatórios, o governo poderá lançar um apelo para que a população reduza voluntariamente o consumo.

Contrariando a opinião dos analistas, Lobão manteve a argumentação de que não existe ameaça de racionamento, dúvida surgida com a preocupação de garantir a realização dos jogos da Copa do Mundo da FIFA, entre junho e julho, sem contratempos por falta de energia.

Segundo o ministro, o racionamento nos moldes em que aconteceu em 2001 não é uma possibilidade, o que seria “uma dor de cabeça” para o governo, por conta da realização da Copa do Mundo e em um ano de eleições. Lobão comentou inclusive, que caso o racionamento seja inevitável, não será adotada a medida de cobrança de multa para quem não economizar. “Não estamos trabalhando com a hipótese de racionamento de energia. Temos a convicção de que isso não será necessário”, declarou Lobão.

            Enquanto esse prazo avança, persiste a necessidade de que governo, iniciativa privada, ONGs, entidades, e a sociedade em geral se posicionem diante das questões de energia e apresentem questionamentos, cada qual com suas contribuições. Fato é que quaisquer decisões refletem na Economia, nos negócios e também no cotidiano do cidadão, e é também o que motiva discussões sobre a importância do consumo consciente.

É neste contexto que a ABESCO, reunirá os mais renomados profissionais e empresas promovendo, no segundo semestre, o 11º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) e ExpoEficiência, maior evento brasileiro voltado à disseminação de tecnologias e oportunidades em eficiência energética. As empresas interessadas em investir neste setor poderão participar de palestras, debates e conhecer novas tecnologias, produtos e serviços. A feira destinará uma área para o COBEE Experience, espaço dedicado à apresentação de inovações tecnológicas promovidas pelas empresas participantes da ExpoEficiência, com o objetivo de oferecer ao público a chance de vivenciar a aplicação de soluções em Eficiência Energética nas atividades relacionadas ao seu dia a dia.

Especialistas brasileiros e estrangeiros discutirão elementos que passam por melhores práticas empresariais, eliminação de perdas em eletricidade, gás e água e a adoção de equipamentos eficientes e processos automatizados. Esses e vários outros aspectos diretamente ligados à questão financeira, otimização de custos e, por consequência, maior competitividade no mercado.

“2014 é um ano de inovações e oportunidades para empresas e profissionais visionários que identificam em eventos deste porte o caminho para abertura de novos negócios e fortalecimento de network”, comenta Rodrigo Aguiar, presidente da ABESCO.



Serviço
11º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) e ExpoEficiência
21 e 22 de julho de 2014
08h30 às 18h00
Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário