----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dia de Proteção à Floresta lembra a importância da preservação do Meio Ambiente

Visão aérea Florestas Faber-Castell em Prata MG

O Dia de Proteção à Floresta, comemorado em 17 de julho, traz um alerta para o aumento do desmatamento e destruição das florestas. A Faber-Castell, que tem a responsabilidade socioambiental como um dos seus pilares de atuação, destaca a importância da preservação do meio-ambiente para a conservação da vida nos mais diferentes aspectos.

E esta preocupação tem fundamento: para se ter uma ideia da gravidade do problema, dos quase 70 milhões de km2 de florestas que se estendiam sobre a Terra nos últimos milhares de anos, restam pouco mais de 20 milhões hoje. O Brasil, que abriga 17% das florestas nativas e 34% das florestas tropicais do mundo, apenas nos últimos três anos, devastou áreas que correspondem ao território da Bélgica e Holanda, somadas.

Por isso, o respeito à natureza é parte integrante de todas as etapas que envolvem os negócios da Faber-Castell. Um dos destaques é a produção do EcoLápis, feita com 100% de madeira plantada e certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council). Nas áreas onde mantém seus plantios, a empresa realiza manejo sustentável e de baixo impacto social e ambiental. Especialmente com o uso múltiplo das árvores, onde 100% de cada planta é aproveitada: os resíduos viram adubo, a serragem que sobra depois do corte é utilizada para a geração de energia na própria fábrica, o excedente da madeira é comercializado para a produção de chapas de MDF, OSB, entre outros. 

Há dois anos e meio, a Faber-Castell trabalha com o novo conceito de Floresta Orgânica, cujo processo elimina ao máximo o uso de produtos químicos. Com isso, a empresa gera um ganho de 30 a 35% para a própria planta, somando benefício genético, programa de nutrição e a floresta orgânica. A ação causará ainda menos impacto para a natureza num futuro próximo, com os melhores resultados para a floresta e também para a produção do EcoLápis.

Hoje, as florestas da Faber-Castell ocupam 9.6 mil hectares, divididos em 11 parques na região de Prata (MG). Desse total, 2.6 mil hectares são de áreas de preservação permanentes e 6.7 mil de áreas plantadas com Pinus caribaea var. hondurensis - matéria-prima para a produção dos seus EcoLápis. Nestes parques florestais, a preservação da fauna e da flora está entre as preocupações permanentes da empresa. Os projetos Arboris e Animalis, por exemplo, foram criados muito antes da biodiversidade se tornar uma questão real da sociedade.

O projeto Arboris consiste na preservação, recuperação e adensamento de remanescentes da flora nativa presente nos parques florestais da empresa. Mais de 300 espécies nativas já foram identificadas nos inventários executados. O conhecimento detalhado da flora existente, ao lado de estudos da fauna, definem as ações da empresa para a criação de ambientes propícios à manutenção e atração das espécies.


Através deste Projeto a Faber-Castell implanta e sustenta o conceito de Uso Múltiplo da Floresta, que garante a conservação da biodiversidade, preservação dos recursos hídricos, edáficos e geração de empregos. Além disso, contribui para ganhos de qualidade de vida de toda a população local por meio da purificação do ar (sequestro de carbono de suas florestas nativas e plantadas) e também orienta a todos os seus vizinhos e comunidades locais do uso do solo e manejo correto dos recursos naturais. Desta forma, gera benefícios diretos e indiretos a todos os envolvidos na Gestão de suas Florestas.

Números
Área total do projeto – 9.600 hectares
Área plantada – 6.700 hectares
Área de Preservação Permanente e de Reserva Legal – 2.700 hectares (26%)
Áreas Próprias – 63%
Áreas Arrendadas – 37%
Estas áreas estão divididas em 11 parques florestais situados nos municípios de Prata, Uberlândia e Coromandel, no Triângulo Mineiro. Um dos parques florestais possui a importante função de servir como área de pesquisa e desenvolvimento, com plantios geneticamente melhorados e com pomares de produção de sementes  e outro totalmente utilizado para preservação ambiental.


Faber-Castell
SAC: 0800-7017068

Nenhum comentário:

Postar um comentário