----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 12 de abril de 2013

10º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética e ExpoEficiência consolida-se como mais importante evento do setor


COBEE reúne consumidores empresariais, provedores de soluções, agentes públicos e pesquisadores nos dias 2 e 3 de julho em São Paulo

O Congresso Brasileiro de Eficiência Energética e ExpoEficiência (COBEE) chega à sua 10ª edição consolidado como o mais importante evento do setor. Promovido anualmente pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), o congresso deste ano coincide com um momento em que os temas eficiência energética e usos sustentáveis de recursos naturais se encontram no centro das discussões governamentais, pois, cada vez mais, são percebidos como um mercado de amplas oportunidades.

Apenas para se ter uma ideia, no setor de energia elétrica o potencial de economia é de cerca de 10% do consumo nacional, o que representa um valor estimado em R$ 10 bilhões por ano. O número está em linha com a meta de planejamento definida pelo Ministério de Minas e Energia (MME)1, e o índice de conservação de energia2 pode atingir a marca de 42% na indústria, 37% no setor residencial e 22% no setor de comércio e serviços. Para atender a essa demanda algumas linhas de apoio têm surgido no mercado, como o cartão BNDES para financiamento de estudos das ESCOs - Empresas de Serviços de Conservação de Energia.

1 Plano Nacional de Eficiência Energética do MME (PNEf-2030)

2 Plano Nacional de Energia do MME (PNE-2030)

Principal espaço de debates sobre eficiência energética no país, durante o COBEE 2013 os participantes terão oportunidade de conhecer os mais atuais e importantes temas relacionados ao assunto em diferentes esferas como planejamento, sustentabilidade e incentivos, bem como sobre projetos de eficiência energética em sistemas elétricos, térmicos e utilidades, entre outros.

Como nos anos anteriores, nesta edição as palestras serão apresentadas por representantes de ministérios e outros órgãos do governo, além de profissionais de empresas nacionais e internacionais que atuam no setor. No primeiro dia haverá palestra magna com o tema “Brasil sustentável”, ministrada pelo jornalista André Trigueiro, profissional renomado no tema que atua na Rede Globo de Televisão como repórter do Jornal Nacional, colunista do Jornal da Globo, onde apresenta o quadro “Sustentável”, sendo ainda editor-chefe do Programa Cidades e Soluções, da Globo News.

O objetivo do COBEE 2013 é a ampliação dos debates sobre as oportunidades existentes no PNEf e o desenvolvimento de ações rumo a concretização dos objetivos propostos para os vários segmentos envolvidos. Outro assunto em debate será a implantação da ISO 50.001 em organizações e os reflexos positivos nas cadeias produtivas. Além disso, serão abordados os potenciais e competitividade da cogeração, a eficiência em processos industriais (térmicos e elétricos), a viabilidade de novas fontes de energia e tecnologias em sistemas de iluminação e de controle de cargas, a eficiência no uso e reúso da água em programas de eficiência e construções sustentáveis.

Paralelamente ao COBEE, ocorre a ExpoEficiência, uma feira na qual são apresentados os mais novos equipamentos, tecnologias, produtos e serviços voltados à eficiência energética, que nesta edição reúne mais de 50 expositores.

10º COBEE – Congresso Brasileiro de Eficiência Energética
Data: 2 e 3 de julho de 2013, das 9h às 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo – SP
Endereço: Rua Frei Caneca, 569

Sobre a ABESCO

Fundada em 1997, a ABESCO é uma entidade civil, sem fins lucrativos que representa oficialmente o segmento de eficiência energética brasileiro, fomentando e promovendo ações e projetos para o crescimento do mercado energético. A entidade atua para disseminar e promover a eficiência energética, uma atividade técnico-econômica que objetiva proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custos operacionais correlatos, minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico de empresas ou empreendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário