----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 29 de novembro de 2009

Wap revoluciona mercado de higienização com nova lavadora à base de Ozônio

Com tecnologia inédita atestada pela UFPR, a Wap O3 não deixa resíduos na atmosfera e solo


Uma das preocupações atuais das indústrias e comércios de alimentos, produtos perecíveis e poluentes é em relação à eficácia de seus processos de higienização e sanitização. Aliar altos níveis de qualidade nesses procedimentos e ainda controlar possíveis impactos ambientais tornou-se uma busca incessante – e desafiadora – para as empresas do ramo, que esbarram em problemas técnicos para conciliar tais demandas com eficácia. Foi com esse objetivo que a Wap, após dois anos de pesquisas e testes, lança, neste mês, o seu mais novo produto: a lavadora Wap O3.


O equipamento utiliza o ozônio misturado à água e comprovou ser um eficiente desinfetante, eliminando, além das partículas de resíduos, bactérias (como coliformes fecais), parasitas e fungos. Contudo, não bastava ser eficaz, era preciso ser ambientalmente consciente ao desenvolver um produto que não deixasse resíduos ao meio ambiente, como é o caso das lavadoras a base de cloro.



Tecnologia inédita

A tecnologia elaborada – cuja patente foi devidamente requerida – demonstrou excelentes resultados na lavação de grandes áreas ou de áreas com concentração extrema de resíduos; além de estar de acordo com o FDA, órgão governamental dos EUA que faz o controle dos alimentos, suplementos alimentares e medicamentos (seja para humanos ou animais); e com o FSANZ (similar australiano). A utilização do Ozônio e suas aplicações vêm de longa data e são difundidas em muitos países, como Alemanha e Austrália. O fator inédito desenvolvido pela Wap para o O3 foi a concepção do Venture, que produz micro partículas de Ozônio propiciando a estabilização do mesmo por mais tempo na água.

Segundo o professor Ricardo Henrique Godói, do Laboratório de Tecnologia Ambiental, a UFPR tem feito um acompanhamento constante do aparelho. “Temos uma equipe acompanhando este projeto com exclusividade. Nossa preocupação se divide em três esferas: o impacto do Ozônio na área (piso, produtos, máquinas, utensílios, etc.), na pessoa que aplica e no meio ambiente. Nos testes, a tecnologia se mostrou segura”, diz.

Resultados estes também atestados na prática do dia-a-dia. Desde maio, a Distribuidora de Pescados Keli Mozer (localizada no Mercado Municipal) testa o produto. “Todo mundo comentou a diferença, principalmente em relação ao cheiro, que sumiu”, comenta Paulo Mozer, proprietário da peixaria. Mozer aplica a mistura água/ozônio em todo o estabelecimento, “dos balcões às bacias que acomodam o pescado”, conclui. Mas não é apenas em peixarias que a lavadora Wap O3 mostra seus benefícios. Frigoríficos, fazendas, matadouros, supermercados, padarias, laticínios, expositores, depósitos, balcões refrigerados, veículos, hospitais, banheiros públicos – entre tantos outros – podem se beneficiar da Wap O3.

Outro estabelecimento que tem utilizado a nova lavadora é a seção de queijos da Cooperativa Witmarsum. Há 3 meses com o equipamento, os resultados têm sido surpreendentes. “Temos uma Wap O3 aqui, mas certamente compraremos mais, pois estamos muito satisfeitos. Limpamos toda a área com ela e aquele cheiro característico do processamento do queijo praticamente não se percebe”, declara Jürgen Lucas Osório, encarregado de seção.

Para se ter uma ideia, o Ozônio é muito mais eficaz que o Cloro (elemento comumente usado nos processos de higienização). Numa concentração, em água, de 60.000 coliformes por ml, cuja dosagem aplicada de Ozônio seja 0,1 ppm (partículas por milhão), o tempo de extermínio é de apenas 3 segundos. O mesmo exemplo, tratado com cloro, levaria 30.000 segundos – cerca de 8 horas e meia – para que todos os coliformes fossem aniquilados. (Fonte: pg1.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário