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terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CRIANÇAS APRENDEM A DAR OUTRO DESTINO PARA RESÍDUOS ORGÂNICOS

Projeto de compostagem orgânica denominado Minhocagem leva a educação ambiental para as crianças que transformam lixo orgânico em adubo

Zé Nhoco é uma personagem minhoca criada para ajudar crianças a entender e praticar o processo de compostagem orgânica. Numa história ao lado de Seu Sujeira, Tico Bala, Mujinho, Mestre Zangão e Miguel - personagens desenvolvidos pelo ilustrador Crisrobert Caires - Zé Nhoco trabalha na transformação dos resíduos orgânicos em húmus assim como acontece no projeto Minhocagem, que além de conscientizar crianças sobre os cuidados com a natureza, despertando o interesse pela compostagem orgânica e pela preocupação com o lixo, dá um destino correto aos resíduos orgânicos que são transformados em fertilizantes.

O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, lançado pela ABRELPE em 2010, incluindo dados do IBGE, revelam que um habitante produz em média 1,079 Kg de lixo por dia, gerando no total cerca de 173.583 toneladas de resíduos ao ano. A comparação entre os dados de 2009 e 2010 apresentados na pesquisa identificam um aumento de 5,3% no índice per capita de geração de resíduos sólidos do Brasil como um todo e um acréscimo de 6,8% na quantidade total gerada em relação ao ano anterior.

De modo geral, grande parte do lixo produzido no Brasil é reciclado, outra parte, principalmente o lixo orgânico, o que corresponde a mais de 50% do lixo doméstico produzido, é enviada para os aterros. Para diminuir essa quantidade de lixo enviada para os aterros, a alternativa de se produzir húmus, adubo que pode ser utilizado na melhoria das hortas, plantas e jardins, foi desenvolvido o projeto de educação ambiental infantil denominado Minhocagem. O projeto de compostagem orgânica realizado por micro-organismos e pelas minhocas foi criado pela empresa R8, que trabalha com a consultoria ambiental, serviços de compostagem orgânica em geral e com a gestão de resíduos sólidos para qualquer tipo de empresa.

Realizado em instituições de ensino, clubes e espaços de Curitiba onde há interesse em se aplicar a compostagem orgânica, o projeto é desenvolvido em diferentes formatos com a preocupação em se adaptar as idades dos participantes que varia entre 3 e 12 anos, conforme explica a engenheira química e idealizadora do projeto Ana Carolina de Macedo Sant´Ana. Ela conta que já realizava a compostagem em sua casa e que a ideia inicial do trabalho surgiu a partir da necessidade de dar destino correto ao orgânico, trabalhando inicialmente essa questão por meio da educação infantil. “O trabalho é flexível, posso apenas explicar as crianças o que é a compostagem e como é feita, até desenvolver um trabalho contínuo com a instalação de uma composteira”, afirma a engenheira. Este último é um programa de meses e por ter uma continuidade, afirma Ana, “faz com que as crianças percebam na prática como uma banana pode se transformar em adubo”.

A educação ambiental pode fazer parte do currículo escolar de maneira transversal com desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentações. No colégio Santa Maria, na capital paranaense, por exemplo, as crianças das turmas dos primeiros anos participam do projeto Minhocagem e ajudam a cuidar de uma composteira instalada na instituição. Segundo a coordenadora psicopedagógica do estabelecimento de ensino, Antoniella Polinari Cavassin, a iniciativa faz parte de um projeto ainda maior em que as crianças aprendem sobre o desperdício, reciclagem, reeducação e reutilização. “As crianças já tem uma consciência muito grande e demonstram uma mudança na postura em não gerar excedentes e excesso de lixo. Assim, o projeto soma com esse trabalho de redução de consumo e produção de lixo”, afirma Antoniella explicando que apesar de ainda não ter sido obtido o húmus, este é um projeto para o ano que vem, onde será trabalhada a questão da decomposição e o destino final do material.

A idealizadora do projeto Minhocagem conta que a apresentação do tema e das personagens pode ser feita por meio de uma palestra, de atividade prática e da distribuição de material ilustrativo. Uma atividade lúdica, por exemplo, foi realizada durante apenas uma tarde com as crianças do Clube Curitibano que trabalharam a gestão de resíduos em uma colônia de férias. Além da compostagem orgânica, também são abordados os assuntos lixo, sua problemática, reciclagem entre outros - sempre com a participação intensa das crianças.

“Com as composteiras nas escolas, as crianças sentem-se responsáveis pelas minhocas e levam para o lanche alimentos mais saudáveis para que possam alimentar as minhocas com os restos”, afirma Ana sobre o fato do projeto também estimular melhorias na alimentação, no senso de responsabilidade, na relação com a natureza e, consequentemente, na qualidade de vida dos participantes. Para o ano que vem, a engenheira expõe que novos trabalhos relacionados ao tema estão sendo preparados com atividades envolvendo palestras, apresentações de teatro, confecção de novos materiais educativos, etc.

Para os interessados em aplicar a compostagem orgânica em suas residências contribuindo também com a sustentabilidade, a R8 Ambiental comercializa ainda kits de compostagem, húmus e fertilizante líquido. Os produtos são comercializados na página do projeto: http://www.minhocagem.com.br/


Conheça Zé Nhoco e seus amigos

O Zé Nhoco é a principal personagem de nossa história! É a minhoca que junto com seus familiares e amigos, trabalha na transformação dos resíduos orgânicos em húmus. O Zé Nhoco é uma minhoca muito esperta e inteligente, pois além de fazer esse belo trabalho, incentiva as crianças a cuidarem mais da natureza.

O Seu Sujeira é um urubu que vive nos lixões. Ele e outros urubus, ratos, moscas e baratas vivem do lixo e desta forma acabam causando sérios problemas ao meio ambiente e à saúde.

O Tico Bala é um dos amigos do Zé Nhoco que o ajuda a cuidar da natureza. É um passarinho tico-tico que carrega o Zé Nhoco para fazer a vaporização do líquido fertilizante sobre as plantas.

O Mujinho é outro amigo da natureza: Um caramujo que carrega o Zé Nhoco, o húmus e o líquido fertilizante formados até o encontro do Tico Bala e do Miguel.

O Mestre Zangão é o professor no mundo do Zé Nhoco. Ele ensina toda a turma a como cuidar melhor da natureza e ensina as crianças a tomarem as atitudes corretas para ajudar a recuperar o meio ambiente.

O Miguel já participa do PROJETO MINHOCAGEM. É ele o responsável por colocar os resíduos orgânicos na casa do Zé Nhoco e também por retirar o húmus formado e colocá-lo nas plantas e hortas. O Miguel representa todas as crianças que participam do PROJETO MINHOCAGEM e que cuidam da natureza.

** Matéria publicada originalmente na edição 26 da revista Geração Sustentável
Jornalista: Aline Presa


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Veja outros conteúdos dessa edição:

Matérias:
Entrevista: Elisa Prado (Tetra Pak)
Capa: Campos Gerais: um Paraná a ser conhecido
Visão Sustentável: Produtos concentrados fazem bem ao meio ambiente
Desenvolvimento Local: Setor de sustentabilidade ganha representatividade no Brasil
Responsabilidade Social: Paraná se mobiliza para o desenvolvimento sustentável
Energias Renováveis: Cenário para comercialização de carros elétricos no Brasil ainda não é favorável

Artigos:
Leandro F. Bastos Martins: Promessa é dívida?
Jeronimo Mendes - Inovação e espírito empreendedor
Antenor Demeterco Neto - Logística e desenvolvimento econômico sustentável?
Gastão Octávio da Luz - Desafios Globais ao "desenvolvimento sustentável"

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quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Qual o lugar da sustentabilidade: na estratégia de comunicação ou na estratégica de negócios?

Já parou pra pensar em quanto a sustentabilidade ainda é uma tarefa operacional, mesmo em empresas que já alardeiam suas conquistas na área?

Mesmo quando está presente no DNA de uma marca, ainda é difícil promover uma mudança real na relação da empresa com o mercado, não é? O marketing, como disciplina, tem boa parte das respostas pra essa dificuldade e isso parte de um entendimento amplo de que marketing é definitivamente muito mais do que comunicação.

Quer bater um papo sobre isso? Vamos conversar dia 6/fev na Hub Escola de Verão:

http://www.hubescolacwb.com/






Reciclagem e Meio Ambiente Industrial será o tema da RECICLAÇÃO 2012 em Curitiba.

O Tema meio ambiente industrial e reciclagem estará em pauta na sétima edição do evento RECICLAÇÃO - Feira Brasileira de Reciclagem, Tecnologia e Meio ambiente Industrial que em 2012 acontecerá no período de 27 a 30 de junho, no centro de eventos Expo Unimed Curitiba o evento promete mais uma vez cumprir com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável a geração de negócios e a integração entre a comunidade científica, setores publico e privado atuantes no ramo, industrial e comercial.

Com a retomada do crescimento após a superação da crise internacional que prejudicou a economia em 2010, e a aprovação da lei 12.305 que institui a política nacional de resíduos sólidos regulamentando a gestão integrada e o gerenciamento de resíduos por pessoas físicas, jurídicas, instituições publicas assim como gestores dos setores industrial e comercial voltam a se preocupar com as normas ambientais e com a correta destinação dos resíduos produzidos nos municípios e nas unidades empresariais, com objetivo de se adequar a nova lei aprovada em 2010.

Procurando cada vez mais ser um evento completo para o setor da reciclagem e meio ambiente industrial, além da feira e exposição de maquinas, equipamentos, serviços e tecnologias que visam à promoção e geração de negócios para o setor, a RECICLAÇÃO 2012 será composta por vários eventos técnico científicos que visam à capacitação de profissionais atuantes no segmento, assim como a multiplicação da consciência necessária para a formação e educação sócio ambiental.

Entre os eventos simultâneos da RECICLAÇÃO 2012, esta o quinto Seminário de Saneamento e Gestão Ambiental, terceiro Simpósio Nacional de Reciclagem Agrícola: resíduos de origem urbana, rural e industrial e o quarto Curso Introdução ao Mercado de Reciclagem.


Expositores:

Mais de 80 estandes estão sendo disponibilizados e estarão abrigando empresas e instituições vindas de varias regiões do Brasil. Elas virão a Curitiba participar da RECICLAÇÃO 2012 e apresentar alternativas, tecnologias e soluções aos problemas ambientais encontrados por parte das cidades brasileiras, empresas do segmento industrial e comercial e instituições que buscam soluções cientificas, mercadológicas e a correta destinação aos seus resíduos e recuperáveis industriais.


Negócios:

A organização afirma que a feira contribui de forma decisiva para a aproximação entre comunidade científica, setores publico, industrial e comercial no sentido de estimular a geração de contatos e a realização de negócios ambientalmente sustentável.

“Com a realização da copa de 2014 e sendo Curitiba uma sede importante, a RECICLAÇÃO tem como objetivo contribuir na implantação da infra estrutura ambiental necessária visando os preparativos para o evento”.


Apoiadores:

A Reciclação 2012 tem o apoio de realização da: Abividro, Abeaço, Abralatas, CEMPRE, SMMA-Curitiba, AEAPR-Curitiba, Revista Geração Sustentável, entre outras.
PATROCINIO: Ambisol Soluções Ambientais – http://www.ambisol.com.br/
Recicle seus conceitos, pratique o desenvolvimento sustentável e amplie seus negócios.

“Associe a marca de sua empresa a um evento que gera negócios, sustentabilidade e multiplica a consciência sócio ambiental.”

Informações e reservas de estandes: MonteBello Eventos.
Fone: (41) 3203-1189
E-mail: montebello@montebelloeventos.com.br.
Viste o site: www.montebelloeventos.com.br/reciclacao

domingo, 22 de janeiro de 2012

Artigo: As leis de incentivo à cultura

O Brasil é um país reconhecidamente cultural, pois desenvolve sua visão de mundo e expressa isso com bastante abrangência, seja em função das tradições festivas do carnaval ou mesmo do futebol como fenômeno estético.

Porém, o desenvolvimento cultural em termos mais profissionais demanda padrões estáveis de produção. Ideia criativa, interesse de público e especialmente capital de fomento.

Nos países mais desenvolvidos, em que a renda do cidadão é proporcional às suas necessidades básicas, é possível o desenvolvimento de uma economia de mercado sustentando uma “indústria cultural”, o que eleva os níveis da produção cultural para níveis superiores aos da atividade artesanal comunitária, incluindo-a, mas ampliando sua abrangência.

No caso do Brasil, depois dos anos sessenta, quando a cultura entrou em choque com os objetivos do regime militar, seu desenvolvimento foi suprimido aos níveis do submundo, deixando de ser possível a sustentabilidade comercial das atividades culturais.

Foi então que, na década de noventa, promulgou-se a Lei nº 8313/91, nominada ROUANET, em função de seu idealizador Sérgio Paulo Rouanet, e que pretendia fomentar a produção cultural do país por meio do mecanismo de renúncia fiscal do Imposto de Renda.

De fato, foi preponderante para a alavancagem da mobilização produtiva, pois inseria a iniciativa privada como co-participante, ao lado dos produtores culturais e do Estado, como mobilizador e mensurador de resultados sociais.

Originalmente, o financiamento se dava em proporção, onde o estado propiciava por meio da renúncia fiscal, algo em torno de setenta por cento e a iniciativa privada o restante, trinta por cento.

Algo importante decorre da avaliação dos projetos pelo Ministério da Cultura, a oportunidade de financiamento da produção, mas paralelamente a validação do produto cultural como apto a ser oferecido ao consumo, por suas características gerais e intrínsecas.

Contudo, em certo momento, uma alteração na norma criou situação diferenciada de incentivo, onde até cem por cento do projeto é financiado através de renúncia fiscal, para incentivar mais ativamente algumas áreas de cultura, tais como: a) artes cênicas; b) livros de valor artístico, literário ou humanístico; c) música erudita ou instrumental; d) exposições de artes visuais; e) doações de acervos para bibliotecas públicas, museus, arquivos públicos e cinematecas, bem como treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos para a manutenção desses acervos; f) produção de obras cinematográficas e videofonográficas de curta e média metragem e preservação e difusão do acervo audiovisual; g) preservação do patrimônio cultural material e imaterial; h) construção e manutenção de salas de cinema e teatro, que poderão funcionar também como centros culturais comunitários, em Municípios com menos de 100.000 (cem mil) habitantes.

Até certo momento isso foi positivo, porém, com o tempo, verificou-se grande desvirtuamento de objetivos, reduzindo-se o interesse dos patrocinadores apenas a projetos que possuam essas características, em função da amplitude do incentivo integral, desprezando-se os demais projetos com incentivo reduzido.
Isso significa que a maioria dos patrocinadores passaram a se interessar somente quando não tinham mais que investir recursos de marketing seus, acabando o Estado a ser o único investidor. Há projeto de nova lei cultural revendo essa distorção.
Além disso, alguns estados federados possuem suas legislações de incentivo com base no ICM e municípios com base no IPTU/ISS.

Projetos ligados ao Patrimônio Cultural, como o Parque Histórico de Carambeí são excelentes exemplos de uso positivo do incentivo fiscal, pois retornam para a sociedade quase gratuitamente o resultado do fomento.


Fábio André Chedid Silvestre
Advogado, Especialista em Direito Empresarial, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, Curador do Parque Histórico de Carambeí e Sócio Proprietário do Núcleo de Mídia e Conhecimento



Acesse aqui a matéria "Campos Gerais: um Paraná a ser conhecido" publicada originalmente na edição 26 da Revista Geração Sustentável e traz o exemplo de sustentabilidade do Parque Histórico de Carambeí - Jornalista: Letícia Ferreira

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Veja outros conteúdos dessa edição:

Matérias:
Entrevista: Elisa Prado (Tetra Pak)
Capa: Campos Gerais: um Paraná a ser conhecido
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Desenvolvimento Local: Setor de sustentabilidade ganha representatividade no Brasil
Responsabilidade Social: Paraná se mobiliza para o desenvolvimento sustentável
Gestão de Resíduos: Crianças aprendem a dar outro destino aos resíduos orgânicos
Energias Renováveis: Cenário para comercialização de carros elétricos no Brasil ainda não é favorável

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Leandro F. Bastos Martins: Promessa é dívida?
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Campos Gerais: um Paraná a ser conhecido

Parque Histórico de Carambeí: preservar a memória e cultura também é crescer com sustentabilidade

Uma das regiões mais bonitas, ricas e agradáveis do Sul do país fica no Paraná: os Campos Gerais. É ali que está localizada, por exemplo, Castro, “a Capital do Leite”, um dos 26 municípios da região, que produz cerca de 180 milhões de litros por ano.
No que depender, no entanto, do Parque Histórico de Carambeí, fundado em 2011, quando foram comemorados 100 anos da imigração holandesa ao Brasil, isso vai mudar. Nele, que já está sendo considerado o maior museu a céu aberto do Brasil, é possível conhecer um pouco da história não só da produção do leite, mas muitas outras características da região. Principalmente a colonização holandesa a partir do início do século XX.

Os Campos Gerais ficam no segundo planalto paranaense, na porção meso-oriental, há cerca de 100 km da capital, Curitiba, e lá estão alguns dos maiores agropecuaristas do estado e do país. A região, com cerca de 700 mil habitantes numa área de quase 22 mil quilômetros quadrados, destaca-se também na área industrial e no extrativismo de xisto e do cal.

Segundo o Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), os Campos Gerais são responsáveis também pelo Paraná ter sido o primeiro estado brasileiro a atingir, em 2010, sete dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.

As vocações agropecuária e industrial começaram a tomar forma no início do século XX, quando famílias de imigrantes lá se instalaram. Aos imigrantes holandeses e alemães costuma-se dar crédito pela cultura do cooperativismo, largamente difundida na região, e pelo revolucionário sistema agrícola de plantio direto: manejo do solo que diminui o impacto da agricultura, em que outros vegetais, como a palha do milho, são mantidos no solo durante o cultivo da lavoura principal.

Em 2010, as principais cooperativas da região, que reúnem 3.351 produtores associados (segundo a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) geraram uma movimentação financeira de R$ 2,2 bilhões, além de dois mil empregos diretos.

Industrialização do estado: Todo o setor industrial da região, segundo o Anuário Socioeconômico 2011/2012 Caminhos dos Campos Gerais, produzido pelo Jornal da Manhã, de Ponta Grossa, é responsável por 20% dos empregos gerados em na região.

Algumas das maiores e melhores indústrias brasileiras (segundo levantamento da revista Exame, publicado em julho do ano passado) estão nos Campos Gerais: Cooperativas Batavo e Castrolanda, em Carambeí e Castro; Rodonorte, em Ponta Grossa, e Stora Enso e Capal, em Arapoti. O faturamento dessas cinco empresas, em 2010, foi de R$ 3 bilhões. Além dessas, outras grandes empresas da região, citadas na revista por suas características singulares, são Klabin (longevidade: 112 anos) ao lado da Batavo (87 anos), Bunge e Masisa (políticas de sustentabilidade), Cargill e Tetra Pak (melhores para se trabalhar e fazer carreira).

O turismo também movimenta a economia local. O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, reúne formações rochosas pré-históricas curiosas e sítios geológicos de arenito. Em Tibagi, mais natureza no Parque Estadual do Guartelá, cujo cânion é o 6° maior do mundo em extensão, e rios, cachoeiras e morros para todos os gostos, inclusive para os apreciadores de esportes radicais, também em Ortigueira e Ivaí. O Santuário de Nossa Senhora das Brotas, padroeira da Rota dos Tropeiros faz de Piraí do Sul o quarto destino religioso mais procurado no Brasil.

Origens: Pelos Campos Gerais, ricos em pastagens e boas fontes de água, passaram milhares de tropeiros com gado e muares até o início do século XX. Tanto tempo deixou memórias, costumes e tradições que permanecem.

A chegada dos imigrantes europeus, ainda no século XIX, trouxe mudanças positivas. Primeiros, foram os russos-alemães, italianos, ucranianos, poloneses, e sírio-libaneses. No início do século XX, começaram a chegar os holandeses, japoneses, russos e alemães menonitas. (na imagem ao lado a estação de trem de Carambeí)

Novas tecnologias agropecuárias e, principalmente, o cooperativismo, com seus valores de união e respeito à coletividade, foram fortalecendo a evolução local. Que não comprometeu a cultura e as tradições daqueles que enfrentaram, com união e determinação, as primeiras dificuldades. Imigrantes, tropeiros, jesuítas e índios das tribos tupi-guarani e caigangue deixaram sua marca indelével na cultura local.

Parque Histórico de Carambeí: Existem vários locais destinados a preservar essa história nos Campos Gerais; um dos mais importantes é o Parque Histórico de Carambeí, inaugurado em 2011 para preservar e divulgar a cultura dos imigrantes holandeses do início do século XX. Também no ano passado, completaram-se 86 anos da constituição da primeira cooperativa de produção do Brasil: a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios, hoje Batavo Cooperativa Agroindustrial.

As cinco alas que compõe o Parque reproduzem cenograficamente e com acervos o estilo de vida da comunidade desde o início do século XX, onde viviam as famílias de holandeses que se estabeleceram na região. O visitante se sente levado no tempo a uma viagem pela cultura e vida diária daquelas pessoas: vida em família,trabalho com fabricação de queijo, criação de animais, marcenaria e ferraria, a praça, a igreja, a escola, a estação de trem e a Casa de Imigração de Carambeí, que recebiam os imigrantes recém-chegados.

Segundo relatos históricos da prefeitura do município, a cidade teve início com o Vilarejo Carambehy (nome que vem do Guarani e quer dizer "rio das tartarugas"), formado no loteamento aberto pela Brazil Railway Company (companhia norte-americana) entre Castro e Ponta Grossa. Os irmãos Verschoor e Jan Vriesman, entre os recém-chegados da Holanda, assinaram o contrato com a companhia em 4 de abril de 1911. Eles e outros conterrâneos havia, primeiramente, se instalado na região de Irati a convite do governo brasileiro. Porém, as condições do local e o não cumprimento de algumas garantias dadas pelo governo levaram muitos holandeses de volta à terra natal e a outras regiões, como a do Vilarejo Carambehy.

Após se instalar, Verschoor voltou à Holanda para buscar mais imigrantes, que chegaram a Carambeí em 11 de dezembro de 1911. A holandesa/brasileira De Geus & Cia começou a funcionar em 1916. Com o tempo, tornou-se a Cooperativa Batavo.
Hoje, Carambeí é um município a 126 km de Curitiba, com aproximadamente 19 mil habitantes em uma área aproximada de 645 km². O PIB per capita - o maior da região - está em torno de R$ 43 mil (o total sendo R$ 745 milhões), com Índice de Desenvolvimento Humano de 0,785.

Em 2009, o município inaugurou o programa de coleta seletiva de lixo Educação Ambiental Recicle Agora, Não Perca a Hora. Em 2010, o recolhimento de óleo de cozinha foi incluído no programa, envolvendo estudantes, professores e a comunidade. O óleo deve ser destinado à industrialização e, com esse recolhimento, escolas ganham material de informática.

Preservação cultural: A área em que foi estabelecido o Parque Histórico de Carambeí pertenceu à família De Geus. Um de seus descendentes, Dick de Geus, é presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí. A mãe dele chegou ao Brasil em 1909, aos 4 anos de idade e o pai, em 1913, aos 13 anos de idade. Casaram-se em 1921.

Observando a Casa da Memória de Carambeí - uma das atrações do parque - ele se emociona ao lembrar que o local foi o estábulo da família, onde trabalhou e brincou na infância e juventude, e onde, hoje, pode ver seus filhos e netos trabalhando e tendo momentos de lazer. "Aqui eu nasci e me criei, aqui eu tirava leite de vaca...", conta.

De Geus diz que o estábulo, de 1100 m², foi construído em 1946 e hoje é a Casa da Memória, que guarda o acervo historiográfico dos pioneiros, atualmente em processo de catalogação. O acervo conta com milhares de itens utilizados pelos imigrantes e colonizadores, como utensílios, equipamentos, fragmentos, representações imagéticas, livros, ferramentas, e guarda, ainda, artefatos das culturas indígena e tropeira, permitindo ao visitante ter uma visão perspectiva dessa história de perseverança e sucesso (Fonte: http://aphc.com.br/).

Na Casa da Memória (imagem ao lado), uma maquete mostra como deverá ficar o Parque quando completo. De Geus diz que, em dez anos de Casa, muito foi mudado e incluído, como a recente confeitaria Koffiehuis, famosa pelos doces, torta holandesa, diversos tipos de café e salgadinhos da culinária holandesa e indonésia, resultado do período de colonização.

Para De Geus, tudo isso tem de ser valorizado e lembrado: "cultura é identidade, não pode ser mensurada", declara. "E temos orgulho de tudo isso ter começado do zero e ter dado certo. Com muito sofrimento e muitas dificuldades, com fé em Deus, fome de conhecimento e a busca em trabalhar juntos, conseguimos formar um núcleo bastante forte que pôde colaborar para o desenvolvimento do país".

Alguns jornalistas e artistas holandeses foram convidados para a inauguração do parque e, conta De Geus, ficaram surpresos encontrando a própria tradição mais representada no Brasil do que em seu país de origem. Ao ver as crianças brasileiras cantando músicas holandesas, alguns lamentaram por não encontrar mais grupos folclóricos na Holanda. "Eles reencontraram aqui uma infância que seus filhos nunca irão conhecer".

De Geus lembra também de seus antepassados nos primórdios da cooperativa Batavo: "Sete sócios fundaram, há 86 anos, uma pequena cooperativa. Hoje, o cooperativismo representa mais de 55% do PIB agrícola do Paraná. O cooperativismo, no estado, nasceu praticamente aqui".

Ele destaca também o progresso, que pôde acompanhar, da tecnologia na agropecuária. Trata-se de uma tecnologia que custa caro, mas que permite usar um rebanho menor para produzir mais leite e alimentar mais pessoas, fundamental do ponto de vista da sustentabilidade.

O pioneiro diz que toda essa história e tradição não beneficia somente holandeses e descendentes, mas toda a sociedade. Para ele, o parque é diferente de tudo o que há no gênero no Brasil: "É um parque-museu e não apenas isso, porque abordamos o cooperativismo, o plantio direto, a sustentabilidade, o meio ambiente. Já recebemos milhares de crianças desde a inauguração, brincando, ouvindo histórias e aprendendo muito".

Além disso, para ele, progresso e ação social têm que andar juntos. Aposentado há cinco anos, após 40 anos trabalhando em cooperativa, ele acredita que não adianta uma cooperativa ser grande e forte e se não se fizer presente socialmente. Ele usa o exemplo, mais uma vez, da Batavo, ao destacar que a cooperativa contribuiu muito para o desenvolvimento de Carambeí e do Paraná.

Preservar o passado para melhorar o futuro: Outro descendente da tradicional família De Geus, Gaspar João de Geus, vice-presidente da Batavo e secretário geral da Associação do Parque Histórico de Carambeí, também acredita que é importante se pautar no passado para olhar para o futuro, o que é uma das inspirações para a criação do Parque Histórico de Carambeí: "Aprendendo com erros e aprimorando os acertos. As atuais gerações podem contribuir muito na perspectiva de um futuro sustentável".

Para ele, o plantio direto, que começou ali e hoje faz parte da cultura agrícola do país e do mundo, é um bom exemplo de aprendizado e aprimoramento. Além disso, ao retratar o cenário da imigração holandesa, o Parque também traz à tona as contribuições das diversas frentes migratórias que vieram ao Brasil e fizeram com que essa colonização fosse um sucesso: "Foi a somatória de esforços multiculturais e multiétnicos que fez com que tudo isso desse certo", diz. "Um povo sem memória, é um povo sem história. E um povo sem história, é um povo sem futuro".

A preservação dos valores desses imigrantes, como o associativismo e o cristianismo, tanto católico como protestante, são importantes na visão de Gaspar João, porque oferecerem auxílio em momentos de dificuldades e promovem a socialização e o congraçamento na comunidade.

E foram esses valores que deixaram longe o fantasma da segregação e da perseguição, um dos medos que vinham com os imigrantes, que progrediram por esforço próprio - sem exploração dos habitantes locais - e sem degradar o meio ambiente.

Gaspar João lembra, entretanto, que não somente a cultura imigrante é preservada no Parque, mas também a do tropeirismo, muito importante para a história e o desenvolvimento da região. "Muitos dos nossos visitantes dizem que é o lugar onde mais encontraram a preservação cultural tanto na reprodução da história, quanto na preservação de objetos, utensílios, livros, documentos. É um acervo muito rico", diz.
Atualmente, historiadores, junto aos alunos da Universidade de Ponta Grossa, estão fazendo um levantamento de todo os acervos de documentos e história da região, até porque parte do acervo do parque ainda está sendo catalogado e homologado pelas normas do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
"Nosso Parque é também um espaço para que os jovens possam conhecer a cultura de seus antepassados. Ao ver essa cultura sendo valorizada, os jovens se interessam e começam a aprender."

Resultados: Por se tratar de um projeto de longo prazo, um amplo processo de curadoria foi implantado, estabelecendo um planejamento estratégico fundado na organização da informação, construção de novas alas, comunicação social e marketing cultural sustentável. Em parceria a Mind Promo Business e o Núcleo de Mídia e Conhecimento tornaram-se curadores executivos, planejando e realizando com foco em resultados objetivos.

"Mesmo ainda em fase de conclusão, o Parque Histórico de Carambeí já está sendo considerado um dos maiores museus a céu aberto do Brasil e, em sua finalização, terá 17 museus temáticos integrados", diz Guilherme Klopffleisch, diretor da Mind Promo Business, empresa responsável pela viabilização do parque.

Segundo ele, além de espaços temáticos para a preservação histórica, foram inseridas, no Parque, estratégias de sustentabilidade e responsabilidade social. A construção da vila histórica e outros espaços foram feitos com madeira plantada, tratada e certificada. As obras de base foram trabalhadas dentro dos padrões de uso do solo com supervisão de técnicos agrícolas da Fundação ABC.

"Para a compensação do carbono emitido pela obra e pelos eventos realizados, um estudo do Instituto Chico Mendes apontou a necessidade de plantarmos 2.900 árvores no terreno", explica Klopffleisch. "Com o envolvimento da comunidade e das escolas regionais, realizamos um programa de plantação de mudas e árvores nativas num total de 3.200 unidades. Com isso e a prática de ações sustentáveis, conseguimos também o selo de carbono zero do ICMS Ecológico, que beneficia os municípios que priorizam Saneamento Básico e Unidades de Conservação."

Além disso, foi desenvolvido um periódico, o Almanaque, contando a saga holandesa. Durante um período, a cada 15 dias, uma edição do almanaque era produzida e 15 mil exemplares eram distribuídos na rede educacional da região, sendo seis mil encartados nos jornais da região e 9 mil distribuídos na rede de ensino e inseridos em aulas, gerando estudos e concursos de redação entre alunos. E os quatro livros da Coleção Imigrantes contam a saga dos holandeses no Brasil, incluindo a história dos imigrantes de 1911. "Em parceria com o programa Vamos Ler, do Jornal da Manhã (Ponta Grossa), temos uma média de 9 mil alunos participando de leitura e visitação ao parque", informa Klopffleisch.

Com essas ações integradas e as festividades, o Parque tornou-se uma referência na região. Alguns números comprovam seu significado atual:
• 65 mil visitantes em 2011;
• geração de empregos;
• atração de investimentos regionais em estruturas turísticas, pousadas, restaurantes, artesanato, etc.
• o Parque está inserido nos programas de visitação da Secretaria de Turismo do Paraná e está sendo considerado um dos grandes espaços turísticos culturais do estado.
• foi também apresentado nos eventos de promoção turística do Brasil no roteiro paranaense de turismo.
Klopffleisch conta que, com o trabalho de comunicação estratégica, com um investimento geral de R$ 300 mil, foram obtidos espaços e mídia nos meios de comunicação impressos e eletrônico com um resultado estimado em R$ 3,8 milhões de reais: "Ou seja, o município nunca teve uma divulgação tão grande em mídia segmentada em negócios e turismo".

Próximos passos: Em 2012, a segunda fase das construções prevê o Parque das Águas e um centro de desenvolvimento pessoal.

O Parque das Águas é um espaço destinado à escola de águas, que irá ensinar engenharia de pontes, domínio e uso racional de água, e alternativas sustentáveis.
O centro de desenvolvimento pessoal deverá oferecer formas de preparação da população de baixa renda, atividades artísticas e culturais para a terceira idade e preparação de mão de obra básica destinada às empresas que se instalarem na região, bem como orientadores turísticos para o próprio parque.

Entre outros planos, está a construção do Centro Cultural Amsterdam, uma estrutura multifuncional com escola de artes e línguas, cinema, teatro e espaços de exposição, programada para 2013.

Viabilizando o Parque Histórico de Carambeí: Para levantar recursos para qualificar o Parque Histórico de Carambeí como espaço de preservação da memória da imigração e para a festa do centenário da imigração holandesa no Brasil, em 2011, a Associação do Parque Histórico de Carambeí contratou as empresas curadoras para diagnosticar e viabilizar o potencial cultural e turístico para a região. As conversas começaram em 2008 quando Klopffleisch ainda não tinham a visão do potencial que o projeto viria a ter como um pólo de turismo, cultura e ecologia.

Através de uma análise técnico-econômica identificaram-se valores como as características geopolíticas, econômicas e especialmente de uma ampla cultura tradicional, colonial e imigratória. Além disso, a cultura holandesa e as colônias próximas sempre haviam sido atrativos.

Outro fator levantado foi a importância dos Campos Gerais como centro de desenvolvimento de agronegócio, com a presença de cooperativas e de centros de pesquisa. Uma estratégia para a viabilização do projeto com a atração de investimentos foi elaborada com foco nas grandes empresas dessa área ou correlatas. A estratégia mostrou que, com espaços temáticos (museus) sobre as culturas do agronegócio, o parque poderia atrair turismo cultural e ecológico, além dos reflexos do agronegócio, criando-se nele uma vitrine para parceiros que investem em cultura e desenvolvimento sociocultural. Sempre demonstrando a confiabilidade do projeto.
"No segundo semestre de 2009, tínhamos cinco projetos aprovados no Ministério da Cultura para captação de recursos de renúncia fiscal no valor estimado de R$ 8 milhões de reais", conta Klopffleisch. Assim, foi desenvolvido um material extenso de divulgação e comunicação e, no segundo semestre daquele ano, foi iniciada a busca por recursos.

Apesar dos reflexos da crise financeira global de 2008, resultados efetivos começaram a aparecer. Klopffleisch diz que, além da captação via incentivo fiscal (Lei Rouanet), foram conduzidas parcerias com o poder público para emendas parlamentares e outras formas de viabilização de recursos.
Em janeiro de 2011, o projeto já tinha R$ 2,3 milhões de reais para a primeira fase das obras do parque. "Isso colocou Carambeí e os Campos Gerais nos principais meios de comunicação do Sul do país. A grande repercussão, atraindo um expressivo movimento turístico cultural para a região, assegurou, para este ano e o próximo, investimentos em torno de R$ 3 milhões pelas empresas parceiras do parque", comemora. Esses recursos serão usados na continuidade das obras e manutenção operacional do parque.

Matéria publicada originalmente na edição 26 da Revista Geração Sustentável
Jornalista: Letícia Ferreira

Acesse aqui o artigo "As leis de incentivo à cultura" de Fábio André Chedid Silvestre (Curador do parques Histórico de Carambeí)


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Fábio André Chedid Silvestre: As leis de incentivo à cultura
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Tema de Capa: Cultura e Sustentabilidade

Veja os conteúdos dessa edição:

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Entrevista: Elisa Prado (Tetra Pak)
Capa: Campos Gerais: um Paraná a ser conhecido
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