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quinta-feira, 8 de abril de 2010

GERAÇÃO SUSTENTÁVEL recebe prêmio em Brasília

Em cerimônia realizada no final do mês de março a revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL recebeu o Prêmio MPE Brasil, um reconhecimento nacional de eficiência em Gestão para Micro e Pequenas Empresas. O prêmio é direcionado para as empresas que desenvolveram uma gestão de qualidade. Em 2009 foram mais de 57.000 empresas inscritas no programa em todo o Brasil, só no Paraná esse número superou 3.500 empresas. Na etapa estadual, das 20 finalistas, 11 empresas receberam o reconhecimento estadual, entre elas a GERAÇÃO SUSTENTÁVEL, e já foram classificadas para o reconhecimento nacional. (Clique aqui e veja como foi a premiação estadual).


A GERAÇÃO SUSTENTÁVEL é o principal produto da PSG Editora Ltda., a revista foi criada em 2007 e tem como foco a disseminação da sustentabilidade dos negócios. Para o diretor executivo Pedro Salanek Filho, esse reconhecimento em nível nacional está demonstrando a seriedade do nosso projeto. “Fomos selecionados dentro de um universo considerável de empresas. A revista é um projeto focado na sustentabilidade e procura destacar os bons exemplos e projetos desenvolvidos pelas corporaçõess que, veem na sustentabilidade, um diferencial de gestão e continuidade dos negócios. A premiação veio em função do nosso compromissos contínuo de divulgar essas boas práticas empresariais e contribuir para o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade”. A PSG recebeu a visita de dois consultores que verificaram como os processos de gestão e planejamento ocorrem, aspectos como qualidade, estratégias de marketing, pós-venda, retorno aos leitores foram avaliados pelos consultores. Para Giovanna de Paula, diretora de relações corporativas, “Esse reconhecimento é reflexo que o modelo que adotamos junto aos nossos parceiros, anunciantes, leitores… Enfim todos os stakeholders ligados ao projeto mostra que estamos no caminho certo”. Nas fotos ao lado, Pedro Salanek com Rodrigo Abreu da Cisco e na foto seguinte com Luciana Hoshiguti Grandizoli, coordenadora do Prêmio MPE Brasil - Etapa Paraná.

Conheça melhor o projeto

Acesse aqui os prêmio e reconhecimento já recebidos pela revista


Saiba mais sobre a premiação: MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO INCENTIVA EFICIÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS

A eficiência das micro e pequenas empresas é fundamental para o aumento da competitividade do Brasil. Para tanto, é preciso fortalecer a atitude empreendedora e de inovação das organizações. É pensando no que esse crescimento pode proporcionar ao país que o Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com o Sebrae Nacional, Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) realizou o 7° Reconhecimento e Premiação Nacional às Micro e Pequenas Empresas. A cerimônia, que consagrou nove micro e pequenas empresas, foi realizada na noite da terça-feira, 23.

“O trabalho que realizamos é extremamente importante para a construção do Brasil dos nossos sonhos. O sucesso e a eficiência da micro e pequena empresa é decisivo para darmos saltos em eficiência e competitividade”, destacou Jorge Gerdau Johannpeter, presidente fundador do MBC.

O ciclo 2009 teve recorde de inscrições: 57 mil empresas de todo o país. As organizações agraciadas foram: Fazenda Vale do Boi (TO), na categoria Agronegócios; Patrimonium Segurança (PR), na categoria Comércio; ICQL Química (RJ), na categoria Indústria; Escola Kennedy (BA), na categoria Serviços de Educação; Simpharma (PE), na categoria Serviços de Saúde; Omega Tecnologia (RS), na categoria Serviços de Tecnologia da Informação; Canto das Águas Hotel (BA), na categoria Serviços de Turismo; Aprimor Consultoria (RN), na categoria Serviços; e Quinta da Estância Grande (RS), na categoria Destaque de Boas Práticas em Responsabilidade Social. Para o diretor presidente do SEBRAE Nacional, Paulo Okamotto, o MPE Brasil é um estímulo ao empreendedorismo. “A única forma de crescer de forma sustentável, gerando emprego, renda e oportunidades aos brasileiros é com empresas desenvolvidas. Só teremos esse nível de competitividade quando formos capazes de contagiar as pequenas empresas”.

A meta para Ciclo 2010 do MPE Brasil é alcançar 75 mil inscrições. Os interessados já podem se inscrever gratuitamente pelo site http://www.premiompe.sebrae.com.br ou nos pontos de atendimento do Sebrae. As candidatas são avaliadas pela qualidade da gestão e a capacidade empreendedora do empresário, por meio de questionários de auto-avaliação, utilizando critérios internacionalmente reconhecidos.


Fonte: Imprensa MBC

Curitiba vence prêmio global de cidades sustentáveis

Curitiba recebe prêmio Internacional de Cidade Sustentável

Fonte: UOL Notícias


A cidade de Curitiba foi escolhida para receber o prêmio Globe Award Sustainable City 2010, ofertado pelo Globe Forum, entidade sueca que reúne empreendedores preocupados com a sustentabilidade global. "É uma vencedora muito sólida, com um plano holístico que integra todos os recursos estratégicos conectados com inovação e sustentabilidade futura", disse o presidente do comitê de jurados do Globe Award, Jan Sturesson, ao anunciar a escolha hoje. A entrega será em 29 de abril no Museu Nórdico de Estocolmo, com a presença do prefeito Luciano Ducci (PSB).

A capital paranaense disputava o prêmio com Sidney, na Austrália; Malmö, na Suécia; Múrcia, na Espanha; Songpa, na Coreia do Sul; e Stargard Szczecinski, na Polônia. Curitiba foi escolhida por unanimidade pelo comitê, do qual faz parte o diretor de Relações Internacionais da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda.

A nota do Globe Forum destacou que "particularmente, a abordagem holística com que a cidade encarou os desafios da sustentabilidade é bem delineada e gerenciada numa clara demonstração de forte e saudável participação da comunidade e integração da dimensão ambiental com as dimensões intelectual, cultural, econômica e social". O principal programa apresentado por Curitiba foi o Biocidade, que condiciona todas as ações do município à questão ambiental.



Uma política que começou há anos e não sofreu descontinuidade. Em razão disso, Curitiba tem hoje média superior a 50 metros quadrados de área verde por habitante. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, a preservação é possível em Curitiba em razão do planejamento urbano de longo prazo, da prioridade para criação de parques, de políticas de educação ambiental e de políticas de incentivo.



A revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL, publicação direcionada a sustentabilidade empresarial, estará em sua próxima edição, que terá como tema de capa Cidades e Localidades Sustentáveis, destacando o recebimento desse prêmio. A revista tem sua sede em Curitiba e já publicou 16 edições com conteúdos voltados a sustentabilidade das empresas e de toda a sociedade. Para a Diretora Corporativa da revista, Giovanna de Paula, "A cidade de Curitiba é um exemplo de localidade sustentável em diversos aspectos. Os agentes locais estão comprometidos com o processo de desenvolvimento da cidade. É uma grande satisfação morar e desenvolver uma atividade profissional em uma cidade que respira sustentabilidade." A próxima edição da revista estará disponível na segunda quinzena de abril.





quarta-feira, 7 de abril de 2010

Vivo leva pessoas com deficiência visual para assistir peça no Festival de Curitiba



Convidados de três instituições paranaenses tiveram acesso a sessões da peça Farsa da Boa Preguiça com o recurso de audiodescrição

No último final de semana do Festival de Curitiba, mais de 50 pessoas com deficiência visual do Instituto Paranaense de Cegos, da Associação dos Deficientes Visuais do Paraná, da Secretaria Estadual de Educação - Setor Educação Especial e do UNILEHU - Universidade Livre para Eficiência Humana, foram convidadas pela operadora Vivo para assistir à peça Farsa da Boa Preguiça, utilizando o recurso de audiodescrição. O recurso consiste na tradução do visual para o verbal e permitiu uma maior compreensão do contexto do espetáculo, apresentado no Teatro Positivo. Para melhorar ainda mais o entendimento, as pessoas com deficiência visual receberam a sinopse da peça em braile e em letra aumentada, para aqueles que sofrem de baixa visão.

Segundo a coordenadora de acessibilidade do programa Vivo EnCena, Lívia Motta, os audiodescritores realizam uma descrição objetiva das imagens que, paralelamente e em conjunto com as falas originais do roteiro, constroem a cena na mente das pessoas com deficiência visual. “Os convidados adoraram a peça, embora fosse uma primeira experiência, eles entenderam o contexto do espetáculo e vibraram com as músicas e as sensações transmitidas pelo público presente. “Foi um grande diferencial na rotina deles”, declarou.

O professor do ensino fundamental Luiz Manson, portador de deficiência visual, considerou a iniciativa muito relevante. “Eu compreendi a peça e pude associar os detalhes da descrição”, declarou. “O importante é termos alguns detalhes da cena, como a entrada de fantoches e as mudanças de cenário, para fazer uma perfeita associação com o que está sendo falado”, finaliza.

Logo depois do término da apresentação, Terezinha Aparecida de Lima, 41 anos, elogiava muito o espetáculo. Ela já havia assistido a filmes com o recurso, mas no teatro foi a primeira vez. "No teatro o trabalho do audiodescritor é ainda maior porque os atores às vezes improvisam e o espaçamento das falas podem aumentar ou diminuir. No filme isso não ocorre. Mesmo assim, o trabalho deles foi muito bem feito. Adorei!", comentou.

Para Ênio Rodrigues da Rosa, interventor do Instituto Paranaense de Cegos (IPC), o processo de audiodescrição no Brasil ainda é muito recente, necessitando de outras iniciativas, para ampliar a utilização e o conhecimento deste recurso em mais espetáculos.

Saiba mais:
http://www.centralpress.com.br/

Tecnológica, Sustentabilidade e Cooperação

Tecnológica, Sustentabilidade e Cooperação

Por Mario Barra

As imagens do sofrido povo haitiano deixam profundas marcas em nossos corações e mentes. São testemunhos do quanto é difícil a vida dos quatro bilhões de seres humanos deste planeta, população excluída da economia formal, que sobrevive com menos de US$ 3 por dia. Nossa referência é sempre os (apenas) 800 milhões que ganham mais de US$ 15 mil por ano. Completando a população mundial de 6,3 bilhões, existe o segmento dos que vivem na classe emergente, ávidos por ascender a padrões razoáveis de bem-estar.


Se para atender a essa demanda reprimida produzirmos sem sustentabilidade, não sobrará planeta. Precisamos mudar radicalmente o modelo atual, aprendendo a produzir mais com menos, sem agredir o meio ambiente. Para tanto, é preciso inovar, atribuição especifica das empresas, já que é através delas que o conhecimento é concretizado em produtos que atendam necessidades e melhorem a qualidade de vida dos consumidores.


O tamanho do desafio é imenso, pois além da inclusão de 2/3 da população mundial, será preciso atender ao seu aumento projetado para 10 bilhões, em 2050. Para medir o salto tecnológico e as inovações necessárias, devemos considerar o impacto ambiental como diretamente proporcional à população, ao patamar de consumo e à tecnologia usada. Considerando cada variável a menos do surgimento de uma pandemia, a tendência é a população mundial crescer, o consumo é a medida direta da melhoria do padrão de vida, aspiração natural da população que vive na base da pirâmide. Dividindo os US$ 25 trilhões dos sete milhões de milionários, sobrarão US$ 6 mil para cada um dos excluídos, o que é bom, mas não resolve. A única saída é, ao invés de dividir os peixes, aprender a pescar mais e melhor, pela via da inovação tecnológica. Na escala requerida, iniciativas pontuais não darão solução ao problema. Só a mega escala de uma explosão de inovações tecnológicas, partindo da mobilização e engajamento da indústria, dará condições para criação de uma massa crítica necessária para alcançar a dimensão da resposta requerida.

De acordo com Stuart Hart, uma das maiores autoridades mundiais no efeito das estratégias empresariais sobre o meio ambiente e pobreza e professor de administração da Universidade de Cornell (EUA), a atividade econômica precisa ser multiplicada por dez para atender as necessidades da população projetada. Só a energia é responsável por 25% das emissões de gases efeito estufa. Se essa geração for multiplicada por dez, não haverá planeta que sobreviva a tal poluição. Só inovação tecnológica e que de fato agrega valor, fruto do conhecimento muitas vezes já disponível, resolve e precisa ser multiplicada por vinte para amenizar o impacto ambiental, segundo Hart, e será a maior oportunidade de mercado para as empresas inovadoras, conclui o autor, palestrante convidado da X Conferência Anpei – Associação Nacional das Empresas Inovadoras, que será realizada em Curitiba de 26 a 28 de abril.


Para citar só um exemplo: iluminação por LED precisa quase dez vezes menos energia para se obter o mesmo efeito de uma lâmpada incandescente. Porque, então, não é usada? A resposta é: pela forma como a sociedade valoriza os produtos - título do último livro de Hart “Capitalismo na Encruzilhada” - e pela falta de difusão do conhecimento via inovação tecnológica. No entanto, é preciso ressaltar que o Brasil possui empresas que lidam a inovação como prioridade, tendo alcançado uma eficiência em sua gestão e cooperação interna e externa. Essa prática, que também será demonstrada durante a Conferência de Curitiba, deve ser incentivada para que mais companhias comecem a adotar a inovação como questão para a sobrevivência do planeta e não apenas para competitividade mercadológica.

*Mario Barra é membro da diretoria da Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) e Coordenador da X Conferência Anpei

sábado, 3 de abril de 2010

Objetivos e Valores - Revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL

VALORES:
Respeito ao leitor;
Interesse socioambiental;
Visão sustentável;
Ética e profissionalismo;
Adimplência e resultados

OBJETIVOS:
a) Desenvolver um veículo de divulgação das ações empresariais e organizacionais para um desenvolvimento sustentável.
b) Conquistar um espaço estratégico no ambiente corporativo, através de parcerias e divulgação de iniciativas, atitudes e experiências bem sucedidas, aplicadas de forma sustentável nas atividades empresariais.
c) Enaltecer a importância das empresas e organizações como agentes que contribuem para o desenvolvimento sustentável local.

Saiba mais sobre a nossa revista

PROJETOS SUSTENTÁVEIS - PARCERIAS

A parceria entre a PSG Editora e as Gráficas: Infante e Capital para impressão da revista foi realizada dentro do conceito de desenvolvimento limpo. O sistema de revelação das chapas é feito com recirculação e tratamento de efluentes. O papel (miolo e capa) é produzido com matéria-prima certificada e foi o primeiro a ser credenciado pelo FSC – Forest Stewardship Council. O resíduo das tintas da impressora é retirado em pano industrial lavável, que é tratado por uma lavanderia especializada. As latas de tintas vazias e as aparas de papel são encaminhadas para reciclagem. Em todas as etapas da produção da revista existe uma preocupação com os resíduos gerados.


http://www.graficacapital.com.br/


A Elo Agência atua na área de gestão ambiental com foco no desenvolvimento sustentável. Esta entidade promove a gestão ambientalmente adequada em diferentes organizações. A PSG Editora encaminha para a Elo Agência todo o resíduo reciclável gerado na atividade do seu escritório. A Elo Agência através de um projeto de gestão de resíduos promove a reciclagem gerando renda e reduzindo o impacto ambiental.
http://www.eloagencia.org.br/

Depoimentos Leitores GERAÇÃO SUSTENTÁVEL

“Uma das mais importantes funções de um sistema econômico (capitalista) é o que reservar para as futuras gerações. Este é um problema de manutenção e ampliação da capacidade produtiva da economia. Isso implica não só conservar intacta a força produtiva por meio de uma provisão para depreciação, como também aumentar a quantidade dos recursos da economia e melhorar as técnicas de produção. Em outras palavras, um bom sistema econômico não deve se preocupar apenas com o nível de bem-estar atual da população, mas também com o das futuras gerações, até porque a demanda é crescente, tanto por causa do crescimento populacional como pela elevação da renda no longo prazo. A economia, como ciência da escassez, tem um fundamental papel na solução desse tipo de problemas que afetam toda uma sociedade. O lançamento da Revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL merece todos os nossos aplausos, pois é mais uma importante iniciativa de conscientização da população para o preocupante problema de preservação dos recursos naturais. Produzir cada vez mais, com sustentabilidade, é um dos grandes desafios do ser humano. Ao Sr. Pedro Salanek Filho e toda a sua equipe de profissionais envolvidos na concepção e criação desta nova Revista, os nossos parabéns e muito sucesso.”
Prof. Judas Tadeu Grassi Mendes, Ph.D.
Diretor Presidente da Estação Business School


Parabenizamos a Revista Geração Sustentável pela realização do 1º Networking pela Sustentabilidade. Iniciativas como essa elevam ainda mais a importância dessa revista no atual cenário do desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Agradecemos a oportunidade na participação, pois o Banco do Brasil tem empreendido ações estratégicas - em parceria - por todo país, buscando a elevação de patamar das famílias e a melhoria dos diversos indicadores de qualidade de vida no planeta.
Ney Augusto Resmer Vieira
Gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável do Paraná
Banco do Brasil S.A.



“Antes de tudo, quero destacar a coragem de Pedro Salanek Filho e equipe para conceber esta publicação e concretizá-la. Parabéns pelo primeiro aniversário. Falar de sustentabilidade além de ser um grande desafio é também uma grande responsabilidade: reconhece o ser humano, com todos os seus desafios, forças e fragilidades, como o grande responsável e ao mesmo tempo vítima deste processo de dimensões planetárias. Muito se fala, muito se repete pouco se faz. Só desejar mudar não basta. Agir para mudar é imprescindível. Fazer esta publicação é uma contribuição impar, de reconhecimento e avaliação do que já foi feito, de gestão do conhecimento, de educação e formação enquanto alicerce para os próximos passos de seus leitores. O diálogo é necessário, os desafios incomensuráveis e a labuta inesgotável. Parabéns a toda equipe!”
Anne Louette
Administradora de Empresas
Coordenadora de publicações de RSC


“O tema SUSTENTABILIDADE está em destaque. Repentinamente todos se preocupam com esta questão. Em verdade, o problema é antigo e a discussão é longa. Há mais de 20 anos, hoje é muito pior, qualquer indústria que quisesse obter um empréstimo bancário necessitava comprovar o impacto ambiental do mesmo. O que tem o tema SUSTENTABILIDADE a ver com a capacidade de pagamento de um encargo? Nada. Entretanto, o banco não pode correr o risco de associar seu nome junto a um empreendimento que não respeite as mínimas regras de SUSTENTABILIDADE. Assim é a sociedade atual e esta regra, vale para qualquer tipo de empreendimento. A iniciativa de uma revista especialmente dedicada ao tema SUSTENTABILIDADE, com características regionais e com discussões locais mostra o estado de maturidade alcançada nos institutos de ensino e pesquisa do Paraná.”
Luis Roberto Antonik
Pró-Reitor Acadêmico da UNIFAE


“Parabéns pela iniciativa de publicação de uma revista com um tema tão importante. Para a nossa empresa, a sustentabilidade é sem dúvida um conceito que permeia nossa cultura e nossas atividades.”
Maria Eduarda Varela
Comunicação e Responsabilidade Social da Klabin S/A


"Em um ano de existência, a revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL já se tornou uma referência no tema da Sustentabilidade. Com seus conteúdos atuais e interessantes, todas as suas edições mostram uma visão crítica sobre a Responsabilidade Social e o papel de todos neste processo. O futuro das próximas gerações depende da conscientização e este é um dos pilares editoriais desta revista, que provoca um constante debate sobre o que deve ser mudado na gestão das empresas para a efetiva prática da sustentabilidade. Desta forma, a Revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL transcende o seu papel de comunicação e assume um outro muito mais importante, que é ser um articulador e promotor de soluções para a construção de um mundo mais justo, igualitário e, principalmente, sustentável."
Andrea Koppe
Presidente da UNILEHU


“Quero cumprimentar toda a equipe da revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL pela brilhante estruturação desta importante publicação na área de responsabilidade social empresarial. Tenho sempre acompanhado os exemplos das empresas e os artigos dos profissionais que abordam com tanta profundidade este tema. A revista tem mostrado uma linha editorial coesa e atual. A preocupação deste tema no ambiente dos negócios tem se tornado uma discussão constante e estará influenciando, nos próximos anos, os processos corporativos e os desejos de consumo dos clientes. Como atuo também como professor da área de responsabilidade social e ambiental, frequentemente uso, nas minhas aulas, (para debate entre os alunos) os exemplares da revista. Desejo longevidade a este projeto e que venha a ser uma referência de consulta nas mesas de todos os empresários.”
Fernando Braga de Souza
Consultor e Professor em Gestão Responsável
Belo Horizonte – MG


“Infelizmente não compareci ao evento de comemoração do primeiro aniversário da Revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL. Mas não poderia deixar de transmitir meus sinceros parabéns a toda equipe que vem traçando tão belo caminho. Desejo que o sabor da novidade, a leveza das ações e o frescor das novas idéias/qualidade que a GERAÇÃO SUSTENTÁVEL conseguiu imprimir em suas páginas – sejam constantes na trajetória da publicação. Sucesso e parabéns!”
Ana Luiza Veloso
Comunicação Corporativa
Fiat Automóveis S.A.


“Em nossa Instituição, todos os cursos têm como linha central em seus projetos didáticos-pedagógicos as questões que envolvem a temática ambiental, associada à promoção do desenvolvimento regional de forma sustentável. Assim sendo, vários são os projetos que desenvolvemos envolvendo docentes e discentes, e como decorrência, já possuímos um vasto material teórico/científico acerca das temáticas outrora apresentadas. Após uma atenciosa leitura, fiquei surpreso com o teor das informações apresentadas, já que o grau de abrangência e seriedade dos artigos são pontos de extrema relevância, já que em praticamente todos os casos apresentados, há uma associação com preocupação ambiental, mas ao mesmo tempo, em sintonia com os interesses mercadológicos das organizações, onde estarei utilizando vários artigos para discussões com os docentes e discentes da nossa Instituição.”
Msc. Thiago Hernandes de Souza Lima
Geógrafo e Mestre em Análise Ambiental
Docente e Pesquisador Institucional da Faculdade Eduvale – Avaré/SP


“Somos bombardeados diariamente com um turbilhão de notícias. É impressionante a velocidade e quantidade do fluxo de informações que recebemos por meio dos diversos meios de comunicação. Aliás, às vezes ficamos mais confusos que informados. A revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL é um veículo que veio para ficar. Trata-se de um instrumento que forma opiniões porque os temas abordados, vinculados ao tema principal que é a SUSTENTABILIDADE são tratados com todo cuidado e atenção que merecem. É visível que não se trata de mais uma revista. O evento no Teatro Paiol em comemoração ao primeiro aniversário foi uma prova disso. Pudemos conhecer um pouco mais sobre a originalidade do projeto e o comprometimento da equipe. Tudo muito bem articulado e bom gosto. O Coral Meninos de Angola foi extremamente oportuno. Parabéns e longos anos de “vida”!”
Lúcia Rosa de Almeida
Jornalista
Coordenadora Projeto Natureza Solidária
Instituto de Pesquisa e Conservação da Natureza – Idéia Ambiental


“Foi com satisfação que tomei conhecimento da Revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL em uma das visitas que fiz à Curitiba recentemente. O tema da revista, e que está estampado nesse título, é muito oportuno e está em sintonia com um dos principais movimentos sociais de nossa época, o movimento pelo desenvolvimento sustentável. Esse movimento que aspira salvar o Planeta de uma derrocada iminente, pois sinais de alerta não faltam, se apóia num ser humano solidário com a sua própria geração e com as que virão, por isso acredito que a escolha do título da Revisa foi muito feliz. Lendo a revista, fiquei impressionado com a qualidade das matérias apresentadas, das entrevistas e dos seus colaboradores. Desde algum tempo observa-se o aparecimento de revistas e suplementos de periódicos tratando deste tema, o que é um fato positivo e que reflete a crescente percepção dos problemas socioambientais por amplos setores da sociedade. Porém, com muita freqüência estes veículos de divulgação pecam pelo exagero, seja apresentando a uma visão catastrofista, seja uma visão de otimista sem pé no chão, do tipo oba-oba, com muita gente sorridente falando do quanto tem feito de bom para o Planeta e a Humanidade. Aquelas dão impressão que o fim do mundo não vai esperar as festas de fim de ano e estas, que todos os nossos problemas já foram resolvidos. Os exemplares da Revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL que tive a oportunidade de ler apresentam os assuntos com muito equilíbrio e sustentadas com informações valiosas e confiáveis e não é outra coisa que se espera de um veículo de divulgação e de uma geração voltada para a sustentabilidade. Que esta Revista continue sempre assim.”
Professor José Carlos Barbieri
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS - EAESP