----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Empresa do Parque Tecnológico transforma borracha de pneus em dormente

Dormentes ferroviários feitos a partir da borracha de pneus.         Foto: Metal Américas


A empresa Metal Américas, sediada no Parque Tecnológico – São José dos Campos, estabeleceu parceria Técnico-Científica com as empresas Vale S/A, DuPont do Brasil e com o Instituto Fraunhofer (Alemanha), para desenvolver novas tecnologias e processos inovadores de  beneficiamento de resíduos sólidos industriais e sustentabilidade.

Essa parceria pretende resolver ou minimizar o problema ambiental  resultante do descarte inadequado de pneus inservíveis – que não são mais utilizados e viram lixo, sendo depositados em aterros sanitários, lixões ou simplesmente descartados no meio ambiente. Abandonados e sob a ação do tempo, esses pneus descartados demorariam mais de 600 anos pra começar o processo de degradação.

A tecnologia  desenvolvida pela empresa desvulcaniza a borracha ecologicamente por processo patenteado pela empresa, onde o resíduo é transformado em borracha regenerada de alto valor, podendo ser reaproveitada em outros processos de fabricação e produtos. O dormente ferroviário é um dos produtos feitos a partir desse material e tem um mercado com demanda elevada em vários segmentos.

De acordo com o Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Metal Américas,  Dr. Vitor Alexandre Silva, o Parque Tecnológico é o principal agente catalisador do desenvolvimento regional. “O Parque é uma grande vitrine empresarial para aquelas empresas que pensam e acreditam em PD&I como mola propulsora de seus negócios e ampliação da sua cadeia produtiva”, enfatizou o coordenador.


A crescente preocupação com o descarte correto de materiais inservíveis tem relação com a Lei Federal de Resíduos Sólidos (12.305/2010). De acordo com a lei, todas as cidades do país devem dar destino correto para os resíduos sólidos e apresentarem um Plano Municipal de Destinação coerente até agosto de 2014.

Mais informações
Rubia Muttini – rubia.muttini@pqtec.org.br – +55 (12) 3878-9532 – www.pqtec.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário