----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

MAIS DE 800 MINIEMPRESÁRIOS SÃO FORMADOS EM CURITIBA

Participantes do programa Miniempresas da Junior Achievement, os jovens, que estudam em escolas da capital e região, trabalharam durante 15 meses e formaram 27 miniempresas

O potencial empreendedor de 800 estudantes do ensino médio de escolas de Curitiba e Região Metropolitana foi reconhecido na última sexta-feira (11). Participantes do programa Miniempresas da Junior Achievement Paraná, eles se formaram como miniempresários, após terem vivenciado durante 15 meses todos os aspectos de um negócio: desde a formação de equipe de diretores, produto, fabricação e venda, marketing e pagamento de impostos, até a formação de 27 miniempresas dentro das próprias escolas.

A formatura, realizada no Cietep, foi uma grande festa com a presença dos jovens formandos, seus familiares, voluntários do programa e também os representantes das empresas e instituições que apoiam e mantêm a Junior Achievement no Paraná, como o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e as empresas Brafer e a Hübner.

O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, primeiro a saudar os jovens, disse estar impressionado com as propostas dos alunos e também com a rapidez com que aprenderam conceitos de administração. “Vocês andam depressa. Sinto que estamos em boas mãos, pois esta geração está comprometida com questões atuais, como a preocupação com o meio ambiente, observada em todos os produtos elaborados”, afirmou Rocha Loures, que também é presidente do Conselho Consultivo da Junior Achievement Paraná.

Marino Garofani, presidente da Brafer e do Conselho Diretor da Junior Achievement Paraná, agradeceu o apoio do Sistema Fiep e dos empresários. Segundo ele, sem as parcerias o sucesso da Junior no Paraná não seria como é atualmente. “A Fiep abraçou a nossa causa, assim como o Sesi, que por meio de seus colaboradores, fez nosso projeto crescer em todo o Estado”, reconheceu Garofani. “Agredeço também às ‘empresas que exergam longe’. Quando apoiam projetos como esses, estão plantando sementes para beneficiar a sociedade”, completou o presidente.

O patrono da turma de formandos deste ano foi o empresário Nelson Hubner, sócio-diretor da Hübner. Ele falou sobre o que é ser empreendedor e destacou que o papel dos empresários é motivar o jovem para que ele empreenda e se comprometa com a sociedade, sempre atuando com foco na ética e na sustentabilidade. “Não há limites para sonhar”, aconselhou o empresário.

Além dos 810 jovens que se formam em Curitiba, o Programa formou 300 miniempresários e 10 miniempresas em Londrina (dia 03) e 240 miniempresários e 8 miniempresas em Maringá (dia 04).

Premiações – Os jovens formandos também comemoraram com as premiações oferecidas após uma votação promovida pela Junior Achievement, que elegeu os melhores alunos e empresas em diversas categorias. Cada miniempresário premiado recebeu um trofeu. A surpresa maior, no entanto, ficou para o vencedor da categoria “Melhor Achievement”, que ganhou uma viagem para Bariloche, na Argentina.

Saiba mais da Junior Achievement: www.japr.org.br

(Fonte: Comunicação Social - FIEP Foto: Rogério Theodorovy)


Nenhum comentário:

Postar um comentário