Eficiência energética no WTC
Sustentabilidade é uma das metas do Business Club,
que reúne várias empresas que buscam proteção ambiental por meio de boas
práticas
O WTC Business Club é um dos maiores clubes de
negócios do mundo, está presente em mais de 300 cidades, em mais de 100 países,
com o objetivo de criar uma grande rede que facilite o contato para negócios
tanto nacional quanto internacionalmente. Para atingir essa meta, o WTC tem
três pilares: Networking, Conteúdo e
Internacionalidade. Pontos considerados fundamentais para a prosperidade dos
negócios.
Mas o WTC também
está interessado em como as empresas estão crescendo, como estão tratando a
sustentabilidade no seu processo de prosperidade. Tanto que o Club tem dezenas
de comitês permanentes, que promovem cerca de 300 eventos por ano, e entre eles
está o Comitê de Sustentabilidade, que promove a discussão das sustentabilidades
social e ambiental, um dos assuntos mais falados dos últimos anos e que, cada
vez mais, faz parte do desenvolvimento estratégico das empresas. “Mensalmente
são realizadas reuniões do grupo que compõe esse comitê nacional. Fazemos
inclusive, esforços para que os associados de outros WTC regionais possam
participar e contribuir com suas experiências, assim como buscar nesse grupo
versátil novas informações e novos conteúdos para suas gestões”, explica o Alberto
de Paula Lenz Cesar, diretor regional do WTC Curitiba.
O Comitê de
Sustentabilidade discute vários temas focados no crescimento sustentável e
reúne empresários, executivos das grandes empresas e representantes do poder
público em palestras gratuitas e eventos especiais com conteúdo exclusivo para
os participantes do clube de negócios. O comitê trata, ainda, da preservação
ambiental como parte da imagem que a empresa passa para o público e para o
mercado.
Nesse contexto, a
eficiência energética tem se tornado um dos pontos principais. Atividades que
promovem a economia de energia fazem parte tanto grandes quanto de pequenas empresas que
já compreenderam que a redução dos custos com energia elétrica é essencial para
manter a competividade. Segundo o diretor
regional do WTC Curitiba, as empresas
que atuam com essas determinações tecnológicas e sustentáveis vem ao encontro
dos conceitos do WTC, que aproxima empresas com tendências inovadoras e
modernas, visando a melhoria de produtividade na governança corporativa,
vislumbrando economia e maior interatividade. “Temos acompanhado a evolução das
empresas de um modo geral, entendendo que esse tema deve ser parte integrante
de suas agendas corporativas. É um caminho necessário a ser traçado em suas
gestões e incluídos junto a seus stakeholders.
Um caminho sem volta, apenas para reforçar os passos dados”, comenta Alberto de
Paula Lenz Cesar.
Entre os associados do WTC Curitiba, encontramos
ótimos exemplos de eficiência energética, entre eles a HAG Consulting, que traz
soluções e oportunidades para o mundo corporativo e o
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do
Paraná (Sebrae/PR), que adota boas
práticas para a economia de energia.
De olho no mercado
Por 22 anos,
Rodrigo Alvarenga atuou em várias áreas estratégicas de grandes corporações
financeiras e uma das suas principais funções era ajudar os clientes a
identificar oportunidades, avaliar condições de crédito e optar pela melhor
forma de obter apoio financeiro. Nessas duas décadas, Alvarenga
colecionou lições, uma das mais importantes segundo ele foi perceber que as
empresas que pensam e agem de forma mais sustentável apresentam melhor
resultado em longo prazo.
Foi com essa premissa na
cabeça que, em 2010, Alvarenga fundou a HAG Consulting, em parceria com sua
esposa. “Criamos a empresa com foco nas questões estratégicas de gestão,
desenvolvimento e treinamento de pessoas de forma a incorporar a
sustentabilidade aos negócios ou ainda desenvolver negócios que atuassem nos
mais variados aspectos da sustentabilidade, como eficiência energética, gestão
de resíduos, etc”, explica.
No ano passado, a convite do
diretor do WTC/Brasil, Diego Petinazzi, Alvarenga passou a acompanhar os
eventos promovidos pelo WTC Club, em Curitiba, e logo se tornou associado. "Participar
do WTC Club foi fundamental tanto para construir e reforçar o networking com empresas, empresários e
executivos, como também pela oportunidade de contribuir, por meio dos eventos e
fóruns, com a troca de ideias, experiências, identificação de problemas e
oportunidades comuns, mas principalmente construir um grupo que pode e deve
buscar mudar a cara e o jeito de se ver e construir o Brasil de forma mais
sustentável”, afirma o empresário.
Um dos projetos viabilizados
pela HAG é a ACS Energia, que entrou no mercado em fevereiro deste ano para
atuar no segmento de eficiência energética e representa no Brasil algumas
empresas e marcas alemãs como Sweet Light e GFR, cujas tecnologias visam
fornecer diferentes e complementares benefícios aos clientes, desde
adaptadores/reatores para lâmpadas T5, que economizam de 20 a 62% de energia,
até hardware e softwares de automação predial que permitem controlar todos os
equipamentos de ar-condicionado, iluminação, controles de entrada e perimetrais
de forma a otimizar o uso de energia reduzindo o consumo em até 40%, conforme
pode ser verificado nos vários cases
de sucesso já implantados na Europa. “A HAG procura prestar assistência e apoio
aos clientes empreendedores, bem como aos projetos nos quais participa. Podemos
afirmar que existe uma demanda reprimida enorme no Brasil para esse tipo de
solução, tanto para os mercados de energias renováveis como de construção
sustentável, nanotecnologia, entre outros”, comenta.
Com um mercado tão promissor, Alvarenga diz que a
ACS Energia é apenas o primeiro projeto da HAG Consulting, que muitos outros já
estão no “forno”, entre eles energias renováveis como biogás e projetos de
inovação e biosegurança, para os quais o empresário ainda está avaliando
potenciais investidores.
Medidas
simples
No Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas do Paraná, a economia de energia é obtida com atitudes simples e
inteligentes. Há anos a entidade adota boas práticas relacionadas à eficiência
energética, como o gerador movido a biodiesel, que foi instalado na unidade em
Curitiba, em 2009, para evitar a suspensão de atividades durante blackouts, o que evita imprevistos e
gastos extras. Segundo Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do
Sebrae/PR, a iniciativa
tem garantido a proteção de dados e o funcionamento regular do sistema de
informática que interliga a entidade em todo o estado, mesmo durante
interrupções de energia. “O equipamento é moderno, possui catalisadores e
filtros que neutralizam poluentes, não emite a fumaça e o cheiro característico
dos motores diesel comuns. Optamos
por um sistema que não agride o meio ambiente, e, ao mesmo tempo, nos dá mais
segurança de trabalho”, explica.
Para reduzir a conta de energia elétrica, a mais
largamente utilizada pela indústria e pelo comércio, o Sebrae/PR ainda executa
outras ações complementares. A entidade implantou em todas as unidades do
Paraná sensores de presença, com o quais o uso de energia só ocorre quando
necessário. Outra atitude pensando na eficiência energética é o uso de
torneiras de pressão, que evitam o desperdício de água, que também é fonte de
energia.
As
ações não param por aí. O Sebrae/PR está conseguindo evitar o desperdício de
energia com a redução da quantidade de impressoras, que passaram a ser
instaladas em áreas comuns, para que vários setores dentro da entidade possam
usá-las. O resultado até agora foi a redução do número de impressões. Uma ação
que exigiu um pouco mais de investimento foi a substituição de coberturas por
telhados com isolamento, o que diminui o uso do ar condicionado, pois o
ambiente se mantém climatizado mesmo com o aparelho operando em uma potência
menor. “O Sebrae/PR também iniciou um estudo para a implantação de iluminação led, com lâmpadas eletrônicas e com
capacidade de 50 mil horas, que, num futuro próximo, pode representar mais
economia”, comenta o diretor-superintendente.
WTC Curitiba - 41 4141-1020
www.wtcclub.com.br
______________________________________
Veja outros conteúdos dessa edição:
Matérias:
- Capa: Sustentabilidade além da matéria-prima
- Entrevista: Lourival dos Santos e Souza
- Visão Sustentável: Gesso reciclado vira fertilizante para agricultura- - Responsabilidade Social Corporativa: Educando na Sustentabilidade
- Energias Renováveis
Artigos:
- Artigo: O sonho acabou? (Jerônimo Mendes)
- Artigo: Oportunidade e realização (Rafael Giuliano)
- Artigo: O mito do PIB (Daniel Thá)
- Artigo: Água: A crise e a inércia política global (Hugo Weber Jr)
- Artigo: Oportunidade e realização (Rafael Giuliano)
- Artigo: O mito do PIB (Daniel Thá)
- Artigo: Água: A crise e a inércia política global (Hugo Weber Jr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário