Uma boa imagem organizacional é fundamental para se estabelecer no mercado, hoje não basta mais pensar apenas em vender. Organizações bem sucedidas preocupam-se em construir uma imagem sólida e positiva perante seus clientes.
Essa imagem está relacionada ao que a organização “é”, “diz” e “faz”, e será favorável se houver consonância entre esses três quesitos e as exigências dos clientes. Preço e qualidade já não são mais suficientes para garantir o sucesso das organizações em um mercado cada vez mais competitivo. Os consumidores, conscientes e preocupados com a sociedade e o meio ambiente, buscam produtos e serviços oferecidos por empresas sustentáveis. Essa é a realidade atual e a tendência para as próximas décadas.
O primeiro passo para as empresas que buscam ser sustentáveis, é acreditar na sustentabilidade, adotando atitudes sustentáveis em todos os setores e processos da organização e em todos os níveis hierárquicos. Reduzir o consumo é fundamental para evitar o desperdício de energia e recursos naturais. Aqui engloba-se tanto a redução de produtos prontos, acabados, utilizados no dia a dia empresarial, como a matéria-prima utilizada na produção de produtos e recursos como água, energia, gás.
Quando do planejamento e gestão da sustentabilidade a organização precisa rever todos os itens consumidos, analisando se é possível a redução dos mesmos, o que pode ser feito com atitudes simples e baratas como adquirir somente máquinas e equipamentos mais duráveis; reformar e consertar máquinas e equipamentos, quando possível; evitar produtos descartáveis na organização (como o copinho do cafezinho, por exemplo); preferir materiais reciclados ou recicláveis (cartuchos de tinta para impressora e toners podem ser facilmente recondicionados, por exemplo); utilizar o correio eletrônico para comunicação entre setores e imprimir apenas o que for estritamente necessário; utilizar fontes de energia alternativa, entre outras ações. Acreditar, planejar e gerir a sustentabilidade dentro das organizações contribui para que as ações sustentáveis se tornem realidade e não apenas um conceito moderno utilizado somente para atrair clientes.
A sustentabilidade empresarial é fundamental para garantir o sucesso da organização, ao mesmo tempo em que favorece o desenvolvimento da sociedade e a manutenção de um meio ambiente saudável, promovendo a qualidade de vida para a atual e as próximas gerações. Tendo em vista que o mercado vem cada vez mais exigindo que a sustentabilidade seja tomada como atividade crítica pelas organizações, tanto quanto a qualidade do produto ou serviço a ser oferecido, organizações que visam o sucesso incluem o meio ambiente na sua filosofia empresarial e adotam a sustentabilidade como questão estratégica para sobrevivência e prosperidade dos seus negócios.
Aliando todas as atividades inerentes ao marketing com a preocupação ambiental, o Marketing Verde pode contribuir para o fortalecimento da imagem da marca e seduzir o consumidor, já que possibilita aos gestores a identificação e satisfação das exigências desses consumidores, de forma ao mesmo tempo lucrativa e sustentável.
As atividades de marketing verde são voltadas para a minimização dos efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhoraria da sua qualidade; trata-se de uma importante ferramenta que contribui em todo o processo produtivo, do desenvolvimento do produto (ou serviço), entrega, até o seu descarte.
Assim o marketing verde surge como uma ferramenta para auxiliar as organizações no processo de entrega de valor aos seus clientes com garantia de preservação ambiental. Lembrando que o mesmo precisa ser trabalhado na empresa de forma clara, com ações que possibilitem a mudança cultural e estratégica objetivando assim a melhoria nos resultados e a redução de custos. Tendo nas pessoas e na sua qualidade de vida a base solidificadora do sucesso!
Autor: Evandro Razotto
=========================================================
Matéria publicada originalmente na edição 24 da Revista Geração Sustentável
Jornalista: Letícia Ferreira
Fotos: divulgação
Veja os outros conteúdos dessa edição!
Matérias:
Capa: Usipar - Transformando entulho da construção civil em novos produtos
Qualidade de Vida: Academias ao ar livre
Visão Sustentável: Os projetos florestais do Grupo Ecoverdi
Responsabilidade Social: Ações e Projetos CPCE
Desenvolvimento Local: Os desafios da Construção Civil
Artigos:
Fabrício Campos: Círculo Virtuoso e os Caminhos da Sustentabilidade
Gastão F. da Luz: De cógidos, fatos e acontecimentos
Jeronimo Mendes: A nova Ordem Econômica
Evandro Razzoto: Marketing Verde como ferramenta estratégica de negócio
===========================================
Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade
A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.
Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!
*Promoção por tempo limitado
Great blog. All posts have something to learn. Your work is very good and i appreciate you and hopping for some more informative posts. Acompanhamento da obra
ResponderExcluir