Sustentabilidade: vista essa camisa você também!
Um tema de capa que tratasse do negócio de vestuários já estava “na
fila” há muito tempo em nossa editora. Nesse período, sempre imaginávamos
tratar o tema de forma bem ampla, demonstrando toda a cadeia produtiva desse
setor, abordando as iniciativas e as inovações para redução dos impactos
socioambientais.
Na condição de consumidores, geralmente temos a impressão de que é um
setor que não gera muitos resíduos no momento do pós-consumo. Não vemos, por
exemplo, muitas campanhas recomendando destinação adequada dos resíduos de
roupas, como geralmente encontramos nas campanhas dos resíduos de plásticos
(sacolinhas e embalagens) ou até mesmo de celulares (aparelhos e baterias).
Será que destinamos adequadamente nossas roupas depois do uso? Será que o
processo de doação, bazar ou reuso evita que esses resíduos sejam mais
expressivos e impactem no meio ambiente? Será que somos conscientes do
destino dos resíduos de nossas roupas?
Apesar de não existirem campanhas específicas e demonstração dos
impactos gerados no pós-consumo, esses resíduos existem sim e muitas
iniciativas já são positivas nesse segmento. Uma das entidades que atua em um
processo de consumo consciente, mencionadas nesta edição, é o Instituto
Ecotece, o qual demonstra iniciativas de reutilização para evitar a aquisição
de novas peças de vestuário ou acessórios. Outras iniciativas positivas são das
empresas que procuram inovar na forma de produção, como é o caso da marca
paranaense Irmãs Green e da Oceano Surfwear, de Santa Catarina.
Nesta edição, além das iniciativas para produtos mais sustentáveis no
setor de vestuário, você encontrará também uma matéria sobre a reciclagem do
gesso, por meio de um projeto inovador desenvolvido em Curitiba. No espaço
Responsabilidade Social Corporativa, serão apresentadas as iniciativas
estimuladas pelo CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) na
disseminação do tema sustentabilidade dentro das instituições de ensino
superior. A edição traz, ainda, duas matérias que contemplam projetos ligados à
área de energia, sendo uma sobre os projetos de smart grid (redes
inteligentes) e outra referente às iniciativas de entidades ligadas ao WTC
Business Club.
Boa leitura!
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Veja outros conteúdos dessa edição:
Matérias:
- Capa: Sustentabilidade além da matéria-prima
- Entrevista: Lourival dos Santos e Souza
- Visão Sustentável: Gesso reciclado vira fertilizante para agricultura- Responsabilidade Social Corporativa: Educando na Sustentabilidade
- Desenvolvimento Local: Eficiência Energética no WTC
Artigos:
- Artigo: O sonho acabou? (Jerônimo Mendes)
- Artigo: Oportunidade e realização (Rafael Giuliano)
- Artigo: O mito do PIB (Daniel Thá)
- Artigo: Água: A crise e a inércia política global (Hugo Weber Jr)
- Artigo: Oportunidade e realização (Rafael Giuliano)
- Artigo: O mito do PIB (Daniel Thá)
- Artigo: Água: A crise e a inércia política global (Hugo Weber Jr)
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