Agência planeja e
organiza ações de responsabilidade social para empresas
As empresas e agências estão sendo mais
exigidas a assumir uma conduta responsável nas suas relações com os clientes,
consumidores, funcionários, fornecedores, comunidade e até concorrentes. Por um
lado, elas estão se aliando aos desafios
sociais e assumindo o compromisso com causas filantrópicas. Por outro, agências
de comunicação fazem a intermediação do apoio a uma causa específica, abrindo
caminho para que a ação seja viabilizada e
efetivada com sucesso. “Planejamos, organizamos e executamos essas iniciativas
para que as empresas pratiquem a responsabilidade social”, diz Fabiana
Schaeffer, sócia-diretora da Netza, agência de comunicação integrada que atua
com ações de live marketing.
Segundo a executiva, as empresas não
podem mais contar, apenas, com a qualidade de seus produtos e serviços como
garantia de sobrevivência. É preciso ir além. “Tal atributo passou a ser uma
exigência natural do mundo competitivo”, pondera.
Cada vez mais o marketing social influencia o
consumidor na escolha do produto, impactando diretamente no fortalecimento da
marca. Segundo Fabiana Schaeffer, as agências precisam comprovar que adotam uma
postura correta, tanto na relação com funcionários, consumidores, fornecedores
e clientes, como no que diz respeito às leis, aos direitos humanos e ao meio
ambiente. “Ao implementar uma ação de marketing de causa social, as pequenas e
grandes corporações devem atuar diretamente com ações próprias de cidadania ou
se unirem a organizações sociais, tendo em vista alguma causa relevante,
pensando naquele consumidor, que exerce com mais consciência a sua cidadania”,
afirma.
Para ela, os benefícios de associar a agência
a uma causa social têm seus impactos positivos em imagem e em vendas, pelo fortalecimento
e fidelidade à marca; aos clientes, pela valorização da empresa na sociedade e
no mercado; em retorno publicitário, advindo da geração de mídia espontânea; em
produtividade e pessoas, pelo maior empenho e motivação dos funcionários e os
ganhos sociais, pelas mudanças comportamentais da sociedade. “Quando bem
utilizado é sempre positivo. O marketing de causa social é uma poderosa
ferramenta estratégica de posicionamento, pois, ao utilizar algumas técnicas do
marketing tradicional, consegue associar a marca de uma empresa a uma questão”.
Segundo Fabiana, “o resultado desta parceria
é que todos os atores se beneficiam, tanto a empresa quanto a agência. As
empresas incrementam as vendas e a visibilidade de sua marca, graças,
principalmente, à exposição na mídia espontânea. As entidades divulgam suas
causas atraindo, consequentemente, mais simpatizantes, voluntários e maior
volume de recursos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário