Turismo sustentável: have you heard about it?
O conceito de turismo sustentável poderia utilizar a máxima de “visitar hoje cuidando para garantir que seus filhos e netos possam visitar o mesmo lugar no futuro tendo acesso às mesmas comodidades”. Então vejamos: se você faz turismo urbano de compras, não se preocupe. A indústria de produção de bens e serviços voltados para o pseudoprazer de dinamizar a circulação/concentração de capital dará conta do recado tranquilamente.
Não há crise econômica que segure o pseudopoder sedutor de voltar de Miami ou de São Paulo ostentando dúzias de sacolas cheias de bugigangas com qualidades diversas: marcas, modelos, vaidades e alienação. Trabalhar duro durante onze meses por ano para ter direito a um mês de lazer lhe dá certos direitos, não é? O direito ao desperdício, por exemplo. Banhos diários múltiplos e demorados, roupa de cama e banho novas todos os dias, impecavelmente limpas e cheirosas. Refeições? As mais caras e exóticas que seu suado dinheirinho poupado ao longo do ano possa pagar. Durante onze meses você lutou e trabalhou duro para ter esses luxos, e ensinará seus filhos e netos a fazer o mesmo para ter o mesmo direito na fila de importados e na lista de reserva de um resort de luxo. Ter de gastar cada vez mais dinheiro com isso não importa, basta trabalhar mais (ou ser mais esperto, depende de seus valores) durante os tais onze meses. Onde ir e o que comprar? Não se preocupe. A mídia do consumo se encarregará de manter-lhes informado: você, seus filhos, netos e bisnetos.
Gostou? Parece divertido? Pode até ser, mas, convenhamos, nada sustentável. Então, vamos falar sério. O turismo sustentável envolve a consciência do conceito de sustentabilidade que eu já publiquei em um artigo nesta mesma coluna (O verdadeiro profissional da sustentabilidade). Além de conhecer e praticar o conceito, temos que enredar todos os atores sociais no esforço conjunto. Parece muito complicado? Dá muito trabalho? Entendo, você está de férias, não vamos falar de obrigações. Vamos direto para alguns exemplos e como você está de férias terá tempo de sobra para adaptá-los ao seu dia a dia. O turista sustentável carrega poucas malas (na ida e na volta) para ter mais liberdade de deslocamento e para ter a alegre sensação de não precisar escolher roupas. Isso é dar férias para preocupações banais! Ele economiza água e energia porque entende que o planeta também precisa tirar férias do ser humano. Ele respeita a biodiversidade e a cultura, produzindo poucos resíduos e participando de atividades culturais locais. Compras? Apenas artesanato que favorece a economia dissipando renda. Alimentação? Apenas a básica composta ao máximo de produtos locais, que sempre envolve uma gastronomia farta e interessante. Escolhendo o local? Pesquise o que menos utiliza transporte com base em combustíveis fósseis. Alugar bicicletas e caminhar são excelentes opções! A economia financeira pode ser tanta que você poderá se dar ao luxo de ter esses momentos de lazer durante aqueles tais onze meses, permitindo espaços de lazer que vão agregar valor e qualidade à sua vida, fazer novos amigos e ser mais saudável o ano todo.
E os outros atores sociais? Terão que se adequar ao seu novo estilo de férias. Por que no final das contas eles existem para lhe proporcionar o lazer que você espera: lazer sustentável. Então trocamos o pseudoprazer por compras pelo real prazer de contribuir para a sustentabilidade. Simples assim! Tudo bem que vamos quebrar a atual pseudo economia centralizadora e poluente. E isso não é ótimo? Boas férias para todos!
Rosimery de Fátima Oliveira
Especialista em diagnóstico e planejamento sistêmico
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Veja outros conteúdos dessa edição:
Matérias:
- Capa: O Desafio da destinação dos resíduos sólidos
- Entrevista: Marina Silva
- Visão Sustentável: Cativa Natureza promote beleza de forma sustentável
- Tecnologia e Sustentabilidade: Parana Metrologia - Da teoria para a prática
- Responsabilidade Social Corporativa: (Cpce Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) Realização de 2012 e Projetos 2013
- Desenvolvimento Local: A sustentabilidade como inspiração (WTC)
Artigos:
- Artigo: O Marketing e o ciclo de vida sustentável de produto (Hugo Weber Jr)
- Artigo: O " Pibão" da Presidente Dilma ( Jerônimo Mendes)
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