Com sua primeira unidade fundada pela conhecida família Rockefeller, em Nova York, na década de 1960, o Clube de Negócios World Trade Center (WTC) é uma instituição engajada com a sustentabilidade dos negócios, o que demonstra e incentiva em suas atividades de networking entre empresários por todo o mundo. Presente em mais de 100 países, o WTC conta com associados dos mais diferentes segmentos e setores da economia, o que proporciona uma verdadeira troca de informações, conhecimentos, contatos e facilidades sem fronteiras.
Em Curitiba, o WTC existe há dois anos e tem entre seus participantes representantes de organizações como a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a especializada em estrutura de Tecnologia da Informação QualityWare. Apesar de serem companhias de diferentes portes e atividades, elas têm algo em comum: prezam pela sustentabilidade.
Administração aeroportuária • A Infraero participa das reuniões do clube de negócios WTC em Curitiba com um representante como convidado. Para Antonio Pallu, superintendente do Aeroporto Internacional Afonso Pena (unidade administrada pela Infraero), “ser membro convidado da WTC Curitiba é uma oportunidade de relacionamento que a equipe aeroportuária tem para mostrar sua dedicação constante em oferecer soluções aeroportuárias inovadoras e sustentáveis aproximando pessoas e negócios”, disse.
Segundo conta Pallu, desde sua fundação, em 1973, a Infraero já apresentava uma preocupação com o desenvolvimento sustentável, apesar de o termo não ser utilizado na época, ganhando força a partir de 1995 com a implantação de políticas voltadas à sustentabilidade e à responsabilidade social.
Atualmente, o compromisso social da Infraero é respaldado pela integração da empresa ao Pacto Global. A companhia desenvolve diversos programas que visam o desenvolvimento social sustentável das comunidades carentes circunvizinhas aos aeroportos e se preocupa com o cumprimento de normas e padrões de proteção ao meio ambiente na implantação, operação e expansão dos seus aeroportos administrados, visando à minimização e prevenção dos impactos ambientais que possam ser provocados por suas atividades.
No Aeroporto Internacional Afonso Pena, são desenvolvidos projetos como a Escola de Informática e Cidadania, que visa à preparação de menores carentes para o mercado de trabalho, mediante aulas de informática, preparação para empregabilidade, noções de inglês e cidadania, bem como orientação para confecção de curriculum e encaminhamento para a aquisição de documentos pessoais.
Não apenas a comunidade, mas o público interno é beneficiado pela conduta adotada pela companhia. “Adotando práticas trabalhistas orientadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Infraero oferece ambiente organizacional saudável e que visa promover amotivação dos empregados”, conta Pallu. Ao todo, a Infraero conta com cerca de 32.000 profissionais, entre empregados concursados (13.135) e terceirizados (18.925),e no Aeroporto Internacional Afonso Pena são 268 empregados orgânicos (dados de julho/2013).
Tecnologia da informação • A empresa curitibana especializada em Tecnologia da Informação (TI), Qualityware, surgiu em 1994, com o objetivo de atender a uma demanda crescente, basicamente por cabeamento de rede e elétrico. É composta por 60 colaboradores organizados em cinco áreas: Administrativo-financeiro, comercial e marketing, Operações de Engenharia, Serviços e Controle de Qualidade.
Segundo Marcelo A. Piuma, diretor de Vendas e Marketing da empresa, a preocupação com o desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade socioambiental surgiram com a construção da nova sede da Qualityware. “Desde a construção, buscamos materiais alternativos e métodos construtivos menos impactantes ao meio ambiente. Reaproveitamento de água e consumo de energia para climatização foram estudados e aplicados na nova sede”, conta.
Entre as ações de destaque adotadas pela empresa estão separação do lixo, uso de canecas cerâmicas em vez de copos plásticos, uso de material reciclado no que for possível, premiação para a redução de impressão e uso de material de limpeza biodegradável. “Externamente, temos ações com a comunidade no entorno da sede para o plantio de árvores e em todos os projetos de data center criamos projetos com ‘selo verde’”, conta.
Atualmente, a Qualityware atua com três unidades de negócios, sendo elas: Produtos (HP, HPN, Microsoft), Serviços de TI (IDM, Comunicação Unificada, NOC e BPO) e Infraestrutura (Cabeamento e Data Center). Os principais clientes da empresa são BR Distribuidora, Leão Junior, Tribunal de Contas do PR, Capital Cobrança, UEGA, Copel, Rocha Log, Berneck, entre outros.
A entrada da empresa no WTC aconteceu em setembro de 2013, onde chegou por indicação. “O principal benefício é o networking e a capacidade de capilarizar nossa operação para outras praças onde o WTC tem atividade”, destaca.
Para Piuma, o principal desafio para uma empresa desse segmento atuar em consonância com o desenvolvimento sustentável é a falta de cultura desse mercado no tema. “Infelizmente, nossa preocupação com o meio ambiente não é vista com um diferencial competitivo, por conta disso, dificilmente conseguimos apoio para nossos projetos”, lamenta.
Ainda segundo ele, manter-se no mercado por 19 anos por si só já é uma conquista e um desafio. “A partir de 2010, conseguimos iniciar nosso crescimento de forma mais consistente, conquistando projetos de âmbito nacional”, lembra.
Para estimular a conscientização para o desenvolvimento sustentável, a empresa criou um comitê interno para debater o assunto e “tentar reduzir nossa pegada com ações simples internamente e também para nossos projetos, principalmente nas obras”, relata o diretor. Para 2015, a empresa está buscando a certificação 14.000.
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