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sexta-feira, 13 de junho de 2014

Artigo: Valores e sustentabilidade do negócio_ Por Rafael Giuliano

No início deste novo ano, participei de um diálogo com um grupo de gestores e diferentes especialistas sobre a perenidade dos negócios. Buscávamos responder à pergunta: “o que torna possível um negócio perdurar, e ser sustentável, por anos?”. Debatemos sobre modelos de gestão, regras de mercado e até algumas “receitas mágicas” pessoais, aplicadas por diversos empreendedores. Quando questionaram minha opinião, respondi que deveríamos dar mais atenção aos valores propostos pelas organizações, compreendendo sua forma de praticá-los.

Costumo dizer que a Visão de um negócio é seu ponto no horizonte, o “onde” a empresa deseja chegar, enquanto a Missão é sua forma de “como” chegar lá. E os Valores? Bem, eles são nossa “toolbox”, a “caixa de ferramentas” com tudo o que temos à disposição para materializar a Proposta de Valor de uma organização, e torná-la perene.

Dito isso, surgiram inúmeros questionamentos, especialmente sobre como capacitar profissionais e equipes em relação aos valores da empresa. Há um curso “certo”? Um módulo sobre ética é suficiente, em um programa anual de formação? Como engajar as pessoas com nossos valores? Comentei haver duas potenciais respostas. A primeira vem da lição que nos foi dada por Lewis Cass, político e embaixador estadunidense que lançou certa vez a seguinte reflexão: “As pessoas podem duvidar do que você diz, mas elas acreditarão no que você faz.”

Os valores da empresa se tornam verdadeiras ferramentas para a sustentabilidade do negócio quando aplicados de maneira prática, em cada operação e toda ação, atribuindo-
-lhes o caráter de norteadores ou de critérios para decisões estratégicas. Essa prática, o fazer, proporciona às pessoas e equipes uma direção para suas próprias atitudes de valor.

Em relação à segunda resposta, acredito que todos esperavam pela proposta de alguma forma de “treinamento”, porém, conclui dizendo que o voluntariado é outra excelente maneira de engajar os colaboradores com os valores da organização, uma vez que cria ambientes e oportunidades de ver os mesmos valores que norteiam o negócio, aplicados também nos desenvolvimentos social, econômico e ambiental das pessoas, mostrando uma dimensão para além do simples lucro.

É preciso reconhecer o desafio, especialmente para os gestores e líderes responsáveis pela elaboração e implementação dos Programas de Voluntariado, de relacionar os valores da organização com as iniciativas, iniciativas e projetos sugeridos, estimulando o compromisso com as ações e o engajamento com os valores no seu cotidiano.

O voluntariado deve representar um reencontro dos princípios da organização, sua “razão social”, a Proposta de Valor expressa em seus valores, com seus colaboradores e a sociedade. Uma oportunidade de integração e reconhecimento de seu papel.

Mais do que “ensinar” valores, é preciso vivenciá-los, a fim de que sua prática diária crie os alicerces necessários para dar sustentabilidade ao negócio.

Ao final de nosso encontro, alguns gestores faziam anotações, procurando reconhecer quais valores estavam efetivamente relacionados com cada ação voluntária de suas empresas. De repente, um dos senhores mais experientes de nosso pequeno grupo levantou-se, perguntou se a reunião já havia mesmo acabado, pois ele tinha muito a fazer depois daquelas reflexões. Cumprimentou a todos e deixou a sala.

Algumas semanas depois ele me ligou. Quis agradecer pelo encontro e dizer que ele havia resgatado um dos seus valores: Impacto Social. Comentou ter visitado os projetos e conversado com os voluntários, a fim de compreender como cada ação impactava na vida das pessoas das comunidades. Por fim, decidiu reunir todos para realinhar e agradecer.

Lições são sempre bem-vindas, especialmente quando veem por meio do exemplo de valores!

Rafael Giuliano é voluntário e pesquisa novas interações de aprendizagem, além de ser Incentivador e Editor de Jornadas na Matka Editora.









http://issuu.com/revistageracaosustentavel/docs/gs_37_protagonismo_sustentabilidade

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