
Escrevi anteriormente sobre a linha Ecomagination, que proporcionou à GE receita de mais de 10 bilhões de dólares. Também escrevi sobre o Fundo Ethical, do Banco Real, que, do seu lançamento até meados de 2008, apresentou rentabilidade superior ao índice Bovespa do mesmo período. Há diversos outros produtos com esse propósito, como a linha Ekos, da Natura, a EcoLav, também da GE, o Comfort, da Unilever, e por aí vai. É claro que não deve ser o único propósito, mas não vejo problema algum querer lucrar com a onda verde ou com o socialmente responsável.
Pensando na premissa de produtos sustentáveis, chegará ao Brasil, já para o Natal, o primeiro celular ecologicamente correto do país. Lançado pela coreana Samsung, o Blue Earth é feito a partir de garrafas pet recicladas e não utiliza BFRs (Brominated Flame Retardant) e outros compostos químicos em sua composição.
Mas as inovações ecológicas vão além. Pense na cena: você está fora de casa esperando uma ligação super importante e sabe que a bateria do celular vai acabar a qualquer momento. Situação bem comum, não? Com o Blue Earth, basta deixá-lo ao sol por uma hora que a bateria é recarregada para uma conversa de até 16 minutos. Além da ajuda nos momentos de aperto, podemos, ainda, economizar energia elétrica sempre que optarmos pela solar.
O celular ecológico também vem com alguns programas bem interessantes, como o que conta os passos durante uma caminhada. Com isso, ele calcula o carbono que deixou de ser emitido caso o trajeto fosse feito de carro e quantas árvores foram poupadas com a ação. Ah, já ia me esquecendo! Sim, o celular também faz ligações, tem câmera de três megapixels, wi-fi, bluetooth, GPS, 3G, se conecta a redes sociais e todo aquele blablablá que nos encanta na tecnologia.
O preço sugerido é de 949 reais. Caro, mas levando-se em consideração que o Blackberry que eu estou namorando há tempos custa 1700 reais, é mais que uma boa pedida. O quanto a Samsung vai lucrar não apenas com esse aparelho, mas com toda a sua linha Ecofit? Não faço a menor idéia, mas o tempo dirá.
Tenho sempre acompanhado as materias e eventos divulgados no BLOG da revista... São conteúdos muitos interessantes para a vida do individuo e para as decisões nas empresas!
ResponderExcluirRoberto Braga
Publicitário SP