Uma questão de consciência e estratégia
Carlos Abdalla, gerente de Relações Corporativas da Robert Bosch América Latina, fala sobre a importância dos assuntos sustentáveis para a empresa, com exclusividade para a revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL
Mostrar que uma empresa grandiosa é aquela que reconhece a necessidade de repensar suas ações para manter seu crescimento é a tarefa do gerente Relações Corporativas da Robert Bosch América Latina, Carlos Abdalla. Segundo ele, tudo fica mais fácil quando a empresa já trabalha com conceitos de sustentabilidade muito antes do termo passar a ser conhecido no mundo corporativo. Mais do que marketing, a responsabilidade faz parte da filosofia e da estratégia da corporação e é seguida à risca, principalmente pelo braço da empresa no Brasil. (Foto: divulgação Bosch)
A Bosch vem constantemente divulgando suas ações voltadas à sustentabilidade. Por que é importante ter a imagem da empresa tão ligada às ações sustentáveis?
A orientação para os aspectos da sustentabilidade há muito tempo – mesmo antes de se falar no termo sustentabilidade – faz parte das ações da Bosch. Compromisso, respeito ao meio ambiente e a perenidade da organização, do ponto de vista econômico, sempre foram focos da empresa. Com a evolução tecnológica, a possibilidade de concentrar maior atenção e maiores recursos no desenvolvimento de soluções sustentáveis foi ampliada, tanto no que se refere aos processos quanto aos produtos que a Bosch disponibiliza no mercado.
Carlos Abdalla, gerente de Relações Corporativas da Robert Bosch América Latina, fala sobre a importância dos assuntos sustentáveis para a empresa, com exclusividade para a revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL
Mostrar que uma empresa grandiosa é aquela que reconhece a necessidade de repensar suas ações para manter seu crescimento é a tarefa do gerente Relações Corporativas da Robert Bosch América Latina, Carlos Abdalla. Segundo ele, tudo fica mais fácil quando a empresa já trabalha com conceitos de sustentabilidade muito antes do termo passar a ser conhecido no mundo corporativo. Mais do que marketing, a responsabilidade faz parte da filosofia e da estratégia da corporação e é seguida à risca, principalmente pelo braço da empresa no Brasil. (Foto: divulgação Bosch)
A Bosch vem constantemente divulgando suas ações voltadas à sustentabilidade. Por que é importante ter a imagem da empresa tão ligada às ações sustentáveis?
A orientação para os aspectos da sustentabilidade há muito tempo – mesmo antes de se falar no termo sustentabilidade – faz parte das ações da Bosch. Compromisso, respeito ao meio ambiente e a perenidade da organização, do ponto de vista econômico, sempre foram focos da empresa. Com a evolução tecnológica, a possibilidade de concentrar maior atenção e maiores recursos no desenvolvimento de soluções sustentáveis foi ampliada, tanto no que se refere aos processos quanto aos produtos que a Bosch disponibiliza no mercado.
Como o tema está inserido nas estratégias de gestão da empresa?
A sustentabilidade está inserida dentro da visão da empresa e, portanto, a partir dela, é desdobrada para as estratégias da organização.
A Bosch divulga que tem preocupações com a sociedade e o meio ambiente há mais de quatro décadas. Como esse conceito de responsabilidade foi inicialmente inserido na Bosch Brasil?
O Grupo Bosch, desde sua fundação, na Alemanha, em 1886, adota uma política empresarial de relacionamento com seus colaboradores e demais parceiros baseada nos sólidos valores de seu fundador, Robert Bosch. Por decisão testamentária, 8% do capital da empresa são destinados à família Bosch e os 92% restantes a uma entidade sem fins lucrativos, a Fundação Robert Bosch, criada na Alemanha em 1964, e considerada uma das maiores fundações privadas do mundo. Seus investimentos contemplam as áreas de saúde, pesquisa em medicina, ajuda humanitária, relacionamento internacional, educação de jovens, cultura e pesquisas científicas. Em 1971, foi criada no Brasil a Associação Beneficente Robert Bosch, transformada no Instituto Robert Bosch em 2004. Responsável pela gestão de políticas, diretrizes e recursos dos projetos sociais, ambientais, educativos, de preservação e formação do patrimônio histórico-cultural e médico-hospitalar, o Instituto prioriza os projetos focados na melhoria da qualidade de vida das comunidades.
No que se refere ao meio ambiente, a Bosch possui uma série de programa de preservação de recursos relacionados aos seus processos produtivos, assim como adota essas premissas no desenvolvimento de suas tecnologias.
O Grupo Bosch, desde sua fundação, na Alemanha, em 1886, adota uma política empresarial de relacionamento com seus colaboradores e demais parceiros baseada nos sólidos valores de seu fundador, Robert Bosch. Por decisão testamentária, 8% do capital da empresa são destinados à família Bosch e os 92% restantes a uma entidade sem fins lucrativos, a Fundação Robert Bosch, criada na Alemanha em 1964, e considerada uma das maiores fundações privadas do mundo. Seus investimentos contemplam as áreas de saúde, pesquisa em medicina, ajuda humanitária, relacionamento internacional, educação de jovens, cultura e pesquisas científicas. Em 1971, foi criada no Brasil a Associação Beneficente Robert Bosch, transformada no Instituto Robert Bosch em 2004. Responsável pela gestão de políticas, diretrizes e recursos dos projetos sociais, ambientais, educativos, de preservação e formação do patrimônio histórico-cultural e médico-hospitalar, o Instituto prioriza os projetos focados na melhoria da qualidade de vida das comunidades.
No que se refere ao meio ambiente, a Bosch possui uma série de programa de preservação de recursos relacionados aos seus processos produtivos, assim como adota essas premissas no desenvolvimento de suas tecnologias.
O que significa inovação para a Bosch? Quais os principais desafios que a empresa enfrenta para inovar e ao mesmo tempo respeitar o meio ambiente e sociedade?
A Bosch considera a inovação como algo mais do que a qualidade excepcional do produto, da funcionalidade e do design. Não somente nossos desenvolvimentos tecnológicos, mas também o nosso comprometimento com a sociedade tem um efeito no mundo de amanhã. Sistemas de gestão, diretrizes e políticas inseridas no dia a dia da empresa garantem a inovação com respeito ao meio ambiente e à sociedade.
Por meio do Sistema de Gestão Ambiental, por exemplo, a Bosch avalia processos produtivos com foco na compatibilidade ambiental e reduz custos com o uso racional de recursos energéticos. Esse sistema também busca a conscientização e sensibilização dos colaboradores, familiares e comunidade sobre a necessidade da preservação do meio ambiente.
A sustentabilidade aplica-se também aos produtos. No Brasil e em todo o mundo os produtos Bosch são fabricados dentro das diretrizes do Programa 3S – em alemão: Sicher/Seguro, Sauber/Limpo – não poluente e Sparsam/Econômico.
Anualmente, a empresa investe no Brasil cerca de 16 milhões de reais em projetos de redução de impactos ambientais com foco em gerenciamento de resíduo, proteção da água do solo, redução de ruídos, purificação do ar e a conservação da natureza.
Como o conceito de sustentabilidade é difundido dentro da empresa entre funcionários e colaboradores?
Essa comunicação é trabalhada de diversas maneiras. Além de estar inserida nos sistemas de gestão, diretrizes e políticas da empresa, os meios de comunicação interna, sejam eles impressos, on line ou face a face, reforçam constantemente os conceitos e aspectos da sustentabilidade.
Essa comunicação é trabalhada de diversas maneiras. Além de estar inserida nos sistemas de gestão, diretrizes e políticas da empresa, os meios de comunicação interna, sejam eles impressos, on line ou face a face, reforçam constantemente os conceitos e aspectos da sustentabilidade.
Como funcionam os investimentos do Instituto Robert Bosch no Brasil?
O Instituto Robert Bosch investe em projetos sociais próprios, desenvolvidos junto com às comunidades de entorno das unidades fabris da empresa no Brasil, com foco principal na educação de crianças e jovens, saúde preventiva, meio ambiente e cultura, como também apoia diversos projetos de outras organizações não-governamentais, principalmente localizadas em cidades onde a empresa está presente com suas unidades fabris. Anualmente, são investidos cerca de R$ 3 milhões em projetos sociais junto às comunidades.
O Instituto Robert Bosch investe em projetos sociais próprios, desenvolvidos junto com às comunidades de entorno das unidades fabris da empresa no Brasil, com foco principal na educação de crianças e jovens, saúde preventiva, meio ambiente e cultura, como também apoia diversos projetos de outras organizações não-governamentais, principalmente localizadas em cidades onde a empresa está presente com suas unidades fabris. Anualmente, são investidos cerca de R$ 3 milhões em projetos sociais junto às comunidades.
Qual mensagem gostaria de deixar para os leitores da Geração Sustentável?
É extremamente importante que, cada vez mais, as pessoas passem a se preocupar em dar mais atenção aos aspectos relacionados à sustentabilidade e, a partir daí, exerçam seus direitos e deveres como cidadãos junto aos diversos setores da sociedade – poder público, iniciativa privada e entidades não-governamentais.
É extremamente importante que, cada vez mais, as pessoas passem a se preocupar em dar mais atenção aos aspectos relacionados à sustentabilidade e, a partir daí, exerçam seus direitos e deveres como cidadãos junto aos diversos setores da sociedade – poder público, iniciativa privada e entidades não-governamentais.
A próxima revista na integra estará disponível no início de fevereiro!
Olá Pedro,esclarecedora a entrevista, a preocupação com a sustentabilidade vem de longa data.É uma empresa reconhecida e de grande sucesso.Destina 92% para a fundação, impresionante.Abr.Azenir
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