Projeto
social da Gazeta do Povo e do Instituto GRCOM ganha nova logomarca e estreia
projeto gráfico do Boletim de Leitura Orientada
O projeto de incentivo à leitura Ler e Pensar, desenvolvido pela
Gazeta do Povo e o Instituto GRPCOM, do Grupo Paranaense de Comunicação
(GRPCOM) faz 15 anos em 2014 e comemora com novidades. Neste mês, o Boletim de
Leitura Orientada (Bolo), material pedagógico dirigido aos professores
participantes do programa, circula com novo projeto gráfico, e a logomarca foi
renovada. O projeto ainda estreia sua página nas redes sociais.
Ao utilizar o jornal como recurso pedagógico, o Ler e Pensar
oferece apoio aos conteúdos escolares, permite que os alunos entendam qual
a função da mídia e como o jornalismo é estruturado por diferentes opiniões, e
traz a possibilidade de autoria, quando os estudantes criam jornais nas escolas
e se expressam por meio da mídia. “Com o uso do jornal em sala de aula, eles
passam a ter compreensão daquilo que leem e a participar do mundo à sua volta,
com capacidade de desenvolver sua cidadania”, explica Ana Gabriela Simões Borges,
gerente do Instituto GRPCOM.
O novo projeto gráfico e a reformulação da logomarca, propostos
pela agência The Getz, refletem o amadurecimento do Ler e Pensar. A logomarca
está moderna e com traços mais fortes. “Sentimos que já era momento de inovar e
de, sobretudo, trazer à tona características que ilustram muito bem o projeto
hoje: amadurecimento, inovação e alegria. Por isso, fizemos uma releitura da
logomarca anterior – cujos traços, aliás, foram desenhados pelo Ziraldo”,
destaca Fernanda Cotrim, que está à frente do projeto Ler e Pensar no Instituto
GRPCOM.
Para aumentar ainda mais a interatividade com o público do Ler e
Pensar, o projeto lança uma página no Facebook, que já está no ar no: www.facebook.com/ProjetoLerePensar. O objetivo da página, segundo Fernanda, é se tornar mais
um recurso pedagógico para professores e alunos. “Estaremos sempre conectados e
atualizados com dicas de uso do jornal da semana, novidades, debates, fotos,
produções de alunos e professores, fóruns, enquetes”, explica. Além do novo
canal, o site www.lerepensar.org.br traz todas as informações institucionais e últimas
notícias relacionadas ao programa.
Fazendo a diferença
Os resultados do programa dirigido a alunos do Ensino Fundamental
e Médio de escolas e instituições públicas e particulares do Paraná comprovam a
força e o impacto que o Ler e Pensar traz à educação. Ao longo desses 15 anos,
foram cerca de um milhão de alunos, professores e pessoas na comunidade
beneficiados, 60 municípios engajados, com Secretarias Municipais e Estadual de
Educação comprometidas, além de mais de 30 empresas investidoras e preocupadas
com a educação.
A jornalista Marleth Silva, uma das idealizadoras, lembra que
quando o projeto foi criado, modelos que já existiam no Brasil foram
consultados. “Alguns foram encerrados e recomeçaram, outros mudaram totalmente,
mas o nosso só cresceu e foi aperfeiçoado, o que fez ganhar ainda mais força.
Desde o primeiro momento o projeto teve uma aceitação muito grande entre os
profissionais da educação”, conta.
Ao longo dos anos, o Ler e Pensar promoveu diversas histórias de
transformação. Para Luciane Xavier de Jesus, diretora da Escola Municipal Elza
Lerner, em Curitiba, o trabalho com o jornal desperta a atenção dos alunos,
expande seus conhecimentos e enriquece as aulas. “Ao passar pelas salas de aula vemos alunos concentrados
e participativos. Isso mostra que o projeto está desenvolvendo leitores
críticos do mundo”, avalia. A experiência com o
projeto também traz benefícios às famílias. “Faço a leitura do jornal com a
minha filha para incentivar seu interesse pela leitura. Essa atividade ajuda a
melhorar o vocabulário de todos”, conta Dircélia Carneiro, uma das mães de
aluno da Escola Municipal de Guararema, em Castro.
Sobre o Ler e Pensar
O projeto
Ler e Pensar é desenvolvido pelo Instituto GRPCOM desde 1999 em parceria com a
Gazeta do Povo. Exemplo de um projeto bem sucedido e referência no Programa de
Jornal e Educação para a ANJ (Associação Nacional de Jornais), atualmente está
presente em 60 municípios paranaenses, beneficiando 520 escolas e mais de 3 mil
professores e 105 mil alunos. Hoje, o projeto é patrocinado pela Associação
Comercial do Paraná (ACP), Instituto HSBC Solidariedade e SESI. Além disso,
conta com mais de 20 padrinhos sociais, o que permite que as escolas recebam os
jornais diariamente. O Ler e Pensar também oferece assessoria pedagógica aos
professores participantes, por meio de programa de formação continuada com
certificação, atividades pedagógicas, eventos culturais e materiais didáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário