No caminho do bem
O entendimento da importância da sustentabilidade e a busca pela promoção de uma nova realidade para o planeta foram alguns dos motivos que levaram o grupo Ecoverdi, de Curitiba, a investir em uma linha especial de produtos para a sociedade. A linha ECOnsciente, que recentemente estreou no mercado brasileiro, busca oferecer soluções para um problema do dia a dia de pessoas e empresas: o descarte de lixo.
Tradicional fabricante de papel e celulose no mercado brasileiro, a Ecoverdi (a holding que reúne as empresas Cocelpa, Conpel e Arpeco), percebeu no mercado uma demanda sustentável ao alcance de suas mãos: a substituição das tradicionais sacolas de plástico por opções que agridem menos o meio ambiente. Com isso criou a linha ECOnsciente, que traz para o mercado nacional duas soluções para fazer a diferença nos hábitos das pessoas e empresas: as sacolas para compra em Supermercados e os sacos de lixo ECOnsciente. Com uma tecnologia que apenas duas empresas no país têm, a Ecoverdi desenvolveu seus produtos pensando nas vantagens para o comerciante e para o consumidor.
O carro chefe da entrada desses produtos no mercado são as sacolas. Produzidas em papel Kraft, as sacolas apresentam uma resistência muito superior às de plástico, o que permite que cada unidade transporte muito mais peso do que as em uso nos supermercados brasileiros. De acordo com Rinaldo Dalaqua, Diretor comercial do grupo Ecoverdi, “a sacola pequena da linha ECOnsciente substitui, pelo menos, 4 das de plástico; e a maior 8 sacolas plásticas Além disso, pela sua resistência, as sacolas podem ser reutilizadas pelos consumidores pelo menos mais quatro vezes sem sofrer deformações. Isso aumenta e muito sua vida útil”. A grande diferença nessas sacolas é o conforto para o consumidor, em função de suas alças. Com um tecnologia pouco usada no Brasil, as alças são planas e feitas de papel kraft (e não com barbantes), o que garante a alça a mesma resistência da sacola.
A tecnologia das sacolas foi testada durante 18 meses em uma rede de supermercados de Curitiba. Ali foram comprovadas as características do material e a adesão do público a novidade. “As pessoas aprovam a iniciativa da sacola de papel, pois ela diminui resíduos nas residências, é reutilizável e também mostra ao consumidor o conceito de responsabilidade ecológica do ambiente que ela frequenta”, afirma Dalaqua.
Disponíveis para venda em massa há pelo menos dois meses no mercado brasileiro, os primeiros resultados são animadores. “Já temos bons clientes para esse produto. Além de Curitiba, Minas Gerais e Santa Catarina são os principais compradores”, conta Dalaqua. Uma das explicações é a lei municipal da capital mineira que proíbe a oferta de sacolas plásticas em supermercados. “As sacolas não surgem necessariamente como concorrentes das de plástico, mas sim como uma alternativa para diminuir a produção de lixo e também de respeito ao meio ambiente”, comenta Dalaqua. O material de que são feitas as sacolas é 100% reciclável, além do uso de tintas atóxicas e hidrossolúveis, que permitem que o papel utilizado seja reciclado e retorne a ser sacola, sem restrições de uso.
Sacos de lixo recicláveis
Nem só das sacolas funciona a ECOnsciente. A linha disponibiliza também sacos de lixo estruturados, uma novidade no mercado. Os novos modelos, também produzidos em papel Kraft, são produzidos com uma estrutura especial, que dispensa o uso de lixeiras para sustentação. Os sacos são produzidos com o intuito de facilitar a separação correta do lixo, e por isso tem indicações dos respectivos materiais recicláveis que recebem – de acordo com a norma do Conama (resolução nº 275/2001) – papel, metal, plástico, vidro, orgânico e não reciclável. Didáticos, os sacos também colaboram com a educação para o reaproveitamento do lixo.
Cada saco de lixo dessa linha suporta até 15kg e podem ser utilizados por até 30 dias sem necessidade de substituição. “Existem sacos maiores desse material que são para recolher o lixo. Em uma empresa, por exemplo, o lixo é recolhido ao final do dia e os sacos ainda estão em perfeito estado para serem reutilizados. Os sacos absorvem pequenas quantidades de líquidos, como os restos de café e água dos copos, sem deixar odores. Assim, o lixo sai seco e permite que o saco continue a ser utilizado”, explica Dalaqua.
Todo papel utilizado na fabricação da linha ECOnsciente é proveniente de madeira de florestas plantadas, manejadas de acordo com práticas sustentáveis e em áreas previamente degradadas. “Não estamos destruindo florestas para produzir esse material. Além de tudo, oferecemos um produto que se decompõe em 60 dias no ambiente sem emitir gases, resíduos ou poluentes e também não é um agente potencializador em caso de grandes fenômenos naturais, como grandes chuvas e enchentes. O material se desintegra e permite que o ambiente seja respeitado”, afirma Dalaqua. Atualmente, o grupo Ecoverdi possui a capacidade de produzir 20 milhões de sacolas por mês e 20 milhões de sacos de lixo ao mês. “A demanda ainda não está aquecida, mas estamos no início do projeto. Em pouco tempo acreditamos que estaremos trabalhando com capacidade máxima”, garante.
Grupo Ecoverdi
O grupo Ecoverdi foi estruturado em 2010, mas reúne empresas com mais de 50 anos de atuação no mercado de papel e celulose. Atento as mudanças e a necessidade da responsabilidade com o ambiente e com a manutenção do planeta, a Ecoverdi decidiu fazer parte do processo de conscientização da população. “A forma que temos como empresa para promover a sustentabilidade do planeta em larga escala é oferecer opções que ajudem na conscientização da população para a mudança de hábitos”, argumenta Dalaqua.
Além disso, a Ecoverdi está investindo na mudança dentro da sua realidade. Com um departamento direcionado em sustentabilidade desde 2010, muitas ações estão em andamento com o objetivo de trazer um novo posicionamento da empresa também junto ao seu público interno. Desde que o conceito de sustentabilidade foi inserido nas empresas do grupo, são realizadas ações focadas nos colaboradores, como ginástica laboral e saúde do colaborador, além do contato com as comunidades próximas as fábricas, criando um processo de transparência dentro das regiões onde atua ativamente.
Hoje, o Grupo Ecoverdi conta com quatro fábricas (três no Paraná e uma na Paraíba) e é o 2º maior produtor de papel Kraft do país. Com grande atuação na produção de sacos para cal, cimento e para o transporte de alimentos, o grupo ocupa a 2ª posição entre os fornecedores de sacos valvulados no país. O grupo conta hoje com quase mil colaboradores e realiza um processo verticalizado de produção, com gerenciamento completo sobre a cadeia (desde o manejo de florestas plantadas até a produção de embalagens), e com isso exporta para 11 países. Focada também em sustentabilidade, suas unidades de produção de papel absorvem aparas, sendo que a fábrica em João Pessoa é responsável pela produção de papel reciclado.
Matéria publicada originalmente na edição 22 da Revista Geração Sustentável
Lyane Martinelli
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O entendimento da importância da sustentabilidade e a busca pela promoção de uma nova realidade para o planeta foram alguns dos motivos que levaram o grupo Ecoverdi, de Curitiba, a investir em uma linha especial de produtos para a sociedade. A linha ECOnsciente, que recentemente estreou no mercado brasileiro, busca oferecer soluções para um problema do dia a dia de pessoas e empresas: o descarte de lixo.
Tradicional fabricante de papel e celulose no mercado brasileiro, a Ecoverdi (a holding que reúne as empresas Cocelpa, Conpel e Arpeco), percebeu no mercado uma demanda sustentável ao alcance de suas mãos: a substituição das tradicionais sacolas de plástico por opções que agridem menos o meio ambiente. Com isso criou a linha ECOnsciente, que traz para o mercado nacional duas soluções para fazer a diferença nos hábitos das pessoas e empresas: as sacolas para compra em Supermercados e os sacos de lixo ECOnsciente. Com uma tecnologia que apenas duas empresas no país têm, a Ecoverdi desenvolveu seus produtos pensando nas vantagens para o comerciante e para o consumidor.
O carro chefe da entrada desses produtos no mercado são as sacolas. Produzidas em papel Kraft, as sacolas apresentam uma resistência muito superior às de plástico, o que permite que cada unidade transporte muito mais peso do que as em uso nos supermercados brasileiros. De acordo com Rinaldo Dalaqua, Diretor comercial do grupo Ecoverdi, “a sacola pequena da linha ECOnsciente substitui, pelo menos, 4 das de plástico; e a maior 8 sacolas plásticas Além disso, pela sua resistência, as sacolas podem ser reutilizadas pelos consumidores pelo menos mais quatro vezes sem sofrer deformações. Isso aumenta e muito sua vida útil”. A grande diferença nessas sacolas é o conforto para o consumidor, em função de suas alças. Com um tecnologia pouco usada no Brasil, as alças são planas e feitas de papel kraft (e não com barbantes), o que garante a alça a mesma resistência da sacola.
A tecnologia das sacolas foi testada durante 18 meses em uma rede de supermercados de Curitiba. Ali foram comprovadas as características do material e a adesão do público a novidade. “As pessoas aprovam a iniciativa da sacola de papel, pois ela diminui resíduos nas residências, é reutilizável e também mostra ao consumidor o conceito de responsabilidade ecológica do ambiente que ela frequenta”, afirma Dalaqua.
Disponíveis para venda em massa há pelo menos dois meses no mercado brasileiro, os primeiros resultados são animadores. “Já temos bons clientes para esse produto. Além de Curitiba, Minas Gerais e Santa Catarina são os principais compradores”, conta Dalaqua. Uma das explicações é a lei municipal da capital mineira que proíbe a oferta de sacolas plásticas em supermercados. “As sacolas não surgem necessariamente como concorrentes das de plástico, mas sim como uma alternativa para diminuir a produção de lixo e também de respeito ao meio ambiente”, comenta Dalaqua. O material de que são feitas as sacolas é 100% reciclável, além do uso de tintas atóxicas e hidrossolúveis, que permitem que o papel utilizado seja reciclado e retorne a ser sacola, sem restrições de uso.
Sacos de lixo recicláveis
Nem só das sacolas funciona a ECOnsciente. A linha disponibiliza também sacos de lixo estruturados, uma novidade no mercado. Os novos modelos, também produzidos em papel Kraft, são produzidos com uma estrutura especial, que dispensa o uso de lixeiras para sustentação. Os sacos são produzidos com o intuito de facilitar a separação correta do lixo, e por isso tem indicações dos respectivos materiais recicláveis que recebem – de acordo com a norma do Conama (resolução nº 275/2001) – papel, metal, plástico, vidro, orgânico e não reciclável. Didáticos, os sacos também colaboram com a educação para o reaproveitamento do lixo.
Cada saco de lixo dessa linha suporta até 15kg e podem ser utilizados por até 30 dias sem necessidade de substituição. “Existem sacos maiores desse material que são para recolher o lixo. Em uma empresa, por exemplo, o lixo é recolhido ao final do dia e os sacos ainda estão em perfeito estado para serem reutilizados. Os sacos absorvem pequenas quantidades de líquidos, como os restos de café e água dos copos, sem deixar odores. Assim, o lixo sai seco e permite que o saco continue a ser utilizado”, explica Dalaqua.
Todo papel utilizado na fabricação da linha ECOnsciente é proveniente de madeira de florestas plantadas, manejadas de acordo com práticas sustentáveis e em áreas previamente degradadas. “Não estamos destruindo florestas para produzir esse material. Além de tudo, oferecemos um produto que se decompõe em 60 dias no ambiente sem emitir gases, resíduos ou poluentes e também não é um agente potencializador em caso de grandes fenômenos naturais, como grandes chuvas e enchentes. O material se desintegra e permite que o ambiente seja respeitado”, afirma Dalaqua. Atualmente, o grupo Ecoverdi possui a capacidade de produzir 20 milhões de sacolas por mês e 20 milhões de sacos de lixo ao mês. “A demanda ainda não está aquecida, mas estamos no início do projeto. Em pouco tempo acreditamos que estaremos trabalhando com capacidade máxima”, garante.
Grupo Ecoverdi
O grupo Ecoverdi foi estruturado em 2010, mas reúne empresas com mais de 50 anos de atuação no mercado de papel e celulose. Atento as mudanças e a necessidade da responsabilidade com o ambiente e com a manutenção do planeta, a Ecoverdi decidiu fazer parte do processo de conscientização da população. “A forma que temos como empresa para promover a sustentabilidade do planeta em larga escala é oferecer opções que ajudem na conscientização da população para a mudança de hábitos”, argumenta Dalaqua.
Além disso, a Ecoverdi está investindo na mudança dentro da sua realidade. Com um departamento direcionado em sustentabilidade desde 2010, muitas ações estão em andamento com o objetivo de trazer um novo posicionamento da empresa também junto ao seu público interno. Desde que o conceito de sustentabilidade foi inserido nas empresas do grupo, são realizadas ações focadas nos colaboradores, como ginástica laboral e saúde do colaborador, além do contato com as comunidades próximas as fábricas, criando um processo de transparência dentro das regiões onde atua ativamente.
Hoje, o Grupo Ecoverdi conta com quatro fábricas (três no Paraná e uma na Paraíba) e é o 2º maior produtor de papel Kraft do país. Com grande atuação na produção de sacos para cal, cimento e para o transporte de alimentos, o grupo ocupa a 2ª posição entre os fornecedores de sacos valvulados no país. O grupo conta hoje com quase mil colaboradores e realiza um processo verticalizado de produção, com gerenciamento completo sobre a cadeia (desde o manejo de florestas plantadas até a produção de embalagens), e com isso exporta para 11 países. Focada também em sustentabilidade, suas unidades de produção de papel absorvem aparas, sendo que a fábrica em João Pessoa é responsável pela produção de papel reciclado.
Matéria publicada originalmente na edição 22 da Revista Geração Sustentável
Lyane Martinelli
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Gostaria de falar com o sr. Rinaldo Dalaqua pois estudei com ele em Astorga e perdi o contato.Meu nome ; Claudio Juliani, tel.44-9981-7722 Astorga Pr. Grato
ResponderExcluirOlá Claudio
ResponderExcluirVou encaminhar seu contato para o Rinaldo
Att.
Pedro S. Filho
Revista Geração Sustentável