----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sábado, 3 de setembro de 2011

CONFERÊNCIA MOSTRA COMO UTILIZAR O DESIGN PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS DE GESTÃO

Durante o Global Fórum, pesquisadores e especialistas do Brasil e do mundo discutiram como utilizar o design thinking para a construção de um mundo mais sustentável

O design é capaz de fornecer respostas criativas e soluções inovadoras para os problemas das organizações. A afirmação é de Fred Collopy, diretor associado da Escola de Gerenciamento Weatherhead na Universidade de Case Western Reserve, que participou do Global Forum América Latina nesta terça-feira (30). Colloppy falou aos participantes da conferência diretamente dos Estados Unidos, através de videoconferência.

“Sustentabilidade, design e gestão são conceitos que precisamos dominar à medida que os desafios do mundo se tornam mais evidentes”, afirmou Collopy, destacando que é preciso pensar de forma mais holística e sistêmica. “O design viabiliza isso. Ele não é apenas a forma, mas sim uma série de atitudes e métodos que podem ser aproveitados pelos gestores”.

Durante toda a terça-feira, pesquisadores e especialistas participantes do evento discutiram como utilizar o design thinking - processo de construção coletiva capaz para a solução de problemas – para a construção de um mundo mais sustentável.

Kleber Puchaski, diretor da Feel The Future, consultoria de inovação e design, compartilha da opinião de Collopy e acredita que o design é considerado um dos principais diferenciais competitivos para a inovação. “É necessário olhar o design como um processo. Hoje, o design de ser diferencial e passou a ser pré-requisito para empresas que querem inovar”, disse.

Segundo Puchaski, o design transcende a definição de forma e função e atua como um elemento holístico para a inovação. “É uma maneira diferente de pensar, que envolve principalmente a colaboração entre diferentes áreas e a experimentação. O importante é a forma de pen­­­sar. É utilizar a criatividade com foco nas necessidades do consumidor”.

Collopy afirmou que o design não é uma atividade privilegiada dos artistas, mas que todos deveriam ver o mundo sob a ótica do designer, ou seja, sob um ponto de vista diferente. “Os designers agregam estruturas, métodos e atitudes que habilitam aumentar as possibilidades de se encontrar soluções inovadoras para os problemas das organizações”, ressaltando que todos somos designers. “O desafio é sermos tão bons como designers como somos nas outras funções”, disse.

Fonte: FIEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário