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quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Empresários paranaenses transformam lixo de fábrica em tijolos térmicos e acústicos


Cases de instrumentos musicais viram casa em iniciativa inédita e sustentável da marca Solid Sound

Donos de uma das mais bem sucedidas empresas de estojos para instrumentos musicais do país, o casal Paulo Peceniski e Andrea Ritzmann, proprietários da Solid Sound  buscou uma solução criativa para o problema dos resíduos gerados pelos quase três mil quilos de espuma vinílica acetinada (EVA), borracha sintética e não reciclável, utilizados pela fábrica paranaense todos os meses. Trata-se de um bloco acústico, resultado da mistura de EVA moído e concreto.

A solução, mais do que uma atitude ecologicamente correta, se transformou em alternativa para substituição do tijolo comum, na construção civil, e tem como principais diferenciais as suas propriedades térmicas e de isolamento sonoro. Produzidos a partir de resíduos da fábrica, os blocos acústicos evitam o descarte na natureza ou aterros sanitários de cerca de 300 kg de EVA todos os meses e aproximadamente 3,6 toneladas por ano.

Certificado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), o bloco possui capacidade de absorção e isolamento acústico de até 37 decibéis e é ideal para ser utilizado em salas de ensaio e estúdios de música. Além disso, suas propriedades térmicas se mostram ideais para construções residenciais e comerciais em regiões de clima ameno e inverno rigoroso, típicos de cidades do sul do país.

O reaproveitamento do que poderia ser lixo pode se tornar uma nova oportunidade de negócios para a empresa.  “A nossa capacidade de produção ainda está em pequena escala, mas a eficácia e utilidade do produto nos indicam grandes possibilidades de expansão”, afirma Paulo, diretor da Solid Sound.



A fabricação deste novo material já gerou novos empregos para viabilização dos blocos acústicos. Sete mil unidades foram produzidas para construção da casa de 550 m² em que o casal reside em Curitiba. “Fomos os primeiros a testar a eficácia dos blocos. A casa ficou linda e perfeitamente adequada ao inverno de Curitiba”, finaliza Andrea, diretora de marketing da empresa.


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