----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 26 de março de 2014

Ler e Pensar comemora 15 anos de contribuição para a educação paranaense


Projeto social da Gazeta do Povo e do Instituto GRCOM ganha nova logomarca e estreia projeto gráfico do Boletim de Leitura Orientada

O projeto de incentivo à leitura Ler e Pensar, desenvolvido pela Gazeta do Povo e o Instituto GRPCOM, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) faz 15 anos em 2014 e comemora com novidades. Neste mês, o Boletim de Leitura Orientada (Bolo), material pedagógico dirigido aos professores participantes do programa, circula com novo projeto gráfico, e a logomarca foi renovada. O projeto ainda estreia sua página nas redes sociais.

Ao utilizar o jornal como recurso pedagógico, o Ler e Pensar oferece apoio aos conteúdos escolares, permite que os alunos entendam qual a função da mídia e como o jornalismo é estruturado por diferentes opiniões, e traz a possibilidade de autoria, quando os estudantes criam jornais nas escolas e se expressam por meio da mídia. “Com o uso do jornal em sala de aula, eles passam a ter compreensão daquilo que leem e a participar do mundo à sua volta, com capacidade de desenvolver sua cidadania”, explica Ana Gabriela Simões Borges, gerente do Instituto GRPCOM.

O novo projeto gráfico e a reformulação da logomarca, propostos pela agência The Getz, refletem o amadurecimento do Ler e Pensar. A logomarca está moderna e com traços mais fortes. “Sentimos que já era momento de inovar e de, sobretudo, trazer à tona características que ilustram muito bem o projeto hoje: amadurecimento, inovação e alegria. Por isso, fizemos uma releitura da logomarca anterior – cujos traços, aliás, foram desenhados pelo Ziraldo”, destaca Fernanda Cotrim, que está à frente do projeto Ler e Pensar no Instituto GRPCOM.

Para aumentar ainda mais a interatividade com o público do Ler e Pensar, o projeto lança uma página no Facebook, que já está no ar no: www.facebook.com/ProjetoLerePensar. O objetivo da página, segundo Fernanda, é se tornar mais um recurso pedagógico para professores e alunos. “Estaremos sempre conectados e atualizados com dicas de uso do jornal da semana, novidades, debates, fotos, produções de alunos e professores, fóruns, enquetes”, explica. Além do novo canal, o site www.lerepensar.org.br traz todas as informações institucionais e últimas notícias relacionadas ao programa.

Fazendo a diferença
Os resultados do programa dirigido a alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas e instituições públicas e particulares do Paraná comprovam a força e o impacto que o Ler e Pensar traz à educação. Ao longo desses 15 anos, foram cerca de um milhão de alunos, professores e pessoas na comunidade beneficiados, 60 municípios engajados, com Secretarias Municipais e Estadual de Educação comprometidas, além de mais de 30 empresas investidoras e preocupadas com a educação.

A jornalista Marleth Silva, uma das idealizadoras, lembra que quando o projeto foi criado, modelos que já existiam no Brasil foram consultados. “Alguns foram encerrados e recomeçaram, outros mudaram totalmente, mas o nosso só cresceu e foi aperfeiçoado, o que fez ganhar ainda mais força. Desde o primeiro momento o projeto teve uma aceitação muito grande entre os profissionais da educação”, conta.

Ao longo dos anos, o Ler e Pensar promoveu diversas histórias de transformação. Para Luciane Xavier de Jesus, diretora da Escola Municipal Elza Lerner, em Curitiba, o trabalho com o jornal desperta a atenção dos alunos, expande seus conhecimentos e enriquece as aulas. “Ao passar pelas salas de aula vemos alunos concentrados e participativos. Isso mostra que o projeto está desenvolvendo leitores críticos do mundo”, avalia. A experiência com o projeto também traz benefícios às famílias. “Faço a leitura do jornal com a minha filha para incentivar seu interesse pela leitura. Essa atividade ajuda a melhorar o vocabulário de todos”, conta Dircélia Carneiro, uma das mães de aluno da Escola Municipal de Guararema, em Castro.

Sobre o Ler e Pensar

O projeto Ler e Pensar é desenvolvido pelo Instituto GRPCOM desde 1999 em parceria com a Gazeta do Povo. Exemplo de um projeto bem sucedido e referência no Programa de Jornal e Educação para a ANJ (Associação Nacional de Jornais), atualmente está presente em 60 municípios paranaenses, beneficiando 520 escolas e mais de 3 mil professores e 105 mil alunos. Hoje, o projeto é patrocinado pela Associação Comercial do Paraná (ACP), Instituto HSBC Solidariedade e SESI. Além disso, conta com mais de 20 padrinhos sociais, o que permite que as escolas recebam os jornais diariamente. O Ler e Pensar também oferece assessoria pedagógica aos professores participantes, por meio de programa de formação continuada com certificação, atividades pedagógicas, eventos culturais e materiais didáticos.

Projeto Planeta Reciclável ensina crianças que o isopor pode ser reciclado


Sinepe/PR promove 5ª edição do projeto Planeta Reciclável®

O Isopor® é uma matéria-prima nobre para ser jogada no lixo. Apesar do desconhecimento de muita gente, esse material pode ser reciclado para voltar à cadeia produtiva e também colaborar com a proteção do meio ambiente. O Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) defende essa ideia e por isso promove pelo quinto ano consecutivo o projeto Planeta Reciclável®, que tem como objetivo disseminar o conceito de sustentabilidade, com ênfase na reciclagem do Poliestireno Expandido – EPS, mais conhecido como Isopor®, entre os alunos das instituições particulares de ensino de Curitiba e Região.

O projeto é realizado em parceria com a Meiwa Indústria e Comércio Ltda, de São Paulo e, desde 2010, já mobilizou a participação de quase 70 escolas e mais de 13.100 alunos e professores da rede particular de ensino. Em 2014, a previsão é que o projeto atenda 16 escolas e 2,2 mil estudantes e professores. A partir dessa semana, inicia o período de realização do ciclo de palestras sobre reciclagem do Isopor®, que segue até o dia 4 de abril. A proposta é que participem alunos do 5.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental pertencentes a instituições de ensino particular associadas ao Sinepe/PR e que já estão inscritas no projeto.

A palestra sobre educação ambiental e noções sobre reciclagem de resíduos sólidos terá duração de uma hora e vai apresentar uma atividade prática com a máquina protótipo que reduz o tamanho do Isopor® para otimizar a logística de transporte do material e sua posterior reciclagem. Os estudantes participantes do projeto serão convidados a participar de um concurso cultural para desenvolver trabalhos sobre a reciclagem do Isopor®.

Os melhores trabalhos serão premiados e expostos na V Mostra da Escola Particular sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de junho, no Shopping Palladium. A proposta do evento é também comemorar o Dia Internacional e a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Novas categorias de premiação

Uma das novidades do projeto para este ano é que os estudantes poderão concorrer em duas categorias: Construtiva, na qual poderão apresentar trabalhos como esculturas, maquetes, artesanato e outros trabalhos manuais; e Intelectual, sendo esta última voltada para vídeos, pesquisas, poesias, músicas e peças teatrais. Serão escolhidos dois trabalhos (1.º e 2.º lugares) em cada categoria por escola.

Em 2014, o projeto Planeta Reciclável® conta com o apoio da Santa Luzia, RMB Pack, Shopping Palladium, Serra Verde Express e Parque Beto Carrero World e Rádio Mix FM.

Isopor® pode ser reciclado de três formas:
A reciclagem mecânica transforma o produto em matéria prima para a fabricação de novos produtos (exemplo: rodapé e moldura para quadros). 
- A energética usa o poliestireno para a recuperação de energia, devido ao seu alto poder calorífico. 
- Já a reciclagem química reutiliza o plástico para a fabricação de óleos e gases. 


Serviço:

Projeto “Planeta Reciclável®” 
Quando: de 25 de março a 4 de abril de 2014 (ciclo de palestras)
Local: 16 escolas da rede particular de ensino em Curitiba e Região

V Mostra da Escola Particular sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos
Quando: 5, 6 e 7 de junho de 2014

Onde: Shopping Palladium - Curitiba/ PR.

quinta-feira, 20 de março de 2014

EMPRESA PARANAENSE VENDE 440 CASAS DE PLÁSTICO NO SEGUNDO DIA DA FEICON BATIMAT

Tecnologia utiliza plástico de alta performance na construção de casas, que ficam prontas de 10 a 20 dias

No segundo dia da Feicon Batimat, a empresa MVC Componentes Plásticos fechou contrato para a construção de 440 casas que utilizam plástico de alta performance, o que resultou num faturamento de 12 milhões de reais. Já são 436 residências construídas no estado do Rio de Janeiro e mais 150 no Rio Grande do Sul, todas para o programa Minha Casa Minha Vida.

A utilização do plástico na construção de uma casa traz, para a maioria das pessoas, uma ideia de fragilidade, o que definitivamente não se aplica ao projeto da MVC. “Os compósitos que utilizamos formam um material de altíssima resistência, aplicado também em boeings, trens, ônibus, entre outros. Na Turquia, por exemplo, produtos como o nosso são procurados frequentemente para casas de alto padrão justamente por serem muito mais resistentes aos terremotos”, afirma Gilmar Lima, diretor geral da MVC.

Outra vantagem deste tipo de projeto está no tempo gasto para conclusão da obra, que vai de 10 a 20 dias ante oito meses em uma obra convencional. “É por isto que nos tornamos competitivos, pois o pouco tempo necessário para construção faz com que o preço da casa de plástico e da feita com material comum se equivalham”, garante Lima. É importante destacar também que por tratar-se de uma construção seca, o compósito plástico não gera resíduo ou desperdício de material.

O projeto da MVC está exposto no “Bairro de Compósitos” idealizado pela Almaco - Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos, localizado próximo à entrada principal do Pavilhão de Exposições do Anhembi. O espaço traz ainda um posto de saúde e uma escola feitos com o mesmo material.

CONCRETA, A BETONEIRA DO PSIU!
Sem cremalheira e pinhão, a novidade pode ser usada sem restrição de horário ou local

Com tanta poluição sonora um produto que chega ao mercado com a proposta de ser silencioso é um alento! A CSM está lançando na Feicon Batimat 2014 a Concreta 400 litros, uma betoneira que promete revolucionar o mercado da construção. Além de não fazer barulho e poder ser usada sem restrição de horário ou local, a ausência de alguns componentes – cremalheira e pinhão – minimiza o desgaste prematuro e a incidência de quebra. Outra característica importante do equipamento é a falta de partes girantes, o que aumenta a segurança dos operadores. Entre os atributos da Concreta estão ainda as pás desenvolvidas com design especial para acelerar o processo de mistura e troná-la mais homogênea e a facilidade de transporte.
Com capacidade de mistura de 280 litros e 12 ciclos por hora, a betoneira tem acionamento por redutor e correia. O motor embutido permite o uso contínuo do equipamento, garantindo a produtividade nos canteiros de obras.

ALTA TECNLOGIA EM INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO É DESTAQUE NA FEICON BATIMAT

Softwares e aplicativos facilitam o trabalho e otimizam o tempo na medição de distâncias, áreas e volumes

Se o cálculo de medidas e a coleta de informações sobre um terreno antes dava trabalho, a tecnologia promete lançar no esquecimento toda dificuldade. Com lançamento mundial nessa edição da Feicon Batimat, a Bosch apresenta o GLM 30, medidor a laser que cabe no seu bolso e é o único do mundo que com um simples apertar de botão captura em segundos resultados absolutamente precisos. Além dele, a empresa lança também a trena a laser GLM 100C, que será comercializada a partir do segundo semestre. O equipamento é o único que abriga tecnologia de Bluetooth smart e standard e tem certificação da Anatel. Com alcance de 100 metros e combinado a um aplicativo gratuito de celular, ele transfere simultaneamente os valores medidos para tablets e smartphones, via Bluetooth, ou para computadores, por conexão USB, permitindo o envio de vários projetos personalizados via e-mail, em tempo real. “Temos grande expectativa com esses produtos, pois nossa linha de medição vem crescendo praticamente 50% ao ano e o mercado é muito promissor”, afirma Fabiano Bisetto, gerente de Medição para a América Latina.
Compartilhando esse otimismo, a Instrutherm reitera a força dos instrumentos de medição no mercado da construção civil, que estabelece cada vez mais normas e certificações. Na Feicon Batimat, a empresa lança sua trena digital TR-700, capaz de realizar três tipos de medições e cálculos, além do armazenamento de dados. A Instrutherm também exibe modelos de terrômetro, indicados para medir a resistência da terra em construções; para-raios e antenas como o MRT-200, um aparelho em formato de alicate, portátil e de simples manuseio; e o MRT-600 que, por meio de hastes conectadas e fincadas ao solo, age como terrômetro, megohmetro, voltímetro e fasímetro, um aparelho multifuncional que traz muita praticidade e velocidade de resultados.

Mais Informações
FEICON BATIMAT – 20º Salão Internacional da Construção
Data: 18 a 22 de março de 2014
Horário: terça à sexta-feira das 11h às 20h | Sábado das 10h às 17h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana São Paulo – SP

Mais informações: www.feicon.com.br

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA WISEMOTION REVOLUCIONARÁ A REFRIGERAÇÃO RESIDENCIAL

Crédito: André Kopsch

Nova solução da Embraco muda a forma como os compressores funcionam e abre novas possibilidades para a refrigeração doméstica

A Embraco, líder mundial no segmento de compressores herméticos para refrigeração, lança globalmente a tecnologia WISEMOTION. Uma de suas características mais inovadoras é o fato de ser o primeiro compressor sem óleo para aplicações residenciais no mercado mundial. Este novo conceito irá revolucionar a refrigeração residencial, ampliando as possibilidades para o design de novos refrigeradores - desde o formato até funcionalidades mais inteligentes. Ao mesmo tempo, atenderá altos níveis de eficiência energética e baixo ruído.

Para desenvolver o compressor WISEMOTION, foram necessários 10 anos de estudos da equipe de Pesquisa & Desenvolvimento Embraco. O processo envolveu cerca de 100 engenheiros e pesquisadores, gerando mais de 80 patentes.

“Estamos falando de fato de uma revolução na indústria da refrigeração. Quando observamos os pontos de venda, vemos o quanto o mercado de linha branca tem desafios na busca por diferenciação. Com a tecnologia WISEMOTION, os fabricantes poderão pensar em designs inovadores para a produção de sistemas de refrigeração e para oferecer benefícios práticos para seus consumidores”, explica Roberto H. Campos, presidente da Embraco.

“Estamos tornando possível um sonho dos nossos clientes: desenvolver o refrigerador do futuro. O mercado da refrigeração doméstica irá dar um salto tecnológico com esta nova solução”, afirma Campos.

De acordo com Fábio Klein, diretor corporativo de Engenharia de Produtos da Embraco, o WISEMOTION possibilitará benefícios como a melhor conservação dos alimentos, maior aproveitamento do espaço interno do refrigerador e baixo ruído. Além disso, a redução no consumo de energia pode chegar a mais de 20% quando comparada aos compressores de alta eficiência mais vendidos no mercado mundial. “O WISEMOTION também inova na utilização de materiais de última geração e novos revestimentos aplicados às suas partes mecânicas, o que possibilitará seu funcionamento sem utilização de óleo e ainda uma redução de até 50% no uso de matérias primas”, informa Klein.

A inovação também exigiu pesquisas sobre precisão em processos de manufatura de maior complexidade nunca utilizados nessa indústria, o que levou a Embraco a buscar referências na produção de relógios suíços. O conhecimento desse processo contribuiu para o planejamento da linha de manufatura do WISEMOTION, que será instalada na fábrica do México no ano que vem.

Conheça os benefícios WISEMOTION

O frio que preserva

Com o WISEMOTION será possível obter variações mínimas de temperatura no interior do refrigerador, uma vez que ele opera com capacidade controlada de acordo com a demanda do equipamento. Para o consumidor, esse benefício contribui tanto para a diminuição do gasto de energia, como para a redução do desperdício de alimentos – pois é justamente a constância da temperatura que permite a máxima conservação dos produtos. De acordo com o Instituto Akatu (http://goo.gl/p6Dxjw) - organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente -, em média 20% dos alimentos comprados semanalmente por uma família brasileira são desperdiçados. Isso resulta em uma perda de, aproximadamente, US$ 1 bilhão por ano, o suficiente para alimentar cerca de 500 mil famílias.

Silencioso

Comparado com os compressores tradicionais, o WISEMOTION traz soluções mais modernas e inovadoras de controle de ruído. O usual barulho de ‘liga e desliga’ dos refrigeradores tradicionais é imperceptível com o WISEMOTION trazendo mais conforto, inclusive, para moradores de residências com ambientes integrados.

Economia de energia

O WISEMOTION foi criado com níveis superiores de eficiência energética e com potencial para desenvolver novas soluções. Se aplicado hoje, ele poderia economizar acima de 20% de energia em sistemas de refrigeração, quando comparado aos compressores de alta eficiência energética mais vendidos atualmente no mercado global.

Compacto e eco-friendly

Por ser menor, cerca de 100mm mais baixo do que os compressores atuais, e tendo uma altura equivalente a um smartphone de 10 cm, o WISEMOTION economiza espaço interno no refrigerador. O atributo permite, por exemplo, a adição de uma gaveta de 20 litros para o acondicionamento de produtos. O WISEMOTION dispensa o uso de óleo lubrificante (oil-free), facilitando o descarte do compressor no final do seu ciclo de vida e utiliza, aproximadamente, 50% menos matéria-prima que os compressores convencionais. Além disso, ele também é mais econômico na carga de gás refrigerante (indispensável para todos os compressores) em cerca de 20% quando comparado aos equipamentos tradicionais.

Facilidade para os fabricantes

O tamanho reduzido do WISEMOTION traz benefícios também para os fabricantes de refrigeradores. Sendo menor e mais leve, o seu manuseio na linha de montagem é mais fácil. Esses atributos também oferecem mais facilidades no transporte das peças e no armazenamento, beneficiando a cadeia logística.

Versátil

A solução oil-free será o principal diferencial na indústria de refrigeração nos próximos 10 anos, pois permitirá inovar no design de geladeiras e introduzir novos conceitos no mercado mundial. Os compressores dotados com esta nova tecnologia poderão ser instalados em locais diferentes do sistema de refrigeração. Assim, no futuro, um mesmo compressor será capaz de alimentar, simultaneamente, geladeira, freezer, adega e frigobar, otimizando o processo de refrigeração. Além disso, novas funcionalidades e controles inteligentes relacionados à conservação de alimentos e eficiência energética também serão possíveis.

WISEMOTION - Como Funciona?

O compressor com tecnologia WISEMOTION é construído com um sistema eletrônico inteligente, embarcado com novos materiais e partes mecânicas revestidas com uma tecnologia capaz de dispensar o uso de óleos lubrificantes no equipamento. Diferente da tecnologia convencional, o gás refrigerante contido nos compressores com tecnologia WISEMOTION terá a funções de refrigerar e lubrificar os pontos de atrito do sistema alternativo.

Existe seguro para floresta? Como funciona?

Willians Ferraz, Gerente Técnico de Demais Ramos da AD Corretora de Seguros

Como proteger florestas é um tema que causa dúvida para muitos produtores rurais

Além de marcar o início do outono, o dia 21 de março também é lembrado por ser o Dia Internacional das Florestas. A data existe para ressaltar a importância de se preservar os recursos florestais existentes no planeta, fomentando a conscientização da sociedade.

Um dos assuntos mais discutidos nessa data e também ao longo de todo o ano se dá em relação aos processos produtivos e os danos que os mesmos podem gerar na natureza. Apesar de diversas medidas de prevenção, alguns riscos sempre existem. Dessa maneira, investir em uma atividade direta ou indiretamente relacionada ao meio ambiente requer conhecimento técnico e um planejamento rigoroso.

Em função disso, o mercado segurador disponibiliza diferentes tipos de seguros ambientais, dentre eles o Seguro Floresta, que é indicado, exclusivamente, a empresários e empresas que atuam na exploração comercial madeireira. Como é um tipo de apólice bem específica, muitos produtores rurais a desconhecem ou possuem dúvidas a respeito. Por isso, entrevistamos Willians Ferraz, Gerente Técnico de Demais Ramos da AD Corretora de Seguros, que apresenta as principais características do Seguro Floresta e destaca sua importância. Confira:

- O Seguro Floresta é uma modalidade de seguro rural? Para quem esse tipo de seguro se destina?
Sim, o seguro floresta é um tipo de seguro rural, que visa amparar culturas que tenham fins comerciais e prazos para corte e/ou comercialização. É destinado a produtores rurais, proprietários de terras de reflorestamento e indústrias de papel e celulose.

- O que é o Seguro Floresta?  Como funciona?
É um tipo de seguro devidamente regulamentado pela SUSEP e que garante a cobertura dos custos de reposição de florestas em formação ou do valor comercial de florestas já formadas ou naturais, contra as perdas decorrentes de incêndio, eventos biológicos e meteorológicos.

- Como o termo ‘floresta’ é definido por esse tipo de seguro?
Para essa modalidade de seguro, pode ser considerada como floresta qualquer formação florestal de culturas, desde que mantida com fins comerciais.

- Qual a importância desse tipo de seguro? Quando sua contratação é necessária?
O produtor rural sabe que trabalhar com a terra envolve riscos. Adversidades climáticas e outras ameaças podem comprometer a colheita. Para não ficar à mercê da sorte e garantir o rendimento, destaca-se a importância do seguro floresta garantindo o retorno do investimento próprio e financiamento. O investimento na floresta é alto e o retorno é de longo prazo, assim o seguro floresta se torna a melhor alternativa para mitigação de riscos. Para maior tranquilidade, sua contratação deve ser feita desde o início do cultivo.

- Quais tipos de espécie de florestas podem ser seguradas? Quais critérios são utilizados?
Pode ser segurada por esse tipo de apólice qualquer cultura que seja cultivada com fins comerciais e que tenha finalidade de destino tais como eucalipto, pinos, araucária, seringueira, teça e diversas outras. Os critérios de aceitação do seguro para florestas geralmente variam de acordo com a cultura, área (ha), finalidade, região, estado, município, idade da cultura, frequência de limpeza e manutenção.

- Todos os riscos da atividade de reflorestamento podem ser segurados?
Sim, desde que tenham fins comerciais e previsão de corte.

- É possível escolher quais riscos se quer segurar?
Sim, a floresta é dividida em talhões, áreas, aceiros, etc.

- Quais riscos são cobertos?
O seguro floresta garante o valor das despesas de custeio (implantação e manutenção) ou no caso de florestas formadas ou naturais, a fixação do limite máximo de indenização e seu valor em risco.

- Quais riscos são excluídos?
Não são cobertos pelo seguro florestas os seguintes riscos:
- Danos causados por formigas, cupins, insetos, aves e animais de qualquer espécie, ação predatória de qualquer animal ou da utilização inadequada ou não-utilização de métodos de controle de pragas e/ou doenças;
- Quaisquer tipos de doenças seja fúngica, viral ou bacteriana, pragas e ervas daninhas de origem conhecida ou desconhecida;
- Extravio, furto, roubo e/ou corte das árvores ou parte delas, com consequente diminuição da quantidade de madeira;
- Lucros cessantes ou danos emergentes quando consequentes da paralisação ou inutilização parcial ou total dos bens não compreendidos no seguro, mesmo quando em consequência de qualquer evento coberto.

- Quais são as coberturas básicas?
Incêndio e Raio – garante indenização por incêndio e raio na floresta segurada até o limite máximo de indenização da apólice.

- Quais coberturas adicionais são possíveis?
Chuva excessiva – garante indenização pelos efeitos ocasionados por chuva excessiva a floresta segurada até o limite máximo de indenização;
Ventos fortes – garante indenização pelos efeitos ocasionados por ventos fortes a floresta segurada até o limite máximo de indenização;
Granizo – garante indenização pelos efeitos ocasionados por granizo a floresta segurada até o limite máximo de indenização
Geada – garante indenização pelos efeitos ocasionados por geada a floresta segurada até o limite máximo de indenização;
Seca – garante indenização pelos efeitos ocasionados por seca a floresta segurada até o limite máximo de indenização;
Inundação – garante indenização pelos efeitos ocasionados por inundação a floresta segurada até o limite máximo de indenização.

- Quais as vantagens do Seguro Floresta?
O segurado tem garantida a recuperação de parte do valor investido na lavoura, em caso de sinistro indenizável. Com isso, também contribui para a redução da possibilidade de inadimplência em caso de financiamentos.

- Existe algum tipo de subvenção do governo para a contratação do Seguro Floresta?
Sim, existe subvenção federal e subvenção estadual para alguns estados.

- Como podem ser identificadas as florestas que estão cobertas pela apólice?
De acordo com análise de croqui e pontos de GPS identificados no momento da contratação do seguro.

- A partir de quando e até quando a floresta estará coberta?
A partir do início de vigência da apólice. Essa data é decidida pelo segurado (podendo ser no início do cultivo ou já com a Floresta em andamento). A floresta estará coberta até o seu corte, devendo a apólice ser renovada anualmente.

- O que fazer na ocasião de um sinistro?
Comunicar imediatamente o corretor de seguros responsável pela condução e contratação da apólice com a seguradora, tomando todas as medidas necessárias para prevenção das perdas.

- Como se dá o processo de indenização?
O processo de indenização é conduzido com a vistoria prévia da seguradora que identificará os danos e analisará os documentos que serão solicitados, entre eles: boletim de ocorrência, carta relatando a ocorrência do sinistro e matrícula da propriedade rural. Oportunamente outros documentos também poderão ser solicitados.

- Quem fiscaliza e faz as perícias nos seguros?
Não existe a obrigatoriedade de fiscalização. No momento da contratação, o segurado preenche um questionário com todas as informações da floresta e do programa de manutenção e conservação. Esse documento será parte da apólice. Na ocasião de um sinistro, as perícias serão realizadas pela seguradora.

- Como é definido o preço do Seguro Floresta? Como é calculado o valor de cobertura?
Tanto o preço do seguro como o limite máximo de indenização variam de cultura para cultura, tendo como base de cálculo os critérios considerados no momento da elaboração da apólice: área (ha), finalidade, região, estado, município, idade da cultura, frequência de limpeza e manutenção.

- Quanto tempo se leva para receber a indenização?
Segundo regulamentação da SUSEP, o prazo para indenização é de 30 dias contados a partir do envio de toda a documentação solicitada.

- Qual será o prêmio a ser pago pelo segurado?
O valor do prêmio é atribuído de acordo com o valor em risco e o limite máximo de indenização definido para a Floresta após todas as análises técnicas.

- Qual o índice de sinistralidade?

Segundo dados da SUSEP, de janeiro a novembro de 2013, o mercado segurador arrecadou R$ 10.324.968,00 contra R$ 1.603.126,00 de sinistros indenizados. Assim, o índice de sinistro x prêmio de seguro tem girado em torno de 15,53%.

terça-feira, 18 de março de 2014

Dia Internacional da Floresta: O compromisso da Faber-Castell com o meio ambiente


No próximo dia 21 de março será comemorado o Dia Internacional da Floresta. Mais do que uma mera lembrança em escolas, empresas e ONGs, esta data merece de todos nós um despertar de conscientização acerca da importância das florestas e, sobretudo, a importância da preservação à natureza.

No Brasil, a Faber-Castell trabalha exclusivamente com madeira reflorestada: este projeto teve início nos anos 80, na cidade de Prata (MG), onde a empresa fomentou o plantio para a produção de EcoLápis. Ao todo, a Faber-Castell mantém em Prata 9.6 mil hectares, divididos em 11 parques florestais. Desse total, 2.7 mil hectares são de áreas de preservação permanentes e 6.7 mil de áreas plantadas com pinus caribea var. Hondurensis- matéria-prima para a produção dos seus EcoLápis. Para a fabricação do EcoLápis, feita de madeira reflorestada e certificada pelo FSC® (Forest Stewardship Council), a empresa investe no aprimoramento da produtividade florestal.

O projeto florestal que a Faber-Castell iniciou no Brasil é referência no segmento. Quando a Faber-Castell se instalou na região, começou a cultivar árvores nas áreas antes improdutivas e já devastadas por antigas pastagens. As florestas manejadas pela empresa fazem do grupo uma das poucas corporações que não apenas neutralizou seu balanço de CO2, mas que absorve muito mais dióxido de carbono do que produz. A empresa utiliza novas tecnologias para aumentar a produtividade das suas florestas, como melhoramento genético e clonagem de espécies. Dentro deste cenário de inovação, a empresa trabalha com o novo conceito de Floresta Orgânica, cujo processo elimina ao máximo o uso de produtos químicos. Esta nova ação causará ainda menos impacto para a natureza num futuro próximo, com melhores resultados para a floresta e também para a produção do EcoLápis.

No processo de fabricação do EcoLápis Faber-Castell, há 100% de aproveitamento da madeira. Os resíduos - como folhas e galhos finos - são aproveitados como adubo, devolvendo à terra os nutrientes necessários para a renovação do solo. A serragem é utilizada para a geração de energia na própria fábrica, encaminhada para granjas para a criação de frangos e, juntamente com outros resíduos da madeira, também é utilizada para a produção de chapas de aglomerado e briquetes. A casca sofre um processo de decomposição natural para a produção de húmus, e a cinza produzida na caldeira é utilizada por indústrias na composição do cimento ou por empresas de paisagismo para a fertilização do solo.

Projetos
Nestes parques florestais, a preservação da fauna e da flora está entre as preocupações permanentes da empresa. O Projeto Animalis, que teve início há 20 anos, monitora e identifica os animais que vivem dentro dos parques florestais da empresa. Nesse período, já foram identificadas 55 diferentes espécies de mamíferos e 230 de aves, 40 espécies de répteis e anfíbios, alguns desses constam na lista de animais sob risco de extinção como o lobo-guará, o tamanduá bandeira e a onça parda e 159 espécies de formigas.

O projeto Arboris consiste na preservação, recuperação e adensamento de remanescentes da flora nativa presente nos parques florestais da empresa. Mais de 300 espécies nativas já foram identificadas nos inventários executados. Com este projeto, a Faber-Castell implanta e sustenta o conceito de Uso Múltiplo da Floresta, que garante a conservação da biodiversidade, preservação dos recursos hídricos, do solo e a geração de empregos.

Faber-Castell
SAC: 0800-7017068

10ª Maratona traz os maiores nomes internacionais do Supply Chain e da Logística.


10ª Maratona traz os maiores nomes internacionais do Supply Chain e da Logística. O Instituto Brasileiro de Supply Chain (INBRASC) considerado hoje a maior referência em educação ligado ao Supply chain, Logística, planejamento e Customer Service, realizará nos dias 26 e 27 de Maio em São Paulo a 10ª Maratona de Supply Chain.

Evento bem consolidado com visibilidade internacional, contará com grandes palestrantes de peso mostrando suas experiências e as melhores práticas existentes no mercado.

Debates e temas como Sustentabilidade, Inovação, Supply x Financeiro, Strategic Sourcing, LEAN e tantos outros, serão apresentados no primeiro dia por empresas como: GM, Coty, Makro, Gafisa, Grupo Pão de Açucar, Tetra Pak e Arysta

No segundo dia, terá três grandes especialistas internacionais com tendências e cases inéditos como: Integração do Total Cost of Ownership com a cadeia de valor, alcançar a excelência no Supply Chain e como avaliar e mitigar riscos na cadeia de suprimentos mesmo sem budget, além dos debates com temas de grandes conflitos dentro das corporações.

O diferencial do evento são as salas independentes de Logística, Compras e Planejamento que darão a oportunidade dos participantes escolherem os temas de sua preferência. Participarão empresas como: Maganize Luiza, Tim, Theraskin, Docol, Vale, Faber Castell, ABB, Angeloni, Gol, A.R.G., Portobello, GBB entre outros.

O evento contará com a participação de mais de 460 diretores e gerentes de Supply Chain, Compras, Logística e áreas afins de todo o país.

Inscrições
As inscrições para a 10ª Maratona de Supply Chain Management podem ser feitas até o dia do evento pelo site do congresso, ou pelo telefone (11) 3302-9292.
Para mais informações www.inbrasc.org.br/maratona2014
Local: Centro de Convenções Senac – Av. Eng. Eusébio Stevaux.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Philips Walita e Magazine Luiza inauguram escola de culinária em Heliópolis


Crédito: Iara Morselli


·         Projeto montado na segunda maior comunidade da América Latina terá aulas gratuitas para os moradores sobre nutrição saudável e reaproveitamento alimentar
·         Iniciativa pretende atender 600 pessoas em três meses e é a primeira da plataforma Social da Philips Walita.”inovando juntos, criamos um futuro melhor”

A partir deste mês, chega à Heliópolis, em São Paulo, o projeto social da Philips Walita desenvolvido em parceria com o Magazine Luiza, a Escolinha Philips Walita. A iniciativa é parte da plataforma social da marca, que está presente há 70 anos nos lares brasileiros: Inovando juntos, criamos um futuro melhor... A ação oferece aos moradores da comunidade aulas gratuitas de alimentação saudável e reaproveitamento alimentar com o intuito de promover a saúde, bem-estar e sustentabilidade.

A Escolinha Philips Walita está instalada na cozinha experimental da loja virtual do Magazine Luiza e oferece aulas sobre aproveitamento integral de alimentos, por meio de receitas que utilizam o máximo de recursos de frutas e legumes, além de ensinar como reaproveitar os alimentos já prontos utilizando produtos Philips Walita.

O curso será ministrado pela equipe Dedinho de Moça, formada por chefs de cozinha e nutricionistas, em busca da qualidade de vida das famílias, aliando alimentação saborosa e hábitos saudáveis.

Na programação, serão ensinadas mais de 20 receitas que mostram como aproveitar partes dos alimentos que normalmente vão para o lixo, como cascas e talos. Temas como economia de água e reciclagem de lixo também são discutidos.
Crédito: Iara Morselli

As aulas acontecem às quartas e sábados, das 14h às 16h. Cada participante passará por um módulo de quatro aulas e receberá um material didático para que o conteúdo seja colocado em prática no dia a dia. A iniciativa pretende atender 600 pessoas em três meses.

“O Magazine Luiza foi pioneiro ao montar uma loja virtual em Heliópolis e aposta nesta parceria para ministrar aulas sobre alimentação saudável que beneficiarão muitos moradores da comunidade”, afirma Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza.

A Philips Walita não traz só inovação e tecnologia para a casa dos brasileiros. Ela traz também uma maneira de pensar nova e mais humana. A Philips Walita quer unir o que os alimentos têm de melhor com o que as pessoas podem fazer de melhor. Porque a alimentação e os exemplos que damos hoje vão inspirar o mundo de amanhã. E quanto melhor nos alimentarmos, de boa comida, bons exemplos, boas ideias e boas atitudes, melhor será o nosso futuro”, enfatiza Henk de Jong, presidente da Philips para a América Latina.

Acesse os canais oficiais da Philips Brasil nas redes sociais:

Philips Brasil no Twitter -
http://www.twitter.com/philipsbrasil
Suporte Técnico Philips Brasil no Twitter – http://www.twitter.com/philipsajuda
Philips Brasil no Facebook – http://www.facebook.com/philipsbrasil
Philips Brasil no Youtube – http://www.youtube.com/philipsbrasil

TECNOLOGIA TITECH A SERVIÇO DO MEIO AMBIENTE NO BRASIL


A tecnologia para separação baseada em sensores da TITECH, marca da TOMRA Sorting Solutions para reciclagem, consolida a sua presença no Brasil. Ajudar a valorizar os resíduos através dos seus equipamentos inovadores e acompanhar o país no seu progresso na área da proteção ambiental e social são duas prioridades da empresa.

A TOMRA Sorting, uma das líderes mundiais em soluções de separação baseadas em sensores, e sua marca TITECH já atuam no Brasil há dois anos a partir do seu escritório em São Paulo, um mercado amplo mas, ao mesmo tempo, de início lento por depender da implementação da lei de tratamento e destinação de Resíduos sólidos  no país.

A filial brasileira da TOMRA Sorting reúne uma equipe experiente da qual também fazem parte agentes locais, responsáveis pela venda, instalação e manutenção do seu maquinário e capazes de oferecer a melhor solução para qualquer necessidade na separação de resíduos. A empresa deu especial importância à inclusão de profissionais brasileiros nesta filial, o que lhe permite estar mais próxima das necessidades da população e ter uma comunicação mais fluida com todos os agentes relacionados ao setor de reciclagem.

A Diretora Comercial da TOMRA Brasil, Carina Arita expressou a sua satisfação com a recepção: "Estamos satisfeitos. A tecnologia TITECH de sensores para separação é inovadora no país e foi muito bem recebida pelos profissionais do setor, os quais sabem que, a partir de certo volume de resíduos a tratar, a mecanização torna-se necessária e que veem na mecanização uma oportunidade para melhorar notavelmente os resultados".

Os equipamentos de separação de materiais TITECH utilizam sensores eletromagnéticos e espectrométricos em diferentes categorias do espectro (infravermelho próximo, visível), raios X de transmissão e de fluorescência, câmara CCD... As diferentes combinações oferecem uma ampla gama de opções de separação, de modo que, com um mesmo equipamento, seja possível gerar diferentes subprodutos, alterando apenas o programa de trabalho. São equipamentos modulares, altamente flexíveis e multitarefa, o que lhes permite criar e incorporar, facilmente, novas tarefas de separação.

Atualmente, há 12 unidades instaladas no Brasil, e ainda um grande número de projetos em curso. A TOMRA também atua em outros países da América Latina, como Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Costa Rica e República Dominicana, com destaque na Argentina, onde seus agentes já promoveram a instalação de até 19 equipamentos, especialmente em unidades de reciclagem de PET e de papel, bem como resíduos comerciais e industriais.

Mais valor para RSU e resíduo de Coleta Seletiva

Os sistemas de separação da TOMRA Sorting podem recuperar diferentes fluxos de resíduos em mais de 25 aplicações distintas. Entre elas, a separação por famílias de polímeros e simultaneamente por cor, a limpeza da zorba (produto do Separador por Correntes de Foucault) de metais pesados, a limpeza da matéria orgânica fresca de inertes, recuperação de cabos elétricos ou placas de circuito impresso, a reciclagem de resíduo eletroeletrônico (REEE), de sucata metálica ou  veículos em fim de vida (ELV), resíduos sólidos urbanos (RSU), a separação de resíduos de coleta seletiva ou embalagens, a reciclagem de garrafas PET ou PEAD até qualidade alimentar, papel, madeira, na preparação de combustível para fornos de cimento (CDR), etc.

No Brasil, segundo Carina Arita, "o segmento que mais se beneficia da tecnologia TITECH é o da reciclagem de resíduos domésticos, nosso objetivo prioritário. Nossa tarefa é mostrar que esta  tecnologia é capaz de valorizar muito os resíduos, em um momento em que estes vêm se convertendo em um problema ambiental e de saúde pública para a sociedade".

O setor de resíduos urbanos é o que avançará primeiro na recém-iniciada "revolução verde" no Brasil e o que mais depende de novas tecnologias que o ajudem a cumprir as exigências da nova legislação em vigor, a qual pretende aumentar substancialmente as porcentagens de material recuperado. A tecnologia da TITECH permite identificar e separar completamente cada componente do conjunto dos resíduos, como plásticos, matéria orgânica, metais, madeira, vidro, etc., classificando os materiais por cores, formas, brilhos, tamanhos, densidade, condutividade ou propriedades espectrais.
"A utilização de sensores nas suas diferentes configurações permite separações rápidas e muito precisas em pureza e tamanho para todo tipo de resíduos. No caso concreto das garrafas de plástico, por exemplo, a separação com sensores é a única maneira de garantir a pureza necessária para a sua reutilização na indústria alimentícia, o processo bottle to bottle, já que se consegue produzir uma fração de um único material com pureza de 99,97%”, explica Arita.

A TOMRA apoia o setor brasileiro da reciclagem

Desde que se estabeleceu no Brasil, a TOMRA tem realizado um trabalho intensivo de sensibilização e orientação nos níveis municipal, estadual  e federal. A empresa dá consultoria às administrações na criação de planos para gerenciar e tratar resíduos, que até o momento eram quase inexistentes, além de apoiar e orientar também gestores, pequenos empresários e recicladores.

Assim, a empresa contribui com seu conhecimento e sua experiência, abordando a questão da reciclagem de resíduos a partir de vertentes distintas: a ambiental (pela recuperação de recursos escassos e valiosos, redução da pegada de carbono, contaminação por aterros ilegais e insalubres) e a social, apostando na melhoria da qualidade de vida dos catadores, que realizam suas tarefas de maneira precária, com riscos para sua saúde e a segurança laboral.

A proposta da TOMRA para melhorar as condições de trabalho desse grupo passa ( ) pela mecanização da separação utilizando a tecnologia de sensores. "Nossos equipamentos facilitam e dão apoio ao próprio trabalho de separação que os catadores realizam, dando a eles acesso ao trabalho a partir de estações de trabalho ergonômicas, modernas e bem planejadas. Além disso, com nossa tecnologia é possível que empresas e cooperativas aumentem a produtividade e a rentabilidade de todo o processo de recuperação de materiais".

"O Brasil vem fazendo um grande esforço para a recuperação dos materiais de valor elevado contidos nos resíduos, que se reflete no último Plano Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos. Nós queremos ser o principal suporte nesse percurso em direção à modernização e, para isso, continuaremos trabalhando junto a todos os agentes e setores envolvidos na gestão de resíduos", conclui a Diretora Comercial da TOMRA Brasil.

Mais informações em http://www.tomrasorting.com/