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terça-feira, 30 de abril de 2013

Você é um Green Talent?

Participe do Concurso e aproveite a chance de visitar os principais centros de pesquisa em sustentabilidade na Alemanha

Nosso planeta enfrenta o rápido esgotamento dos recursos naturais, a crescente contaminação ambiental e grandes alterações na atmosfera terrestre. Como pioneira nas pesquisas em sustentabilidade, a Alemanha tem plena convicção na cooperação internacional para superar estes desafios globais. Buscamos em especial. a criatividade e a inovação de jovens cientistas.

Desta forma, o Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) está realizando a 5ª edição do aclamado “Green Talents – International Forum for High Potentials in Sustainable Development”. O concurso, apoiado pela Ministra Profª. Johanna Wanka, premia anualmente os 25 intelectos mais notáveis em todo o mundo. Vindos de diversas áreas de pesquisa, os vencedores serão premiados por suas soluções originais para um futuro mais sustentável.

Selecionados por um júri de alto nível de especialistas alemães, os “Green Talents” serão convidados para um fórum científico de duas semanas, numa viagem pela Alemanha durante o segundo semestre de 2013. Esta visita não garantirá apenas o acesso exclusivo a alguns dos principais centros de desenvolvimento sustentável do país, mas também dará a chance para que os participantes troquem ideias com colegas e cientistas seniores. Além disso, os premiados conhecerão especialistas de sua escolha e discutirão seus trabalhos com eles em reuniões individuais.

No ano seguinte ao fórum, os vencedores serão convidados a retornar à Alemanha para uma estadia de pesquisa adicional de até três meses em um instituto ou empresa de sua escolha.

Com vencedores de concursos anteriores de 30 diferentes países, o “Green Talents” constrói uma rede com jovens pesquisadores brilhantes, especialistas renomados e empresas de ponta sem precedentes.


Veja o video!
   

WORKSHOP - Estratégias de Marketing 3.0 e Sustentabilidade




WORKSHOP – Estratégias de Marketing 3.0 e Sustentabilidade

A proposta é colocar o marketing no centro da discussão sobre a sustentabilidade e demonstrar qual a conexão entre esses dois contextos que parecem afastados. O processo de marketing ocorre pelo atendimento às demandas do consumidor, todavia do novo consumidor que exige produtos sustentáveis e empresas que respeitam o meio ambiente e as práticas comerciais éticas. Esse é o desafio das lideranças nas empresas que buscam negócios sustentáveis. Reconhecer a importância dos temas da atualidade como estratégia corporativa e inovar o composto do marketing é promover a consciência sobre os métodos para atingir a sustentabilidade.

APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO VOCÊ PODERÁ ENTENDER:

• Qual o significado do marketing 3.0?

• Como o marketing se integra com a sustentabilidade?

• Como a inovação e a tecnologia podem contribuir?

• Como se estrutura o novo cenário de negócios e quais são os seus desafios?

• Como estruturar, operar e conduzir a eficácia da comunicação e do marketing por meio do triple botton line e valores sistêmicos?

Metodologia

Apoiada na exposição de conceitos, construção de definições, distribuição de papéis aliados à transmissão de experiências profissionais e à apresentação de casos práticos abrangendo métodos e técnicas pedagógicas diversificadas. A abordagem dos conteúdos programáticos são feitas de forma dialogada e participativa aliada a recursos audiovisuais e dinâmica de grupo.

Conteúdo:

• Alinhamento conceitual: responsabilidade social empresarial e sustentabilidade

• Cenário dos negócios sustentáveis

• Novos paradigmas da gestão e do relacionamento nas organizações

• Governança e ética empresarial: a importância do propósito

• Elementos do marketing verde e 3.0

• Mecanismos e regulação: comunicação da sustentabilidade

• Embalagens sustentáveis - Norma ABNT NBR 15448-1

• Planejamento de comunicação e marketing 3.0: incorporando às práticas de gestão

• Cases e dinâmica de grupo

Facilitadores:

Val Sátiro – Diretora executiva e fundadora do Seu Mundo Sustentável, educação, cultura e soluções, na sustentabilidade é educadora, consultora e ministra cursos, palestras e workshops em Gestão, Liderança e Planejamento em Sustentabilidade Corporativa, Marketing 3.0, Educação na Sustentabilidade, Empreendedorismo Sustentável, Marketing Digital e Redes Sociais (também como Inclusão Social e Digital) e Gestão de Eventos Sustentáveis. Atuou em empresas nacionais e multinacionais em cargos de Gestão nas áreas Comercial/ Vendas, Marketing Estratégico e Marketing de Relacionamento, Digital e Sustentabilidade. Membro do conselho deliberativo da Abraps. Mestranda em Antropologia – PUC, MBA Marketing – FGV, Extensão em Marketing de Relacionamento – FGV e Empreendedorismo Sustentável – Gaia Education.

Claudio Andrade – Coaching executivo para o tema da sustentabilidade e marketing verde. Professor na ESPM, PUC e Mackenzie. Mestre em Relações Públicas e Propaganda pela Universidade São Paulo. Extensão em Teorias da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e Responsabilidade Social Empresarial pelo Instituto Ethos. Credenciado GRI. Instrutor do UNIETHOS e Sócio-diretor da RELLATO Comunicação e Sustentabilidade. Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8136391527476844

Formato: Workshop – presencial

Duração: 08 horas – das 9 às 18 horas.

PÚBLICO-ALVO: O curso é direcionado a profissionais e alunos das áreas de Administração, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade Corporativa, Responsabilidade Social Empresarial, Recursos Humanos, Terceiro Setor, ou que buscam aprimorar sua capacitação para atuação para ações sócio-ambientalmente responsáveis.

*Investimento: R$ 550,00 – (parcelado em até 3 x sem juros no cartão de crédito, boleto bancário e outros meios) - 10 % desconto associados ABRAPS.

*incluso: coffee-break, certificado, apostila digital.

Data: 14/06/2013
Local: Espaço SEHR - Rua Batovi, 7 - Vila Mariana – São Paulo, SP
Três quadras metrô Estação Vila Mariana
Convênio com estacionamento - Endereço: Rua Bartolomeu Gusmão, 290.



Acesse aqui nossa Política e Regumento dos cursos

Outras informações envie-nos um e-mail: atendimento@seumundosustentavel.com.br


APOIO:

















Conheça também nossos serviços de Educação Corporativa



segunda-feira, 29 de abril de 2013

Selva! Amazônia confidencial

Um thriller de ação e aventura, com as facetas desconhecidas de países onde golpes financeiros são disfarçados com o sotaque da realeza, e uma Amazônia na qual ecologia e preservação são os valores que menos importam.

Esta é uma obra de ficção, mas qualquer semelhança com lugares, fatos ou pessoas conhecidas NÃO é mera coincidência. O autor de Selva! Amazônia Confidencial viveu boa parte das histórias presentes nas páginas deste seu primeiro livro; sua narrativa apenas altera identidades e as desloca no tempo e espaço.

J.C de Toledo Hungaro, então adolescente da classe média alta paulistana, fugiu de casa e começou a vida como garimpeiro, aos 14 anos. Intelectualizado, perspicaz, obstinado e petulante, em fins da década de 1960, aos 16 anos, já conquistara seu próprio empreendimento em plena Amazônia, negociando com os maiores compradores de ouro do Brasil nas grandes capitais. Hoje, ex-profissional do mercado financeiro e radicado no Uruguai, Toledo Hungaro trabalha como gestor de fortunas alheias. É um grande contador de histórias e, desde 1998, se dedica ao ofício da literatura.

Em Selva! Amazônia Confidencial (www.selvaolivro.com), ele revela tudo o que escutou e testemunhou entre florestas e cafés parisienses, vitórias-régias e pubs londrinos na pele do alter ego Fernando de Castro Aranjuez: um aventureiro machista e irresistível que transita em águas internacionais, se apaixona, honra amizades e, sobretudo, garimpa, defende e esconde suas maiores tesouros.

TRECHOS

“’Garimpar, encontrar a fortuna e não poder carregar’, ele pensou, o eterno trio de opções que atormentam o imaginário coletivo dos povos da floresta. Porque não encontrar ouro será sempre o menor dos problemas, uma vez que a fome, a frustração e a malária nem sempre matam imediatamente”.

“Ele ainda tinha a maior parte do dinheiro que recebera pelo ouro vendido, mas era uma reserva para a sua longa viagem programada a São Paulo, o verdadeiro oceano financeiro onde todos os rios de negócios deságuam. O destino final de todos os garimpos deste continente chamado Brasil”.

“Antes de fechar o cofre, viu rapidamente a sua cédula de identidade de aluno-oficial, algumas fotos antigas e um envelope grosso de papel encerado com três pequenos pedaços de ouro fundido, que ele mesmo queimara e armazenara para dias de necessidade ou para a aposentadoria. As pequenas porções agora pareciam ridículas, e ele sorriu com com estes pensamentos”.

Selva!AMAZÔNIA confidencial
Autor: J.C. de Toledo Hungaro
Editora: Jaguatirica Digital (www.jaguatiricadigital.com)
Páginas: 420 / Formato: 17x24
Livro impresso: R$ 59,90 Livro digital: R$ 39,90
Livro digital na Amazon (para kindle): R$ 19,90

O autor, nascido em São Paulo e criado no Rio de Janeiro, vive há décadas no Uruguai. É um grande leitor desde a infância e escreve livros técnicos sob encomenda há 35 anos. Dedica-se também à ficção, especialmente durante o frio intenso dos invernos austrais e rigorosos do extremo sul da América Latina.

Agência Valente engajada em iniciativa social

A Valente, agência de publicidade curitibana, continua apostando em iniciativas sociais em paralelo à parceria com o canal Serviços e Cidadania do Instituto GRPCOM. Desta vez, a agência abraçou uma iniciativa de valor, a instituição AprendizATO. Trata-se de uma rede de voluntários que promovem iniciativas de intervenções sociais e contribuem para o desenvolvimento humano a partir de diversas frentes.

Rafael Guiliano, mediador em diálogos de aprendizagem e empresário à frente da organização, trabalha em conjunto com mais 10 conselheiros - pessoas ligadas a diversas áreas que o ajudam a ter uma olhar estratégico para as ações desenvolvidas. Entre os conselheiros está Juliana Quadros, publicitária sócia-fundadora da Valente que ocupa o cargo de Diretora de Novos Negócios na agência.

A Valente, além de ajudar a propagar as ações, é também responsável pela criação da identidade visual da organização. “Emprestar nosso know-how para causas e ações sociais é a maneira que a Valente encontra de retribuir à sociedade por aquilo que recebe do mercado”, ressalta Juliana.

Uma das ações da AprendizATO é o diálogo de aprendizagem “Cartas de Valor”, criado com o objetivo de capacitar voluntários, por meio de um curso de autoconhecimento e de desenvolvimento de habilidades escritas, para transcreverem suas histórias de superação que serão lidas por jovens com idades entre 16 e 18 que moram em abrigos de Curitiba. Não se trata de um projeto social, segundo Rafael Giuliano, mas sim de “uma forma de incentivar pessoas a incentivar outras” já que, além de pensar em sua própria história, a pessoa precisa achar a melhor forma de transcrevê-la sabendo que outra pessoa a lerá e formará uma opinião sobre ela. Já quem lê, poderá se inspirar e iniciar um processo de transformação interna. Para saber mais sobre as ações desenvolvidas pela AprendizATO acesse aprendizato.com.br



quinta-feira, 25 de abril de 2013

Empresa paranaense recebe prêmio Nacional de Inovação 2013 da CNI

Tecverde Engenharia se destaca com a Rede iVERDE

Na última terça-feira (23) a Tecverde foi premiada pela CNI na edição 2013 do Prêmio Nacional de Inovação. A única empresa paranaense entre as 12 selecionadas em todo o país, a Tecverde Engenharia é referência em construção sustentável e ganhou na categoria Modelo de Negócio com a Rede iVERDE lançada ano passado em parceria com a empresa Roberto Ferreira, de Pelotas (RS).

A Rede iVERDE ganhou destaque no setor por ter a missão de tornar o Brasil referência em construção sustentável voltada para a baixa renda, tornando acessível uma moradia de qualidade a baixo custo e baixo impacto ambiental. Com expertise da Tecverde sendo pioneira no sistema Wood Frame no país e da Roberto Ferreira em empreendimentos de baixo custo foi possível desenvolver um sistema construtivo que atenda essa demanda social e o primeiro condomínio, chamado Haragano, já é realidade em Pelotas (RS).

“É um dos principais prêmios de inovação do país, pra nossa empresa que tem o foco na cultura da inovação, ser premiado por isso nos motiva a seguir a diante e nos recompensa pelas decisões tomadas. A gente espera que esse não seja o último, mas mais um que uma empresa que tem inovação em industrialização e sustentabilidade como principal valor na sua cultura espera receber”, comemora Lucas Maceno, diretor de produção da Tecverde Engenharia.

Lucas com João Arthur Mohr - Chefe de gabinete da FIEP

Representantes das empresas responsáveis pelas iniciativas escolhidas participarão de missão técnica internacional em país de referência em inovação e de cursos de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente.

O PRÊMIO – Iniciativa da CNI, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo, e apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, o Prêmio Nacional de Inovação homenageia as empresas que investem na inovação de produtos, processos e gestão.

Lucas com Robson Braga de Andrade - Presidente da CNI

OUTROS PRÊMIOS TECVERDE

- (2012) Prêmio Internacional Hermès de l’Innovation 2012, concedido com o apoio do Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas e do Clube de Paris de Diretores de Inovação.

- (2012) O “Escritório Verde”, projeto construído em Wood frame em parceria com a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), ganhou um prêmio da ONU por integrar educação e sustentabilidade.

- (2012) A Tecverde Engenharia foi selecionada como empresa Endeavor, em evento na Turquia.

- (2012) Projeto recebe menção honrosa no Prêmio Planeta Casa, na categoria projeto arquitetônico, com a "Casa Vila" projetada pela Arquea e construída pela Tecverde.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

EDIÇÃO 32 - Veículos Elétricos

Editorial: Veículo elétrico! Quando você terá um?

Esta edição trata de um tema que está ganhando espaço nas discussões sobre mobilidade urbana: os veículos elétricos. Ainda longe de ser realidade nas ruas do Brasil, mas “rodando” em alta velocidade para um futuro mercado promissor.

Tratando-se de mobilidade com veículos elétricos, logo imaginamos os tradicionais carros adaptados com uma tração elétrica. Esses veículos, em especial no mercado brasileiro, ainda dependem de alguns aspectos (entre eles legislação e postos de abastecimento/recarga) para que seja possível sair de uma concessionária guiado um carro que não faz barulho, não emite poluentes e com suavidade na aceleração. Apesar de alguns veículos já estarem em fase de testes ou a serviço, como os táxis em algumas cidades, ainda teremos que esperar um bom tempo para dirigir esse tipo de carro. Por enquanto, o que mais se aproxima desse mercado são os carros híbridos. Por outro lado, o mercado de veículos elétricos alternativos, como as e-bikes, os skates e as scooters, já é realidade e tem mostrado ser um mercado crescente. Apesar de algumas limitações relacionadas à infraestrutura das cidades, esses veículos têm caído no gosto dos consumidores, principalmente aqueles com perfil jovial, que desejam qualidade de vida, e que não exigem, necessariamente, um “veículo pesado” para seu deslocamento no cotidiano. São esses exemplos que serão destacados em nossa matéria de capa.

Esta edição também traz, como exemplo de produtos sustentáveis, novamente uma matéria sobre a Cativa Cosméticos, agora com destaque para a sua rede de franqueados que se espalhou pelo país. No espaço Responsabilidade Social Corporativa, destaca-se a atuação voluntária dos vice-presidentes do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) junto às empresas paranaenses. Como tratamos na matéria de capa sobre veículos elétricos, o conteúdo sobre desenvolvimento local traz os exemplos de empresários associados ao WTC (Word Trade Center) que atuam no mercado de energia. No espaço tecnologia e sustentabilidade, o destaque fica por conta da importância dos laboratórios na medição e aferição para processos produtivos eficientes e qualidade para o consumidor.

Boa leitura!

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Veja outros conteúdos dessa edição:

Matérias:
- Capa: Veículos elétricos: locomoção do futuro?
- Entrevista: Osório Trehttp://geracaosustentavel.com.br/assinar/ntini
- Visão Sustentável: Cativa Natureza - Expansão Orgânica
- Tecnologia e Sustentabilidade: Na medida da sustentabilidade (Paraná Metrologia)
- Responsabilidade Social Corporativa: Lideranças Sustentáveis (Cpce Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial)
- Desenvolvimento Local: Rede de crescimento (WTC)

Artigos:
- Artigo: Escassez ou abundânica? Eis a questão! (Jerônimo Mendes)
- Artigo: Voluntáriado: Desenvolvimento sustentável de pessoas e organizações (Rafael Giuliano)
- Artigo: Ultrapassando todos os limites (Clóvis Borges)
- Artigo: Reciclagem de vidro - Um mercado a descoberto (Hugo Weber Jr)

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sexta-feira, 19 de abril de 2013

Abertas as inscrições para o Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica 2013


Inscrições vão até 3 de maio e devem ser feitas pelo site www.premioreportagem.org.br

Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica 2013, iniciativa da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, uma parceria entre a Conservação Internacional e a Fundação SOS Mata Atlântica. Esta é a 12ª edição do Prêmio que tem o objetivo de promover o jornalismo ambiental no Brasil, fomentar a produção de reportagens sobre o bioma Mata Atlântica e reconhecer a excelência profissional de jornalistas que cobrem temas ambientais. A iniciativa tem o patrocínio do Bradesco Capitalização.

Podem se inscrever jornalistas brasileiros, residentes no país, atuantes na imprensa escrita e televisiva nacional. Necessariamente, a matéria inscrita deverá ter sido publicada ou veiculada no período de 1°de abril de 2012 a 31 de março de 2013.

Os jornalistas podem submeter reportagens sobre uma grande variedade de assuntos ligados ao bioma, como: Rio+20 e a Mata Atlântica; Código Florestal e a Mata Atlântica; economia verde; crimes ambientais e denúncias; ecoturismo; Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); restauração florestal e ambiente urbano, entre outros.

As inscrições devem ser realizadas até 3 de maio, pelo portal do Prêmio –www.premioreportagem.org.br – totalmente reformulado para esta edição. “Neste ano, o processo de inscrição será feito em uma nova plataforma que permitirá maior praticidade. Em poucos passos, o jornalista concluirá sua inscrição, podendo fazer o processo todo pela internet, inclusive o envio da matéria”, explica Marcele Bastos, coordenadora de comunicação da Conservação Internacional e da iniciativa.

Outra novidade deste ano é que agora os jornalistas podem inscrever séries. “Se a série foi exibida ou publicada em cinco dias, por exemplo, o jornalista poderá enviar as cinco reportagens em um só arquivo, na mesma inscrição”, esclarece Afra Balazina, diretora de Comunicação da Fundação SOS Mata Atlântica.

Prêmios

São três as categorias do Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica neste ano: Jornal Impresso, Revista e Televisão.

Nas duas primeiras categorias os textos devem ter, no mínimo, 300 palavras, e ter sido publicados em jornais ou revistas impressas do país.

Para a categoria Televisão, as reportagens devem ter sido exibidas no contexto de programas jornalísticos, documentários ou de variedades, transmitidos pela televisão aberta ou por assinatura, operando em território nacional.

Para os vencedores de cada categoria serão oferecidos os seguintes prêmios: primeiro lugar – R$ 10.000,00; segundo lugar – R$ 5.000,00 e terceiro lugar – R$ 2.500,00. Além do prêmio em dinheiro todas as colocações receberão um certificado.

Confira o regulamento completo em www.premioreportagem.org.br.

Sobre a Aliança para a Conservação da Mata Atlântica

Parceria entre a Conservação Internacional (CI-Brasil) e a Fundação SOS Mata Atlântica, a Aliança para a Conservação da Mata Atlântica foi criada em 1999 para ampliar a escala de atuação das duas organizações, a partir de uma estratégia comum, em favor da conservação da Mata Atlântica. Com a proposta de diminuir o processo de destruição de um dos biomas mais ameaçados do planeta, a união entre as instituições está fundamentada em duas linhas estratégicas: Áreas Protegidas e Comunicação para Conservação. Dentre os principais projetos conduzidos pela Aliança estão o Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica, o Programa de Apoio às Unidades de Conservação Públicas e o Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Mata Atlântica. Mais informações em www.aliancamataatlantica.org.br .

Sobre a Conservação Internacional

A Conservação Internacional (CI) é uma organização privada, sem fins lucrativos, fundada em 1987 com o objetivo de promover o bem-estar humano fortalecendo a sociedade no cuidado responsável e sustentável para com a natureza – nossa biodiversidade global – amparada em uma base sólida de ciência, parcerias e experiências de campo. Como uma organização não governamental (ONG) global, a CI atua em mais de 40 países, distribuídos por quatro continentes. Em 1988, iniciou seus primeiros projetos no Brasil e, em 1990, se estabeleceu como uma ONG nacional. Possui escritórios em Belo Horizonte-MG, Belém-PA, Brasília-DF e Rio de Janeiro-RJ, além de uma unidade avançada em Caravelas-BA.

twitter.com/cibrasil
youtube.com/cibrasil
facebook.com/pages/Conserva%C3%A7%C3%A3o-Internacional-CI-Brasil/231538486861792

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas.

twitter.com/sosma
youtube.com/sosmata
facebook.com/SOSMataAtlantica


ACESSO GRATUÍTO EDIÇÃO 31 - VERSÃO DIGITAL

Conteúdos desta edição:

Matérias:
- Capa: 2013: O ano da Logística Reversa
- Entrevista: Marina Silva
- Visão Sustentável: Cativa Natureza – beleza de forma sustentável
- Tecnologia e Sustentabilidade: Parana Metrologia – Da teoria para a prática
- Responsabilidade Social Corporativa: (Cpce Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) Realização de 2012 e Projetos 2013
- Desenvolvimento Local: A sustentabilidade como inspiração (WTC)

Artigos:
- Artigo: O “Pibão” da Presidenta Dilma (Jerônimo Mendes)
- Artigo: O Marketing e o ciclo de vida sustentável de produto (Hugo Weber Jr)
- Artigo: Turismo Sustentável – Have you heard about it? (Rosimery de Fátima Oliveira)



quarta-feira, 17 de abril de 2013

SESI PR: Oficina para Elaboração de Projetos

Temas Relevantes para Indústrias e Sindicatos:

Oficina para Elaboração de Projetos

O Núcleo de Indústrias e Sindicatos (NIS) do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial de Curitiba (CPCE) promove no dia 25 de abril o segundo encontro dos Temas Relevantes para Indústrias e Sindicatos – Oficina para Elaboração de Projetos. O evento busca capacitar os profissionais que trabalham na área a fim de desenvolverem projetos de responsabilidade socioambiental corporativa.

Data: 25 de abril
Horário: Das 08h às 12h
Local: Sistema FIEP – Auditório II - Rua Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico. Curitiba.
Público Alvo: Gestores de projetos socioambientais das indústrias e sindicatos.

Palestrante: Ricardo Falcão
Formado em economia, consultor na área de elaboração, gerenciamento e avaliação de projetos, planejamento estratégico, captação de recursos, foi 11 anos financiador para agências internacionais. Seis anos de trabalho voluntário e 35 anos de experiência profissional, sendo 25 destes dedicados ao gerenciamento, elaboração, avaliação de projetos, sua captação de recursos e financiamento na iniciativa privada.

Inscreva-se: http://www.fiepr.org.br/cpce/News18479content210555.shtml

REDE MABU COMEMORA CERTIFICAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE


Crédito foto: Arthur Manson

O diretor adjunto de certificação da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira (à direita), entrega a placa de certificação para o gerente-geral do Mabu Parque Resort, Márcio Mora (à esquerda) e para o presidente do conselho do Grupo Mabu, Alberto Abujamra.

No dia 11/04 (quinta-feira) aconteceu no Mabu Royal & Premium Hotel a certificação em sustentabilidade do Mabu Thermas & Resort, hotel localizado em Foz do Iguaçu. O empreendimento é o primeiro resort brasileiro a ser certificado pela ABNT na norma NBR 15401, que avalia as áreas ambiental, econômica e sociocultural. A placa de certificação foi entregue ontem pelo diretor adjunto de certificação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Antonio Carlos Barros de Oliveira, para o presidente do conselho do Grupo Mabu, Alberto Abujamra, e para o gerente-geral do Mabu Parque Resort, Márcio Mora, que participou de todo o projeto de sustentabilidade. Estiveram no evento os proprietários da Rede Mabu, além de jornalistas e convidados.

O reconhecimento conquistado pelo Mabu Thermas & Resort comprova que o hotel está em conformidade com as questões sustentáveis, ou seja, que atua de forma a minimizar os impactos resultantes da sua atividade econômica. Para o diretor executivo da Rede Mabu, Wellington Estruquel, a certificação concretiza e demonstra que a empresa se preocupa na prática com o meio ambiente e busca ações que possam contribuir para a preservação. “Visamos à melhoria dos resultados, aperfeiçoando continuamente os processos e serviços e respeitando o ecossistema natural. Desta forma, conseguimos atender as expectativas de clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores, além da comunidade”, explica Estruquel.

Para conquistar a certificação o Mabu Thermas & Resort investiu em ações segmentadas que contemplam todas as áreas do hotel, incluindo recepção, lazer, centro de eventos, lavanderia, serviço de limpeza, cozinha, instalações elétricas e compras, entre outras. Uma característica de todos os projetos desenvolvidos é a preocupação em promover o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, buscando a melhoria contínua das condições de trabalho, saúde, segurança e qualidade de vida.

Fonte Mcomm Comunicação Dirigida

sexta-feira, 12 de abril de 2013

10º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética e ExpoEficiência consolida-se como mais importante evento do setor


COBEE reúne consumidores empresariais, provedores de soluções, agentes públicos e pesquisadores nos dias 2 e 3 de julho em São Paulo

O Congresso Brasileiro de Eficiência Energética e ExpoEficiência (COBEE) chega à sua 10ª edição consolidado como o mais importante evento do setor. Promovido anualmente pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), o congresso deste ano coincide com um momento em que os temas eficiência energética e usos sustentáveis de recursos naturais se encontram no centro das discussões governamentais, pois, cada vez mais, são percebidos como um mercado de amplas oportunidades.

Apenas para se ter uma ideia, no setor de energia elétrica o potencial de economia é de cerca de 10% do consumo nacional, o que representa um valor estimado em R$ 10 bilhões por ano. O número está em linha com a meta de planejamento definida pelo Ministério de Minas e Energia (MME)1, e o índice de conservação de energia2 pode atingir a marca de 42% na indústria, 37% no setor residencial e 22% no setor de comércio e serviços. Para atender a essa demanda algumas linhas de apoio têm surgido no mercado, como o cartão BNDES para financiamento de estudos das ESCOs - Empresas de Serviços de Conservação de Energia.

1 Plano Nacional de Eficiência Energética do MME (PNEf-2030)

2 Plano Nacional de Energia do MME (PNE-2030)

Principal espaço de debates sobre eficiência energética no país, durante o COBEE 2013 os participantes terão oportunidade de conhecer os mais atuais e importantes temas relacionados ao assunto em diferentes esferas como planejamento, sustentabilidade e incentivos, bem como sobre projetos de eficiência energética em sistemas elétricos, térmicos e utilidades, entre outros.

Como nos anos anteriores, nesta edição as palestras serão apresentadas por representantes de ministérios e outros órgãos do governo, além de profissionais de empresas nacionais e internacionais que atuam no setor. No primeiro dia haverá palestra magna com o tema “Brasil sustentável”, ministrada pelo jornalista André Trigueiro, profissional renomado no tema que atua na Rede Globo de Televisão como repórter do Jornal Nacional, colunista do Jornal da Globo, onde apresenta o quadro “Sustentável”, sendo ainda editor-chefe do Programa Cidades e Soluções, da Globo News.

O objetivo do COBEE 2013 é a ampliação dos debates sobre as oportunidades existentes no PNEf e o desenvolvimento de ações rumo a concretização dos objetivos propostos para os vários segmentos envolvidos. Outro assunto em debate será a implantação da ISO 50.001 em organizações e os reflexos positivos nas cadeias produtivas. Além disso, serão abordados os potenciais e competitividade da cogeração, a eficiência em processos industriais (térmicos e elétricos), a viabilidade de novas fontes de energia e tecnologias em sistemas de iluminação e de controle de cargas, a eficiência no uso e reúso da água em programas de eficiência e construções sustentáveis.

Paralelamente ao COBEE, ocorre a ExpoEficiência, uma feira na qual são apresentados os mais novos equipamentos, tecnologias, produtos e serviços voltados à eficiência energética, que nesta edição reúne mais de 50 expositores.

10º COBEE – Congresso Brasileiro de Eficiência Energética
Data: 2 e 3 de julho de 2013, das 9h às 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo – SP
Endereço: Rua Frei Caneca, 569

Sobre a ABESCO

Fundada em 1997, a ABESCO é uma entidade civil, sem fins lucrativos que representa oficialmente o segmento de eficiência energética brasileiro, fomentando e promovendo ações e projetos para o crescimento do mercado energético. A entidade atua para disseminar e promover a eficiência energética, uma atividade técnico-econômica que objetiva proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custos operacionais correlatos, minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico de empresas ou empreendimentos.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Empresários, é hora de agir!

A palavra de ordem do século XXI precisa que resgatemos seu sentido original. Tão apregoado nos últimos tempos, o termo sustentabilidade parece banalizado. A grande distância entre o discurso e a prática mascara a real amplitude do “desenvolvimento sustentável”, que é bem mais concreta do que o jargão vazio do mero discurso verde. Afinal, o uso legítimo da palavra sustentabilidade deve refletir efetivas ações que promovam o equilíbrio entre as esferas social, econômica e ambiental.

Publicado em 2012 pelo Núcleo Petrobras de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, o “Relatório: Estágio da Sustentabilidade das Empresas Brasileiras” evidenciou a dissociação entre a percepção e compreensão da sustentabilidade e sua gestão dentro das empresas. A pesquisa sinaliza que 67% das empresas brasileiras não possuem procedimentos sustentáveis inseridos na cultura empresarial - apesar de terem uma boa percepção do termo!

Foram validados 172 questionários, respondidos principalmente por grandes empresas, com mais de 250 funcionários. O relatório baseia a análise em uma classificação de cinco estágios da sustentabilidade empresarial. O primeiro é o mais elementar, quando a sustentabilidade é desenvolvida em ações esporádicas, sem programas elaborados.

O segundo estágio, chamado de “engajado”, reflete a situação de lideranças que levam em consideração aspectos da sustentabilidade, porém com comunicação limitada com stakeholders. Esse é o estágio em que se encontra a maioria das empresas brasileiras, de acordo com o relatório.

O terceiro estágio é “inovador”, já com uma visão mais ampla de sustentabilidade, quando há alto nível de aprendizagem e inovação, porém falta alinhamento dos processos de sustentabilidade e as estratégias empresariais.

O quarto estágio atinge o nível “integrado”, quando a liderança inclui os processos de sustentabilidade na visão central da empresa e utiliza indicadores para o monitoramento. O estágio mais avançado é o “transformador”, quando há uma visão inclusiva de sustentabilidade, articulada com os demais sistemas e processos da empresa, e, além disso, há o estabelecimento de parcerias com stakholders, como ONGs.

Assim, é justamente na gestão empresarial que se encontram os ingredientes primordiais para diminuir o abismo entre a prática e o discurso, além de operar como estratégia central dos negócios, alinhar a sustentabilidade às demais áreas.

A dissociação da sustentabilidade aos outros setores decorre, principalmente, da falta de mobilização das lideranças, que não enxergam o potencial da área. Investir em sustentabilidade é contribuir com a rentabilidade dos negócios, com o incentivo à inovação e à formação de parcerias. Empresas que priorizam o meio ambiente agradam o consumidor por transmitir credibilidade, além de cooperar com a preservação ambiental.

Apesar das vantagens de investir em sustentabilidade, 67% das empresas entrevistadas associam a formação de parcerias aos benefícios financeiros das oportunidades de inovação. Apenas 48% admite ser incapaz de resolver tudo sozinho, o que leva às parcerias. Do mesmo modo, a intenção de mais de 90% das empresas quando investem em questões ambientais é o reconhecimento social.

Fica claro, portanto, que reputação e imagem são visadas pela gestão empresarial, mesmo que não correspondam à realidade. Nesse antagonismo, o que não pode mais perdurar é o não cumprimento da legislação ambiental e a inércia na tomada de ações efetivas em prol da sustentabilidade.




AKZONOBEL INAUGURA ILHA QUÍMICA EM TRÊS LAGOAS (MS)

Multinacional holandesa apresenta sua mais recente planta, alicerçada no modelo de ilha química, em parceria com a Eldorado Brasil para a maior produção de celulose em linha única do mundo

 A unidade Pulp and Performance Chemicals da AkzoNobel inaugurou em março o site localizado na cidade de Três Lagoas (MS) para o fornecimento direto de clorato de sódio para a Eldorado Brasil, a maior e mais moderna fábrica de produção de celulose em linha única do mundo. Dentro do modelo sustentável de ilha química – quando o site da companhia é instalado dentro da planta do cliente, a AkzoNobel anuncia a concretização do investimento de 90 milhões de euros – o maior já feito pela multinacional na América Latina.

Para Jaap de Jong, diretor da AkzoNobel para o Brasil e América Latina, este é mais um marco para a companhia, que tem no Brasil seu 4º maior mercado: “a inauguração de Três Lagoas dá início a uma série de anúncios que faremos em 2013 e é mais um importante passo para alcançarmos nossas metas de expansão no País”, exalta o diretor.

O acordo de longo prazo entre AkzoNobel e Eldorado comprova a eficácia e os benefícios que esse modelo confere a cliente e fornecedor, bem como a intenção de ambas em participar do crescimento e desenvolvimento da indústria de papel e celulose no Brasil.

José Carlos Grubisich, CEO da Eldorado Brasil Celulose comenta: "Estamos satisfeitos por trabalhar com a AkzoNobel e estamos ansiosos para continuar a desenvolver a nossa parceria estratégica. Tenho certeza de que a nossa cooperação será mutuamente benéfica", completa o executivo.

E o presidente da AkzoNobel Pulp and Performance Chemicals Brasil, Antonio Carlos Francisco acrescenta: “Este acordo demonstra o valor que os nossos clientes dão ao conceito de ilha química, que nos permite participar do fomento à economia local, por meio da geração de empregos e atuação em projetos sociais”.

Segundo Ruud Joosten, diretor global da AkzoNobel Pulp and Performance Chemicals, a nova fábrica emprega 60 pessoas e irá desempenhar um papel importante na garantia de uma oferta de celulose de eucalipto sustentável para o mercado global.

O site produzirá clorato de sódio em escala mundial para atender às demandas da Eldorado, o que contempla o fornecimento, armazenamento e manipulação de todos os químicos para a produção de 1,5 milhão de tonelada de celulose por ano da fábrica nova. A ilha ainda tem capacidade para abastecimento de duas expansões previstas pela Eldorado, que até 2021 produzirá cerca de 5 milhões de toneladas de celulose por ano.

A AkzoNobel conta com operações sedimentadas no mercado brasileiro, onde a empresa já opera o conceito de ilha química em diversos sites de celulose, com produção ativa em Jacareí (SP), Eunápolis (BA), Três Lagoas (MS), Rio de Janeiro e Jundiaí (SP).

Convite Especial da Unilehu - 1ª Feijoada do Bem

terça-feira, 2 de abril de 2013

‘Eddy do Lixo ao Luxo’ estreia no Festival de Curitiba



Nos dias 3, 4, 5 e 7, o Memorial de Curitiba receberá a peça ‘Eddy do Lixo ao Luxo’, que tem os atores paranaenses Edson Eddel e Maite Schneider como protagonistas.

A comédia conta a vida de um jovem filho de mãe rica. Eddy, sempre viveu à custa da mãe e inventando coisas para ocupar seu tempo, não visando ganhar dinheiro. A mãe o sustentava, mas não era presente. Com o passar do tempo o rapaz descobre o seu verdadeiro interesse e talento e começa criar trajes usando como matéria prima aquilo que era desperdiçado na mansão e considerado lixo.

Os figurinos foram criados com materiais recicláveis para mostrar que a moda também é manifestação artística e, independe do material utilizado, o resultado final é o mesmo. “A moda é arte na medida em que supera o comum. É uma manifestação com linguagem própria que comunica emoções e pode criar valores, assim como a pintura, o teatro ou a música”, comenta Eddel.

Além de apresentar a moda como arte, Eddel também quer mostrar que o vestuário é um importante elemento social e cultural onde a sociedade se expressa e comunica. “Quero chamar a atenção da sociedade para a reciclagem. Hoje o luxo está na preservação do meio ambiente”, conta.

Papel, lacre de latas, jornal e plástico são os materiais usados na composição dos vestidos.

Elenco:
Edson Eddel
Kauane Pyl
Sérgio Colaço
Allyson Araujo
Maite Schneider
Maria da Graça Oliveira

Texto:
Edson Eddel

Serviço:
O quê: Eddy do Lixo ao Luxo – Festival de Teatro de Curitiba
Onde: Memorial de Curitiba – Sala Londrina
Rua Doutor Claudino dos Santos s/n°, São Francisco
Quando: 03/04 às 18h, 04/04 às 14h, 05/04 às 18h e 07/04 às 14h
Quanto: R$20,00 inteira e R$10,00 meia.